Rejeite a iniquidade!
3 But sexual immorality, and all uncleanness or covetousness, let it not even be mentioned among you, as becomes saints; 4 nor filthiness, nor foolish talking, nor jesting, which are not appropriate, but rather giving of thanks.
O cristianismo é uma proposta de fé baseada na comunhão com Deus, no amor ao próximo e em uma vida moral elevada. Um dos mais importantes ativos visíveis da propagação da fé cristã é o bom testemunho, isto é, o comportamento livre de motivos que justifiquem o vilipêndio ao nome de Cristo Jesus. Somos chamados por Deus para viver segundo seus princípios de santidade e pureza; isso nos impõe a rejeição de práticas e costumes que nos tornem semelhantes aos que praticam o mal (Romanos 12:9).
Nesse contexto, o cristão é instado a rejeitar toda forma de iniquidade. Os males advindos da vida iníqua não devem sequer ser cogitados entre os que servem a Deus! O comportamento dos cristãos deve refletir, tanto quanto lhes seja possível, o comportamento do próprio Cristo Jesus (Filipenses 2:5).
O cristão deve rejeitar toda forma de imoralidade sexual; deve se opor a toda impureza; e deve repudiar a avareza. Da mesma forma, precisa guardar-se de falar palavras torpes e evitar comportamentos que levem à parvoíce. Embora não seja proibido ao cristão ser alegre e descontraído, ele deve evitar as chocarrices, isto é, práticas jocosas e imorais que não convêm. A boca do cristão foi-lhe dada por Deus para louvá-lo, adorá-lo e oferecer ações de graças (Mateus 5:48).
Servimos ao único Deus verdadeiro. Ele é plenamente santo e totalmente puro, não aceita a iniquidade e se separa do pecado. Se o servimos, devemos viver de maneira agradável a Ele. E se, em nossa trajetória, por alguma infelicidade, viermos a desagradá-lo cometendo pecado, devemos recorrer ao recurso que Ele mesmo providenciou para a restituição de nossa santidade e pureza: “Estas coisas vos escrevo para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o Justo” (1 João 2:1).
Deus lhe abençoe!
“A santificação é o detergente espiritual que mantém limpa a moral cristã.” (Aureliano Jr.)
ORE: Deus santo e puro, ensina-nos a vigiar para que nos mantenhamos santos, puros e limpos diante de Ti e dos homens! Amém.
Fuja do engano!
Cristãos devem evitar vidas de devassidão e materialismo, refutando as tentações do mundo para viver em santidade e verdade.
Imitadores de Deus
1 Be therefore imitators of God, as beloved children. 2 Walk in love, even as Christ also loved us and gave himself up for us, an offering and a sacrifice to God for a sweet-smelling fragrance.
Paulo foi um ensinador diferenciado, que sabia, pela unção do Espírito Santo, aproveitar os recursos da mensagem para produzir edificação nos seus destinatários. Em certa ocasião, ele conclamou os coríntios a imitá-lo, pois ele era imitador de Cristo Jesus (1 Coríntios 11:1). Aos efésios, a recomendação foi que eles deveriam ser imitadores de Deus (Efésios 5:1). E aos tessalonicenses, ele fez uma reflexão que lembra as duas recomendações anteriores, dizendo que eles foram feitos imitadores de Deus e dos apóstolos (1 Tessalonicenses 1:6).
Inspiradas por Deus, essas três recomendações chegaram até nós para que possamos compará-las, associá-las e aplicá-las à nossa vida, para a nossa edificação. Juntas e devidamente contextualizadas, elas nos revelam a maravilhosa integração que existe entre Deus e os Seus servos, de tal maneira que, se um dos Seus filhos chega, pelo Espírito Santo, ao patamar de fazer a vontade divina, pode ser usado como padrão de comportamento e testemunho para os demais (Tito 2:7).
No caso específico de Paulo, ele chega a utilizar a expressão: “eu recebi do Senhor o que também vos entreguei”, ao ensinar sobre a comunhão dos cristãos em torno da mesa do Senhor, o que hoje chamamos de Ceia do Senhor ou Eucaristia (1 Coríntios 11:23). Isso deixa claro que aquilo que hoje praticamos como princípios de fé, baseados nas Escrituras Sagradas, não é mero fruto da opinião dos patriarcas, profetas ou apóstolos. É, de fato, a repetição da vontade soberana de Deus, transmitida a nós pela perpetuação das Escrituras, tanto no Antigo quanto no Novo Testamento (Josué 1:8).
Quão inspiradora é a notícia de que podemos, de fato, imitar a Cristo Jesus! Quão estimulante é saber que, se obedecermos aos preceitos revelados no Livro Sagrado, nos tornamos imitadores de Deus!
Deus lhe abençoe!
“Se temos que imitar alguém, imitemos a Deus, em quem não há sombra nem variação.” (Anônimo)
ORE: Deus Poderoso, mostra-nos a Tua vontade para que, em tudo, Te imitemos! Amém.
Um novo estilo de vida
25 Therefore, putting away falsehood, speak truth each one with his neighbor, for we are members of one another. 26 "Be angry, and don’t sin." Don’t let the sun go down on your wrath, 27 and don’t give place to the devil. 28 Let him who stole steal no more; but rather let him labor, producing with his hands something that is good, that he may have something to give to him who has need. 29 Let no corrupt speech proceed out of your mouth, but only what is good for building others up as the need may be, that it may give grace to those who hear. 30 Don’t grieve the Holy Spirit of God, in whom you were sealed for the day of redemption. 31 Let all bitterness, wrath, anger, outcry, and slander be put away from you, with all malice. 32 And be kind to one another, tender hearted, forgiving each other, just as God also in Christ forgave you.
Há uma belíssima canção cristã antiga que sintetiza bem o milagre que Deus faz na vida de quem recebe Cristo Jesus: “Que mudança em mim fez o meu bom Jesus, vindo ele ao meu coração: deu-me paz divinal; deu-me gozo e luz, entrando no meu coração!”. Esse é o resumo de uma vida completamente modificada pela ação de convencimento que o Espírito Santo opera: tornamo-nos de fato novas criaturas (2 Coríntios 5:17)!
Ora, uma nova criatura deve ter novos hábitos que sejam afeitos à sua nova natureza. E se a nova natureza dessa nova criatura é espiritual, e não carnal, se torna exigível para ela o abandono das práticas carnais pecaminosas (Isaías 55:7).
Se antes mentíamos, hoje falamos a verdade; se antes odiávamos, hoje, mesmo que nos iramos, não podemos pecar. Se antes éramos dominados pelo mal, hoje não podemos dar lugar ao diabo. Se furtávamos, não podemos furtar mais; se éramos profanos com palavras, hoje devemos falar o que edifica. Se antes irávamos a Deus, hoje não devemos entristecê-lo. Além disso, devemos abandonar a amargura, a ira, a cólera, o comportamento violento, a blasfêmia e a malícia (1 Coríntios 10:31).
Devemos agora ser inclinados ao bem, à misericórdia, e ao perdão. Esse é o novo estilo de vida, que Deus exige de nós, para que em tudo nos pareçamos com Cristo Jesus!
Deus lhe abençoe!
"Não é possível ter uma nova vida praticando as mesmas coisas da velha vida" (Anônimo).
ORE: Oh Deus, confirma em nós a nova vida em Cristo Jesus! Amém.
O que é um Devocional Diário?
Um Devocional Diário é um momento especial dedicado à comunhão com Deus. É uma parte do seu dia-a-dia que você investe para ter novas e surpreendentes descobertas e seguir um caminho de desenvolvimento espiritual.
O Devocional envolve a leitura de um versículo da Bíblia, uma meditação sobre o texto em questão, reflexão sobre os ensinamentos e uma oração final.
Como fazer o seu Devocional Diário?
Listamos abaixo 5 dicas para você aproveitar da melhor maneira a leitura bíblica e a meditação diária:
- Reserve um momento do dia e um local especial para isso: Escolha um horário e um lugar tranquilos para evitar distrações e focar no seu tempo com Deus. Faz diferença.
- Leia o versículo ou trecho bíblico com foco e atenção: Comprometa-se com a leitura diária da Palavra de Deus, prestando atenção aos detalhes e significados.
- Leia a meditação diária: Reflita sobre os comentários trazidos pelo Devocional e desenvolva o seu próprio entendimento do propósito de Deus para a sua vida com aquela mensagem.
- Extrapole os pensamentos e aja! A aplicação prática do que você descobriu torna o processo ainda mais engrandecedor e gera um maravilhoso sentimento de realização.
- Divida o seu aprendizado com os outros: compartilhe com pessoas próximas e com quem você gosta o que o Senhor tem lhe presenteado através dos Devocionais.
Importância do compromisso com a Palavra de Deus
Um Devocional Diário é uma prática valiosa que pode transformar sua vida espiritual. Ao seguir essas dicas e manter um compromisso diário com a leitura e reflexão bíblica, você fortalecerá sua fé e se aproximará mais de Deus.
Mas lembre-se de que estar engajado com a Palavra de Deus é essencial para o crescimento espiritual e para desenvolver uma relação mais próxima com Ele.