8 Havia, naquela mesma região, pastores que viviam nos campos e guardavam os seus rebanhos durante as vigílias da noite. 9 E um anjo do Senhor desceu aonde eles estavam, e a glória do Senhor brilhou ao redor deles; e ficaram tomados de grande temor. 10 O anjo, porém, lhes disse:

— Não tenham medo! Estou aqui para lhes trazer boa-nova de grande alegria, que será para todo o povo: 11 é que hoje, na cidade de Davi, lhes nasceu o Salvador, que é Cristo, o Senhor. 12 E isto servirá a vocês de sinal: vocês encontrarão uma criança envolta em faixas e deitada em manjedoura.

13 E, de repente, apareceu com o anjo uma multidão do exército celestial, louvando a Deus e dizendo:

14 "Glória a Deus

nas maiores alturas,

e paz na terra entre os homens,

a quem ele quer bem."

15 Quando os anjos se afastaram deles e voltaram para o céu, os pastores disseram uns aos outros:

— Vamos até Belém e vejamos os acontecimentos que o Senhor nos deu a conhecer.

16 Foram depressa e encontraram Maria e José, e a criança deitada na manjedoura. 17 E, vendo isso, divulgaram o que lhes tinha sido dito a respeito deste menino. 18 Todos os que ouviram se admiraram das coisas relatadas pelos pastores. 19 Maria, porém, guardava todas estas palavras, meditando-as no coração. 20 E os pastores voltaram, glorificando e louvando a Deus por tudo o que tinham ouvido e visto, como lhes tinha sido anunciado.

25 Em Jerusalém havia um homem chamado Simeão. Este homem era justo e piedoso e esperava a consolação de Israel; e o Espírito Santo estava sobre ele. 26 Ele tinha recebido uma revelação do Espírito Santo de que não morreria antes de ver o Cristo do Senhor. 27 Movido pelo Espírito, ele foi ao templo. Quando os pais trouxeram o menino Jesus para fazerem com ele o que a Lei ordenava, 28 Simeão o tomou nos braços e louvou a Deus, dizendo:

29 "Agora, Senhor,

podes despedir

em paz o teu servo,

segundo a tua palavra;

30 porque os meus olhos já viram

a tua salvação,