A sabedoria e a tolice

1 A boa fama é melhor

do que um bom perfume,

e o dia da morte é melhor

do que o dia do nascimento.

2 Melhor é ir à casa onde há luto

do que ir à casa onde há banquete,

pois naquela se vê o fim

de todas as pessoas;

e que os vivos o tomem

em consideração.

3 Melhor é a mágoa do que o riso,

porque com a tristeza do rosto

se melhora o coração.

4 O coração dos sábios

está na casa do luto,

mas o dos insensatos,

na casa da alegria.

5 Melhor é ouvir

a repreensão do sábio

do que ouvir a canção dos tolos.

6 Pois, como o crepitar dos espinhos

debaixo de uma panela,

assim é a risada dos tolos.

Também isto é vaidade.

7 Certamente a opressão

faz do sábio um tolo,

e o suborno corrompe o coração.

8 Melhor é o fim das coisas

do que o seu princípio;

a paciência é melhor

do que a arrogância.

9 Não se apresse em ficar irado,

porque a ira se abriga

no íntimo dos tolos.

10 Nunca pergunte: "Por que

os dias passados foram

melhores que os de agora?"

Pois não é sábio fazer essa pergunta.

11 Boa é a sabedoria,

havendo herança;

ela é proveitosa

para os que veem o sol.

12 A sabedoria protege,

do mesmo modo que o dinheiro;

mas a vantagem da sabedoria

é que ela dá vida

a quem a possui.

13 Observe as obras de Deus,

pois quem poderá endireitar

o que ele fez torto?

14 No dia da prosperidade, seja feliz;

mas, no dia da adversidade,

considere que Deus fez

tanto este como aquele,

para que o ser humano

não descubra nada

do que há de vir depois dele.

15 Tudo isto vi nos dias da minha vaidade: há justos que perecem na sua justiça, e há ímpios que prolongam os seus dias na sua maldade. 16 Não seja demasiadamente justo, nem exageradamente sábio; por que você destruiria a si mesmo? 17 Não seja demasiadamente perverso, nem seja tolo; por que você morreria antes da sua hora? 18 Bom é que você retenha isto e também não abra mão daquilo; pois quem teme a Deus sai ileso de tudo isto.

19 A sabedoria fortalece o sábio, mais do que dez poderosos que se encontram numa cidade.

20 Não há nenhum justo sobre a terra que faça o bem e que não peque.

21 Não dê atenção a todas as palavras que se dizem, para que você não venha a ouvir o seu servo amaldiçoando você. 22 E você sabe que muitas vezes você mesmo já amaldiçoou os outros.

23 Tudo isto examinei por meio da sabedoria. Eu disse: "Serei sábio." Mas a sabedoria estava longe de mim. 24 O que está longe e é muito profundo, quem o poderá encontrar? 25 Procurei conhecer, investigar, buscar a sabedoria e a razão, e compreender que a maldade é estupidez e a tolice é loucura.

26 Achei coisa mais amarga do que a morte: a mulher cujo coração é rede e armadilha e cujas mãos são correntes. Quem agrada a Deus fugirá dela, mas o pecador virá a ser seu prisioneiro.

27 Eis o que descobri, diz o Pregador, conferindo uma coisa com outra, para a respeito delas formar o meu juízo, 28 juízo que ainda procuro e não encontrei: entre mil homens achei um como esperava, mas entre tantas mulheres não achei nem sequer uma. 29 O que descobri é tão somente isto: que Deus fez o ser humano reto, mas ele se meteu em muitos problemas.

1 quid necesse est homini maiora se quaerere cum ignoret quid conducat sibi in vita sua numero dierum peregrinationis suae et tempore quo velut umbra praeterit aut quis ei poterit indicare quid post eum futurum sub sole sit

2 melius est nomen bonum quam unguenta pretiosa et dies mortis die nativitatis

3 melius est ire ad domum luctus quam ad domum convivii in illa enim finis cunctorum admonetur hominum et vivens cogitat quid futurum sit

4 melior est ira risu quia per tristitiam vultus corrigitur animus delinquentis

5 cor sapientium ubi tristitia est et cor stultorum ubi laetitia

6 melius est a sapiente corripi quam stultorum adulatione decipi

7 quia sicut sonitus spinarum ardentium sub olla sic risus stulti sed et hoc vanitas

8 calumnia conturbat sapientem et perdet robur cordis illius

9 melior est finis orationis quam principium melior est patiens arrogante

10 ne velox sis ad irascendum quia ira in sinu stulti requiescit

11 ne dicas quid putas causae est quod priora tempora meliora fuere quam nunc sunt stulta est enim huiuscemodi interrogatio

12 utilior est sapientia cum divitiis et magis prodest videntibus solem

13 sicut enim protegit sapientia sic protegit pecunia hoc autem plus habet eruditio et sapientia quod vitam tribuunt possessori suo

14 considera opera Dei quod nemo possit corrigere quem ille despexerit

15 in die bona fruere bonis et malam diem praecave sicut enim hanc sic et illam fecit Deus ut non inveniat homo contra eum iustas querimonias

16 haec quoque vidi in diebus vanitatis meae iustus perit in iustitia sua et impius multo vivit tempore in malitia sua

17 noli esse iustus multum neque plus sapias quam necesse est ne obstupescas

18 ne impie agas multum et noli esse stultus ne moriaris in tempore non tuo

19 bonum est te sustentare iustum sed et ab illo ne subtrahas manum tuam quia qui Deum timet nihil neglegit

20 sapientia confortabit sapientem super decem principes civitatis

21 non est enim homo iustus in terra qui faciat bonum et non peccet

22 sed et cunctis sermonibus qui dicuntur ne accommodes cor tuum ne forte audias servum tuum maledicentem tibi

23 scit enim tua conscientia quia et tu crebro maledixisti aliis

24 cuncta temptavi in sapientia dixi sapiens efficiar et ipsa longius recessit a me

25 multo magis quam erat et alta profunditas quis inveniet eam

26 lustravi universa animo meo ut scirem et considerarem et quaererem sapientiam et rationem et ut cognoscerem impietatem stulti et errorem inprudentium

27 et inveni amariorem morte mulierem quae laqueus venatorum est et sagena cor eius vincula sunt manus illius qui placet Deo effugiet eam qui autem peccator est capietur ab illa

28 ecce hoc inveni dicit Ecclesiastes unum et alterum ut invenirem rationem

29 quam adhuc quaerit anima mea et non inveni virum de mille unum repperi mulierem ex omnibus non inveni

30 solummodo hoc inveni quod fecerit Deus hominem rectum et ipse se infinitis miscuerit quaestionibus quis talis ut sapiens est et quis cognovit solutionem verbi