1 Bezalel fez a arca da aliança de madeira de acácia; a arca media um metro e dez de comprimento por sessenta e seis centímetros de largura e sessenta e seis de altura. 2 Ele a revestiu de ouro puro por dentro e por fora e pôs em toda a volta um remate de ouro. 3 Fez quatro argolas de ouro e as colocou nos quatro pés da arca, ficando duas argolas de cada lado. 4 Ele fez cabos de madeira de acácia e os revestiu de ouro. 5 Depois enfiou os cabos nas argolas nos dois lados da arca, para que pudesse ser carregada.
6 Bezalel fez uma tampa de ouro puro de um metro e dez de comprimento por sessenta e seis centímetros de largura. 7 Ele fez dois querubins de ouro batido, 8 um para cada ponta da tampa. Ele os fez de tal modo, que formavam uma só peça com a tampa. 9 Os querubins ficavam de frente um para o outro, olhando para a tampa, e as suas asas abertas cobriam a tampa.
10 Bezalel fez uma mesa de madeira de acácia, com as seguintes medidas: oitenta e oito centímetros de comprimento por quarenta e quatro de largura e sessenta e seis de altura. 11 Ele revestiu de ouro puro a mesa e colocou um remate de ouro em volta dela. 12 Também fez em volta da mesa um friso de quatro dedos de largura e pôs um remate de ouro em volta do friso. 13 Fez quatro argolas de ouro e as pôs nos quatro cantos, perto dos quatro pés. 14 Perto do friso estavam as argolas por onde passavam os cabos que eram usados para se carregar a mesa. 15 Ele fez os cabos de madeira de acácia e os revestiu de ouro. 16 Fez também de ouro puro as vasilhas para a mesa, isto é, os pratos, os copos, as taças e as jarras que eram usados para as ofertas de vinho.
17 Bezalel fez de ouro puro batido o candelabro, a sua base e a sua haste. As flores que enfeitavam o candelabro, com os seus botões e as suas pétalas, formavam uma só peça com ele. 18 Dos seus lados saíam seis braços, três de um lado e três do outro. 19 Cada um dos seis braços tinha três flores com o formato de flor de amendoeira, com os seus botões e as suas pétalas.
20 A haste do candelabro tinha quatro flores com o formato de flor de amendoeira, com os seus botões e as suas pétalas. 21 Havia um botão de amendoeira debaixo de cada um dos três pares de braços. 22 Os botões, os braços e o candelabro formavam uma só peça de ouro puro batido. 23 Bezalel também fez sete lamparinas para o candelabro; as tesouras de cortar os pavios das lamparinas e os cinzeiros eram de ouro puro. 24 Ele usou trinta e quatro quilos de ouro puro para fazer o candelabro e todas as peças que o acompanhavam.
25 Bezalel fez um altar de madeira de acácia para queimar incenso em cima dele. O altar era quadrado, medindo quarenta e cinco centímetros de comprimento por quarenta e cinco de largura; e tinha noventa centímetros de altura. As pontas, nos quatro cantos, formavam uma só peça com o altar. 26 Bezalel revestiu de ouro puro a tampa, os quatro lados e as pontas e colocou um remate de ouro em volta do altar. 27 Também fez duas argolas de ouro e as colocou debaixo do remate, uma de cada lado. Por dentro das argolas passavam os cabos que eram usados para carregar o altar. 28 Os cabos foram feitos de madeira de acácia e revestidos de ouro.
29 Bezalel preparou o azeite sagrado de ungir e o incenso puro de cheiro agradável, misturado como perfume.
1 A seguir Bezalel fez a arca. Foi construída em madeira de acácia, com um metro e 25 centímetros de comprimento, 75 centímetros de largura e 75 centímetros de altura.
2 Foi toda revestida de ouro puro tanto no interior como por fora, e ficou com uma espécie de coroa de ouro em toda a volta.
3 Prenderam-se-lhe quatro argolas de ouro aos seus cantos, dando duas para cada lado.
4 Depois fez varas de madeira de acácia e revestiu-as de ouro, e pôs estas argolas nos lados da arca a fim de poder transportá-la.
6 Fez uma tampa de ouro puro chamada lugar do misericórdia; tinha 125 centímetros de comprimento, por 75 de largura. Fez dois querubins de ouro batido e colocou-os nas extremidades da tampa de ouro. Estes anjos foram moldados de forma a fazerem uma só peça conjuntamente com a tampa. Os querubins estavam voltados um para o outro, com as asas abertas, cobrindo o lugar de misericórdia e olhando para este.
10 Seguidamente fez a mesa de madeira de acácia, com um metro de comprimento, 50 centímetros de largura e 75 de altura. Foi revestida de ouro puro, com uma coroa de ouro à volta do seu tampo. Também construiu uma moldura de 10 centímetros de altura à volta da mesa, com uma coroa de ouro em redor da própria moldura. Depois fundiu quatro argolas de ouro e colocou-as nas quatro pernas da mesa, perto da moldura, para poder enfiar nelas as varas de transporte. Após isso, empregando ouro puro, fez as bacias, as tijelas, os pratos e as colheres que deviam estar sobre a mesa.
17 Então foi a vez do castiçal, empregando novamente ouro puro batido. A sua base, o pé, os ramos e a decoração de maçãs e flores de amendoeira, tudo foi feito de uma só peça. O castiçal ficou com seis hastes, três para cada lado. Cada uma das hastes foi decorada com idênticas flores gravadas. Igualmente o pé, no meio do castiçal, foi decorado com flores de amendoeira, uma flor sob a saída de cada um dos três pares de hastes laterais e uma outra na extremidade; ao todo quatro flores na haste central. Tanto a decoração como os ramos foram feitos de uma só peça, de ouro batido. Depois fez as sete lâmpadas nas extremidades das hastes, assim como os espevitadores e os apagadores. O castiçal pesava 34 quilos; e todo ele era de ouro puro.
25 O altar do incenso foi feito de madeira de acácia. Era quadrado, com 50 centímetros de lado e um metro de altura, e com os seus chifres de cada canto feitos de uma só peça com o próprio altar. Revestiu-o de ouro puro e pôs-lhe uma moldura em ouro toda em volta da parte de cima. Foram colocadas duas argolas de cada lado, abaixo da moldura, para nelas enfiar as varas a fim de carregar o altar. Também estas varas eram de madeira de acácia, revestidas de ouro.
29 Fez então o óleo sagrado para ungir os sacerdotes, com especiarias aromáticas; e o incenso puro, usando também as técnicas dos mais hábeis perfumistas.