33 Puseram comida diante dele. Porém ele disse:

— Não vou comer enquanto não disser o que tenho para dizer.

Labão respondeu:

— Diga.

34 Então ele disse:

— Sou servo de Abraão. 35 O Senhor tem abençoado muito o meu senhor, e ele se tornou um grande homem. O Senhor lhe deu ovelhas e bois, prata e ouro, servos e servas, camelos e jumentos. 36 Sara, mulher do meu senhor, já era idosa quando lhe deu à luz um filho, a quem o meu senhor deu tudo o que tem. 37 E meu senhor me fez jurar, dizendo: "Não busque uma esposa para o meu filho entre as mulheres dos cananeus, em cuja terra estou morando. 38 Pelo contrário, vá à casa de meu pai e à minha família e ali busque uma esposa para o meu filho." 39 Respondi ao meu senhor: "Talvez a mulher não queira me acompanhar." 40 Ele me disse: "O Senhor, em cuja presença eu ando, enviará o seu Anjo com você e levará a bom termo a sua jornada, para que, da minha família e da casa de meu pai, você traga uma esposa para o meu filho. 41 Você estará desobrigado do seu juramento, caso você for até a minha família e eles não quiserem dar a moça a você; neste caso, você estará desobrigado do juramento."

42 — Hoje, pois, quando cheguei à fonte, eu disse: "Ó Senhor, Deus de meu senhor Abraão, leva a bom termo a jornada em que sigo. 43 Eis-me agora junto à fonte de água. A moça que sair para tirar água, a quem eu disser: ‘Dê-me um pouco de água do seu cântaro’, 44 e ela me responder: ‘Beba, e também tirarei água para os seus camelos’, seja essa a mulher que o Senhor designou para o filho de meu senhor."

45 — Antes que eu acabasse de orar em meu íntimo, eis que veio Rebeca trazendo o seu cântaro sobre o ombro. Ela desceu à fonte e tirou água. E eu lhe disse: "Peço que me dê de beber." 46 Ela prontamente baixou o cântaro do ombro e disse: "Beba, e também darei de beber aos seus camelos." Bebi, e ela deu de beber aos camelos. 47 Daí lhe perguntei: "De quem você é filha?" Ela respondeu: "Filha de Betuel, que é filho de Naor e Milca." Então lhe pus o pendente no nariz e as pulseiras nas mãos. 48 E, prostrando-me, adorei o Senhor e louvei o Senhor, Deus do meu senhor Abraão, que me havia conduzido por um caminho direito, a fim de encontrar para o filho do meu senhor uma filha do seu parente. 49 Agora, pois, se estiverem dispostos a usar de bondade e de fidelidade para com o meu senhor, digam; do contrário, digam também, para que eu siga o meu caminho, para a direita ou para a esquerda.