1 Digo porém que, enquanto o herdeiro é menor de idade, em nada difere de um escravo, embora seja dono de tudo.

2 No entanto, ele está sujeito a guardiães e administradores até o tempo determinado por seu pai.

3 Assim também nós, quando éramos menores, estávamos escravizados aos princípios elementares do mundo.

4 Mas, quando chegou a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido debaixo da lei,

5 a fim de redimir os que estavam sob a lei, para que recebêssemos a adoção de filhos.

6 E, porque vocês são filhos, Deus enviou o Espírito de seu Filho aos seus corações, o qual clama: "Aba, Pai".

7 Assim, você já não é mais escravo, mas filho; e, por ser filho, Deus também o tornou herdeiro.

8 Antes, quando vocês não conheciam a Deus, eram escravos daqueles que, por natureza, não são deuses.

9 Mas agora, conhecendo a Deus, ou melhor, sendo por ele conhecidos, como é que estão voltando àqueles mesmos princípios elementares, fracos e sem poder? Querem ser escravizados por eles outra vez?

10 Vocês estão observando dias especiais, meses, ocasiões específicas e anos!

11 Temo que os meus esforços por vocês tenham sido inúteis.

12 Eu lhes suplico, irmãos, que se tornem como eu, pois eu me tornei como vocês. Em nada vocês me ofenderam;

13 como sabem, foi por causa de uma doença que lhes preguei o evangelho pela primeira vez.

14 Embora a minha doença lhes tenha sido uma provação, vocês não me trataram com desprezo ou desdém; pelo contrário, receberam-me como se eu fosse um anjo de Deus, como o próprio Cristo Jesus.

15 Que aconteceu com a alegria de vocês? Tenho certeza que, se fosse possível, vocês teriam arrancado os próprios olhos para dá-los a mim.

16 Tornei-me inimigo de vocês por lhes dizer a verdade?

17 Os que fazem tanto esforço para agradá-los, não agem bem, mas querem isolá-los a fim de que vocês também mostrem zelo por eles.

18 É bom sempre ser zeloso pelo bem, e não apenas quando estou presente.

19 Meus filhos, novamente estou sofrendo dores de parto por sua causa, até que Cristo seja formado em vocês.

20 Eu gostaria de estar com vocês agora e mudar o meu tom de voz, pois estou perplexo quanto a vocês.

21 Digam-me vocês, os que querem estar debaixo da lei: Acaso vocês não ouvem a lei?

22 Pois está escrito que Abraão teve dois filhos, um da escrava e outro da livre.

23 O filho da escrava nasceu de modo natural, mas o filho da livre nasceu mediante promessa.

24 Isso é usado aqui como uma ilustração; estas mulheres representam duas alianças. Uma aliança procede do monte Sinai e gera filhos para a escravidão: esta é Hagar.

25 Hagar representa o monte Sinai, na Arábia, e corresponde à atual cidade de Jerusalém, que está escravizada com os seus filhos.

26 Mas a Jerusalém do alto é livre, e essa é a nossa mãe.

27 Pois está escrito: "Regozije-se, ó estéril, você que nunca teve um filho; grite de alegria, você que nunca esteve em trabalho de parto; porque mais são os filhos da mulher abandonada do que os daquela que tem marido".

28 Vocês, irmãos, são filhos da promessa, como Isaque.

29 Naquele tempo, o filho nascido de modo natural perseguia o filho nascido segundo o Espírito. O mesmo acontece agora.

30 Mas o que diz a Escritura? "Mande embora a escrava e o seu filho, porque o filho da escrava jamais será herdeiro com o filho da livre".

31 Portanto, irmãos, não somos filhos da escrava, mas da livre.

1 But I say:for as long a time as, the heir, is an infant, he differeth, nothing, from a servant, though, lord of all,

2 But is, under guardians, and stewards, until the fore-appointed of the father:

3 So also, we, when we were infants, under the elementary principles of the world, were held in servitude;

4 But, when the fulness of the time came, God sent forth his Son, who came to be of a woman, who came to be under law,

5 That, them who were under law, he might redeem, that, the sonship, we might duly receive;

6 And, because ye are sons, God hath sent forth the Spirit of his Son into our hearts, exclaiming, Abba! Oh Father!

7 So that, no longer, art thou a servant, but a son; and, if a son, an heir also, through God.

8 But, at that timenot knowing God, ye were in servitude unto them who, by nature, are not Gods;

9 Whereas, now, having acknowledged God,or rather, having been acknowledged by God, how turn ye back again unto the weak and beggarly elementary principles, unto which, over again, ye are wishing, to come into servitude?

10 Days, ye do narrowly observer, and months, and seasons, and years:

11 I am afraid of youlest by any means, in vain, I should have toiled for you!

12 Become ye as, I, because, I also, as, ye,brethren, I entreat you. Not at all, have ye wronged me.

13 Howbeit ye know that, by reason of a weakness of the flesh, I myself announced the glad-message unto you, formerly;

14 And, your trial, in my flesh, ye despised not, neither spat ye , but, as a messenger of God, ye welcomed meas Christ Jesus.

15 Where, then, is the happiness ye accounted yours? For I bear you witnessthat, if possible, your eyes, ye would have dug out, and given unto me.

16 So then, your enemy, have I become, by dealing truthfully with you?

17 They shew a zeal for you, not honourably, but wish, to shut you out, in order that ye may be zealous for, them.

18 Howbeit it is, honourable, to show zeal in what is honourable at all times, and not only when I am present with you;

19 My dear children! for whom I, again, am in birth-pains, until Christ be formed within you;

20 I could wish, however, to be present with you, even now, and to change my voice,because I am perplexed regarding you.

21 Tell me! ye who, under law, are wishing to be: The law, do ye not hear?

22 For it is written, that, Abraham, had two sonsone by the bondmaid, and one by the free woman;

23 But, he that was of the bondmaid, after the flesh, had been born, whereas, he that was of the free woman, through means of a promise.

24 Which things, indeed, may bear another meaning; for, the same, are two covenants,one, indeed, from Mount Sinai, into bondage, bringing forth, the which is Hagar,

25 And, the Hagar, is Mount Sinai, in Arabia,she answereth, however, unto the present Jerusalem, for she is in bondage with her children;

26 But, the Jerusalem above, is free,the which is our mother;

27 For it is writtenBe gladdened, O barren one! that wast not giving birth, break forth and shout, thou that wast not in birth-pains,because, more, are the children of the deserted one, than of her that had the husband.

28 And, we, brethren, after the manner of Isaac, are children of a promise.

29 But, just as, then, he that after the manner of the flesh had been born, did persecute him who after the manner of the Spirit, thus, also now.

30 But, what saith the scripture? Cast out the serving woman and her son; for in nowise shall the son of the serving woman inherit with the son of the free.

31 Wherefore, brethren, we are not children of a serving woman, but of the free: