Publicidade

Deuteronômio


Explore os capítulos do livro de Deuteronômio e mergulhe nas palavras inspiradas que moldaram a fé e a história do povo de Deus.

Capítulos

Quinto livro da Bíblia, no livro de Deuteronômio acompanhamos os discursos de Moisés aos israelitas nas planícies de Moabe, antes de entrarem na Terra Prometida, lembrando-os das leis e do poder de Deus.

O livro pode ser dividido em três sermões de Moisés ao povo: o primeiro lembra aos israelitas dos 40 anos de caminhada pelo deserto e o que percorreram até chegarem à Terra Prometida; o segundo, lembra ao povo da importância das leis ditas por Deus no Monte Sinai e o terceiro, uma lembrança das benções que Deus proporciona diante da obediência do povo. Moisés lembra a todos da santidade de Deus, de Sua fidelidade com o povo e das bençãos e advertências que Ele pode proporcionar.

Ao longo dos 34 capítulos, podemos acompanhar também a criação do Código Deuteronômico, conjunto de leis direcionadas aos israelitas, que continha regulamentos sociais, o modo como o povo deveria comportar-se em Canaã e a nomeação de líderes comunitários.

Devido a uma desobediência, Moisés é proibido de entrar na Terra Prometida, mas o Senhor o acompanha até o Monte Nebo para lhe mostrar o lugar que ocupariam. Ainda no Monte, e na presença de Deus, o profeta morre. Josué é escolhido como o sucessor de Moisés.

Portanto, no livro de Deuteronômio entendemos, através dos discursos de Moisés, a importância da obediência a Deus e de Suas leis, das bençãos e advertências que Ele pode conceder.

Caminhe pela Palavra

Cada capítulo é uma nova oportunidade de ouvir Deus falar com você. Que esta leitura fortaleça sua fé e traga paz ao seu coração.

Publicidade