1 Quais foram as experiências de Abraão, o fundador da nossa nação judaica, com respeito a esta questão de ser salvo pela fé? Terá sido por causa das suas obras que Deus o aceitou? Se assim fosse, ele teria alguma coisa de que se gabar. Mas do ponto de vista de Deus, Abraão não tinha nenhum fundamento para se orgulhar.
3 O que as Escrituras nos dizem é que Abraão creu em Deus, e que foi por isso que Deus o declarou justo.
4 Quando uma pessoa trabalha, o seu salário não é uma oferta. Os trabalhadores ganham aquilo que merecem.
5 Mas as pessoas são declaradas justas por causa da sua fé, não por causa das suas obras.
6 O rei David falou a este respeito, descrevendo a felicidade de um pecador que é declarado perdoado por Deus:
9 E essa bênção é dada somente aos judeus, ou também para os não-judeus? Quanto a Abraão sabemos que ele recebeu essa bênção por meio da fé. E como ter a certeza de que assim foi, e que não foi também por ter observado as leis judaicas?
10 Então vejamos: Quando foi que Deus deu esta bênção a Abraão? Foi antes de se submeter ao rito da circuncisão judaica.
11 Essa cerimónia, que cumpriu mais tarde, foi um sinal de que Deus já o declarara perdoado e justificado aos seus olhos, antes da cerimónia ter lugar. É assim que Abraão é o pai espiritual de todos os que crêem e são salvos, independentemente de obedecerem às leis judaicas. Mas é também o pai espiritual dos judeus, os quais são circuncidados. Eles podem ver por este exemplo que não é esse rito que os salva, porque Abraão achou a misericórdia de Deus só pela fé, antes de ter sido circuncidado.
13 É claro, portanto, que a promessa de Deus de dar o mundo a Abraão e aos seus descendentes não foi por Abraão ter guardado a lei, mas porque creu que Deus cumpriria a sua promessa.
14 Portanto os que ainda pretendem que as bênçãos de Deus vão para os que são cumpridores legais, é como se afirmassem que a fé é inútil e que a promessa de Deus não tem validade.
15 Porém o facto é este: que a lei traz-nos condenação, porque nunca conseguimos obedecer-lhe sem falhar alguma vez. A única maneira de não falhar, na verdade, seria não haver lei nenhuma!
16 Assim, a promessa de Deus é-nos dada pela fé, como uma oferta gratuita; e podemos estar certos de a obter, sejamos ou não seguidores dos costumes judaicos, desde o momento em que tenhamos uma fé semelhante à de Abraão. Porque em relação à fé, Abraão é pai de todos nós. É esse o significado das Escrituras quando dizem: Por pai de muitas nações te constitui. Esta promessa é feita por Deus mesmo, o qual faz com que os mortos vivam de novo, e chama as coisas que não são como se já fossem!
18 Portanto, quando Deus disse a Abraão que teria muitos descendentes, tornando-se pai de muitas nações, Abraão creu em Deus, ainda que tal promessa lhe parecesse impossível! E porque a sua fé se manteve firme não se preocupou com o facto de estar demasiado velho para vir a ser pai com cem anos de idade, e de que Sara, sua mulher, com noventa anos , também estava já fora da idade de ter filhos.
20 Mas Abraão nunca duvidou. Ele acreditava em Deus, e a sua fé se fortaleceu até, e pôde assim louvar Deus por essa bênção ainda antes de ela se concretizar
21 Ele estava certíssimo de que Deus era poderoso para cumprir tudo o que tinha prometido. E em razão da sua fé, Deus considerou-o justificado.
23 Ora acontece que esta afirmação de ser aceite por meio da fé não foi feita só em benefício de Abraão. Ela também é para nós, os que cremos em Deus que ressuscitou da morte Jesus nosso Senhor; o qual foi entregue à morte por causa das nossas transgressões e ressuscitou para que pudéssemos ser considerados justos aos olhos de Deus.
1 Que diremos, pois, ter alcançado Abraão, nosso pai segundo a carne? 2 Porque, se Abraão foi justificado pelas obras, tem de que se gloriar, mas não diante de Deus. 3 Pois, que diz a Escritura? Creu Abraão em Deus, e isso lhe foi imputado como justiça. 4 Ora, àquele que faz qualquer obra, não lhe é imputado o galardão segundo a graça, mas segundo a dívida. 5 Mas, àquele que não pratica, porém crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é imputada como justiça. 6 Assim também Davi declara bem-aventurado o homem a quem Deus imputa a justiça sem as obras, dizendo: 7 Bem-aventurados aqueles cujas maldades são perdoadas, e cujos pecados são cobertos. 8 Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não imputa o pecado.
9 Vem, pois, esta bem-aventurança sobre a circuncisão somente ou também sobre a incircuncisão? Porque dizemos que a fé foi imputada como justiça a Abraão. 10 Como lhe foi, pois, imputada? Estando na circuncisão ou na incircuncisão? Não na circuncisão, mas na incircuncisão. 11 E recebeu o sinal da circuncisão, selo da justiça da fé, quando estava na incircuncisão, para que fosse pai de todos os que creem (estando eles também na incircuncisão, a fim de que também a justiça lhes seja imputada), 12 e fosse pai da circuncisão, daqueles que não somente são da circuncisão, mas que também andam nas pisadas daquela fé de Abraão, nosso pai, que tivera na incircuncisão. 13 Porque a promessa de que havia de ser herdeiro do mundo não foi feita pela lei a Abraão ou à sua posteridade, mas pela justiça da fé. 14 Pois, se os que são da lei são herdeiros, logo a fé é vã e a promessa é aniquilada. 15 Porque a lei opera a ira; porque onde não há lei também não há transgressão.
16 Portanto, é pela fé, para que seja segundo a graça, a fim de que a promessa seja firme a toda a posteridade, não somente à que é da lei, mas também à que é da fé de Abraão, o qual é pai de todos nós 17 (como está escrito: Por pai de muitas nações te constituí.), perante aquele no qual creu, a saber, Deus, o qual vivifica os mortos e chama as coisas que não são como se já fossem. 18 O qual, em esperança, creu contra a esperança que seria feito pai de muitas nações, conforme o que lhe fora dito: Assim será a tua descendência. 19 E não enfraqueceu na fé, nem atentou para o seu próprio corpo já amortecido (pois era já de quase cem anos), nem tampouco para o amortecimento do ventre de Sara. 20 E não duvidou da promessa de Deus por incredulidade, mas foi fortificado na fé, dando glória a Deus; 21 e estando certíssimo de que o que ele tinha prometido também era poderoso para o fazer. 22 Pelo que isso lhe foi também imputado como justiça. 23 Ora, não só por causa dele está escrito que lhe fosse tomado em conta, 24 mas também por nós, a quem será tomado em conta, os que cremos naquele que dos mortos ressuscitou a Jesus, nosso Senhor, 25 o qual por nossos pecados foi entregue e ressuscitou para nossa justificação.