1 Abraão partiu dali e foi para a terra do Neguebe. Habitou entre Cades e Sur e morou em Gerar. 2 Abraão dizia que Sara, a mulher dele, era sua irmã. Então Abimeleque, rei de Gerar, mandou buscá-la. 3 Deus, porém, veio a Abimeleque em sonhos de noite e lhe disse:
— Você vai ser castigado com a morte por causa da mulher que tomou, porque ela tem marido.
4 Ora, Abimeleque ainda não havia se aproximado de Sara e por isso disse:
— Senhor, matarás até uma nação inocente? 5 Não foi ele mesmo que me disse: "É minha irmã"? E ela também me disse: "Ele é meu irmão." Com sinceridade de coração e na minha inocência foi que eu fiz isso.
6 Deus respondeu-lhe em sonho:
— Bem sei que com sinceridade de coração você fez isso. Por isso impedi que você pecasse contra mim e não permiti que você tocasse nela. 7 Agora devolva a mulher a seu marido, pois ele é profeta e intercederá por você, e você viverá. Mas, se não a devolver, saiba que você certamente morrerá, você e tudo o que é seu.
8 Abimeleque levantou-se de madrugada, chamou todos os seus servos e lhes contou todas essas coisas. E os homens ficaram com muito medo. 9 Então Abimeleque chamou Abraão e lhe disse:
— O que é isso que você fez conosco? Em que foi que pequei contra você, para que você trouxesse tamanho pecado sobre mim e sobre o meu reino? O que você me fez é coisa que não se deve fazer.
10 E Abimeleque perguntou a Abraão:
— O que é que levou você a fazer uma coisa dessas?