Meu primeiro amor
4 Nevertheless, I have somewhat against thee, because thou hast left thy first love.
Este devocional fala sobre uma história de amor, mas também sobre o zelo excessivo que levou a Igreja de Éfeso a abandonar o primeiro amor. A igreja era intensa em suas obras, mas acabou negligenciando o amor verdadeiro, aquele mesmo amor que Paulo descreveu em sua carta aos efésios (Efésios 5:2).
Nessa carta, escrita enquanto estava preso em Roma, Paulo destacou a importância da unidade no Corpo de Cristo (Efésios 4:1-13). Ele ensinou que o “primeiro amor” deveria nos conduzir à semelhança com Cristo, formando um único corpo espiritual, apesar da diversidade de dons, talentos e ministérios. Tudo fazia parte de um só organismo: o Corpo de Cristo.
A Igreja de Éfeso começou bem e tornou-se um exemplo de unidade. Porém, com o passar do tempo, transformou-se apenas em um grupo religioso, perdendo a essência do amor e, consequentemente, da unidade. Seu zelo exagerado fez com que desistisse dos irmãos que estavam se afastando, em vez de lutar por eles. Não havia garantia de que todos se arrependeriam, mas era necessário ao menos tentar resgatá-los.
É importante lembrar que o amor não deve ser usado como desculpa para tolerar o erro. Deus é amor, mas também é justo e corrige aqueles a quem ama (Naum 1:2-3). Ele rejeita o pecado, mas sempre busca a restauração e o arrependimento, como vemos na parábola do filho pródigo e na história da ovelha perdida. Deus nunca nos trata como peças descartáveis (Isaías 43:4).
O primeiro amor é puro e genuíno. Quem ama dessa forma está disposto a abrir mão da própria vontade, da própria liberdade e do próprio ego para que os outros cresçam juntos e se tornem um só em Cristo. Esse amor nos aproxima de Deus, nos torna mais semelhantes a Cristo e nos enche do Espírito Santo. Quando amamos assim, deixamos de focar em nós mesmos e passamos a olhar para os outros, prontos para lutar por eles, para que ninguém se perca (1 Pedro 1:22).
Nem todos estão prontos para viver esse amor. Mas, se você abrir o coração para que o amor de Deus encha a sua vida e transborde sobre todos, mesmo que não receba amor em troca, você amará com tanta intensidade que o amor de Cristo se revelará no amor que você demonstrar.
Deus lhe abençoe!
“Deixai que o amor encha o vosso coração, e isso é suficiente!” (John Wesley)
Ore: Deus, ajuda-nos a voltar ao primeiro amor. Amém.