Domínio próprio

Louvem o Senhor, todas as suas obras que são o seu domínio. Oh, minha alma, louva o Senhor!

Salmos 103:22

Romanos 6:9

É por isso que os que ainda estão sob o controlo da sua natureza pecadora nunca podem agradar a Deus.

Mas vocês não são controlados pela vossa velha natureza, mas pelo Espírito, se é que o Espírito de Deus vive em vocês. E se alguém não tem na sua vida o Espírito de Cristo, não é de maneira nenhuma um cristão. E se Cristo vive em vocês, embora o vosso corpo esteja morto para o pecado, o vosso espírito vive porque Cristo vos perdoou. E se o Espírito de Deus, que levantou Jesus Cristo da morte, vive na vossa vida, ele vivificará o vosso corpo mortal pela acção desse mesmo Espírito Santo que vive em vocês.

Romanos 8:8,9

Vivam despretenciosamente; e estejam vigilantes quanto aos ataques do Diabo, o vosso inimigo, que anda à volta rugindo como um leão, buscando a quem possa tragar.

Resistam-lhe firmes na fé. E lembrem-se de que outros cristãos por todo o mundo passam pelas mesmas aflições.

1 Pedro 5:8,9

Salmos 145:13

24 Numa corrida, são vários os que correm, mas um só ganha o prémio. Que cada um de vocês corra como se fosse aquele que vai ganhar.

25 Os atletas renunciam a tudo para afinal vir a ganhar um prémio corruptível , mas nós fazemo-lo por um prémio divino que nunca mais perderá o seu valor.

26 Portanto corro direito ao alvo, não às cegas. Neste combate eu luto para ganhar. Não luto contra figuras imaginárias.

27 Mas sujeito o corpo a uma dura disciplina e a um tratamento rude. De outra maneira receio que, depois de ter pregado Cristo aos outros, eu próprio não venha a ser desclassificado.

1 Coríntios 9:24-27

Mas quanto a nós, a nossa pátria está no céu, donde esperamos que há-de voltar o nosso Salvador, o Senhor Jesus Cristo,Ò

o qual, nessa altura, transformará os nossos fracos corpos mortais, para os tornar semelhantes ao seu próprio corpo glorioso. Ele tem o poder necessário para isso, devido à sua capacidade de sujeitar a si mesmo todas as coisas.

Filipenses 3:20,21

Porque Deus não nos deu um espírito de medo e timidez, mas um espírito de poder, de amor e de autodomínio.

2 Timóteo 1:7

Pareceu-me bem tornar conhecidos sinais e maravilhas que o Deus altíssimo fez para comigo. Foi qualquer coisa de incrível - foi um poderoso milagre! E agora sei, de certeza, que o seu reino é eterno; o seu domínio estende-se pelos séculos dos séculos.

Daniel 4:2,3

Seguidamente assisti ao aparecimento de um filho de homem - ao que me pareceu - trazido até ali sobre nuvens desde o céu; aproximou-se do ancião e foi-lhe apresentado

Deram-lhe poder para governar e para que fosse honrado em todas as nações do mundo, de forma que todos os povos da Terra lhe devem obedecer. O seu poder é eterno - nunca mais terá fim; o seu governo nunca será destruído.

Daniel 7:13,14

Mas o fruto que o Espírito produz em nós é: o amor, a alegria, a paz, a paciência, a bondade, a delicadeza no trato com os outros, a fidelidade, a brandura, o domínio de si próprio. Em relação àqueles que vivem desta maneira, a lei nem sequer tem necessidade de existir.

Gálatas 5:22,23

O fim de todas as coisas aproxima-se. Portanto sejam sóbrios, vigiando, para que possam orar.,

1 Pedro 4:7

No muito falar há sempre grande risco de pecar, mas quem sabe refrear a sua língua é sensato.

Provérbios 10:19

Os tolos dão livre curso às suas paixões; mas os sensatos refreiam-se e acalmam-se.

Provérbios 29:11

Que cada um saiba manter a relação com a sua mulher na integridade moral e na santidade,

e que não se deixem arrastar pelas paixões sensuais, tal como os pagãos que não conhecem Deus.

1 Tessalonicenses 4:4,5

Sendo assim, esforcem-se diligentemente por acrescentar à vossa fé uma boa conduta; e além disso o conhecimento das coisas espirituais; depois aprendam o que é o domínio dos vossos próprios desejos naturais; acrescentem a perseverança, e ainda uma relação efectiva com Deus. E não se esqueçam da afeição fraterna, e enfim do amor.

2 Pedro 1:5-7

Porque um menino nos nasceu; foi-nos dado um filho. Ser-lhe-á dada a responsabilidade de governar. Estes serão os seus títulos: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai para sempre, Príncipe da Paz.

O seu governo de paz e de desenvolvimento nunca mais terá fim. Ele chefiará com uma justiça e uma honestidade perfeitas, desde o trono de seu pai David. Trará verdadeira justiça e paz a todas as nações do mundo. Isto acontecerá mesmo, porque é o próprio Senhor dos exércitos celestiais quem está especialmente empenhado em que tal se realize!

Isaías 9:6,7

Uma pessoa que não sabe ou não pode controlar-se é como uma cidade aberta, sem muralhas.

Provérbios 25:28

Deus é poderoso e temível. Mantém os céus em paz.

Jó 25:2

Porque foi Deus quem nos tirou do império das trevas e nos transferiu para o reino do seu Filho amado;

o qual comprou para nós a libertação do pecado, pelo preço do seu próprio sangue.

Colossenses 1:13,14

Contudo se não puderem dominar-se então que casem. É melhor casarem do que arderem em paixões.

1 Coríntios 7:9

Uma pessoa que é paciente vale mais do que alguém muito corajoso. É melhor saber dominar-se do que controlar um exército.

Provérbios 16:32

Esse poder grandioso foi também o que ressuscitou Cristo, levantando-o de entre os mortos e pondo-o à direita de Deus e

acima de todo e qualquer chefe que possa governar sobre a Terra, acima de todo o poder e de toda a autoridade que possa existir. O nome de Jesus ultrapassa em autoridade não só todos os que dominam neste mundo actual, como no mundo que há-de vir.

Efésios 1:20,21

11 Porque a graça de Deus se manifestou trazendo a toda a gente a salvação

12 ensinando-nos a viver com domínio de nós próprios, com justiça e de acordo com a vontade de Deus, e renunciando às paixões da vida humana.

13 E dessa forma aguardamos, numa esperança feliz, o momento em que há-de aparecer, revestido da sua glória, o grande Deus e Salvador Jesus Cristo.

Tito 2:11-13

1 Uma vez que Cristo padeceu fisicamente por nós, vocês devem estar dispostos a sofrer, porque aquele que sofre no seu corpo tira o poder ao pecado.

2 Não devem assim gastar o resto da vossa vida andando atrás de desejos corruptos, mas estejam ansiosos por fazer a vontade de Deus.

3 Bem basta já que no passado tenham seguido o estilo de vida dos gentios: o comportamento sexual libertino, o deboche, a embriaguez, as orgias, os vícios, as abomináveis idolatrias.

4 Eles estranham que já não se lhes juntem na mesma corrida desenfreada de dissolução, e vos injuriam./

5 Mas terão de dar contas ao juiz de todos, dos vivos e dos mortos

1 Pedro 4:1-5

22 Cada um de nós morre porque pertence à descendência pecadora de Adão. Mas todos os que estão ligados a Cristo voltarão de novo à vida.

23 Contudo cada um na sua ordem: Cristo foi o primeiro a ressuscitar; e depois, quando ele voltar, todo o seu povo tornará a viver.

24 Então virá o fim, em que Cristo entregará o reino a Deus, o Pai, tendo derrubado todos os domínios, autoridades e poderes.

25 Porque Cristo reinará até que tenha derrotado todos os seus inimigos,

1 Coríntios 15:22-25

Mas lembrem-se que as tentações que vêm às vossas vidas não são diferentes daquelas que outros experimentam. E Deus é fiel. Ele não deixará que a tentação seja tão forte que vocês não a possam enfrentar. Quando forem tentados, ele vai mostrar uma saída para que a possam suportar.

1 Coríntios 10:13