Josué 21

1 ENTÃO os cabeças dos pais dos levitas se achegaram a Eleazar o sacerdote, e a Josué, filho de Num, e aos cabeças dos pais das tribos dos filhos de Israel;

2 E falaram-lhes em Silo, na terra de Canaã, dizendo: O Senhor ordenou, pelo ministério de Moisés, que se nos dessem cidades para habitar, e os seus arrabaldes para os nossos animais.

3 Pelo que os filhos de Israel deram aos levitas da sua herança, conforme ao dito do Senhor, estas cidades e os seus arrabaldes.

4 E saiu a sorte pelas famílias dos coatitas: e aos filhos de Aarão, o sacerdote, dentre os levitas, caíram por sorte da tribo de Judá, e da tribo de Simeão, e da tribo de Benjamim, treze cidades;

5 E aos outros filhos de Coate caíram por sorte das famílias da tribo de Efraim, e da tribo de Dã, e da meia tribo de Manassés, dez cidades;

6 E aos filhos de Gérson, caíram por sorte das famílias da tribo de Issacar, e da tribo de Aser, e da tribo de Naftali, e da meia tribo de Manassés em Basã, treze cidades.

7 Aos filhos de Merari, segundo as suas famílias, da tribo de Rúben, e da tribo de Gade, e da tribo de Zebulom, doze cidades.

8 E deram os filhos de Israel aos levitas estas cidades e os seus arrabaldes por sorte, como o Senhor ordenara pelo ministério de Moisés.

9 Deram mais, da tribo dos filhos de Judá e da tribo dos filhos de Simeão, estas cidades, que por nome foram nomeadas,

10 Para que fossem dos filhos de Aarão, das famílias dos coatitas, dos filhos de Levi: porquanto a primeira sorte foi sua.

11 Assim lhes deram a cidade de Arba, do pai de Anoque (esta é Hebrom), no monte de Judá, e os seus arrabaldes em redor dela.

12 Porém o campo da cidade, e as suas aldeias, deram a Calebe, filho de Jefoné, por sua possessão.

13 Assim aos filhos de Aarão, o sacerdote, deram a cidade de refúgio do homicida, Hebrom, e os seus arrabaldes, e Libna, e os seus arrabaldes;

14 E Jatir, e os seus arrabaldes, e Estmoa, e os seus arrabaldes;

15 E Colom, e os seus arrabaldes, e Debir, e os seus arrabaldes,

16 E Aim, e os seus arrabaldes, e Juta, e os seus arrabaldes, e Bete-Semes, e os seus arrabaldes: nove cidades destas duas tribos.

17 E da tribo de Benjamim, Gibeom, e os seus arrabaldes, Geba, e os seus arrabaldes;

18 Anatote, e os seus arrabaldes, e Almom, e os seus arrabaldes; quatro cidades.

19 Todas as cidades dos sacerdotes, filhos de Aarão, foram treze cidades e os seus arrabaldes.

20 E as famílias dos filhos de Coate, levitas, que ficaram dos filhos de Coate, tiveram as cidades da sua sorte da tribo de Efraim.

21 E deram-lhes Siquém, cidade de refúgio do homicida, e os seus arrabaldes, no monte de Efraim, e Gezer, e os seus arrabaldes;

22 Quibsaim, e os seus arrabaldes, e Beterom, e os seus arrabaldes: quatro cidades.

23 E da tribo de Dã Elteque, e os seus arrabaldes, Gibetom, e os seus arrabaldes;

24 Ajalom, e os seus arrabaldes, Gatrimom, e os seus arrabaldes: quatro cidades.

25 E da meia tribo de Manassés, Taanaque, e os seus arrabaldes, e Gatrimom, e os seus arrabaldes: duas cidades.

26 Todas as cidades para as famílias dos demais filhos de Coate foram dez e os seus arrabaldes.

27 E aos filhos de Gérson, das famílias dos levitas, Golã da meia tribo de Manassés, cidade de refúgio do homicida, em Basã, e os seus arrabaldes, e Beestrá, e os seus arrabaldes: duas cidades.

28 E da tribo de Issacar, Quisjom, e os seus arrabaldes: Daberate, e os seus arrabaldes;

29 Jarmute, e os seus arrabaldes, En-Ganim, e os seus arrabaldes: quatro cidades.

30 E da tribo de Aser, Misal, e os seus arrabaldes, Abdom, e os seus arrabaldes;

31 Helcate, e os seus arrabaldes, e Roobe, e os seus arrabaldes: quatro cidades.

32 E da tribo de Naftali, Quedes, cidade de refúgio do homicida, em Galileia, e os seus arrabaldes, e Hamote-Dor e os seus arrabaldes; e Cartã, e os seus arrabaldes: três cidades.

33 Todas as cidades dos gersonitas, segundo as suas famílias, foram treze cidades e os seus arrabaldes.

34 E às famílias dos demais filhos de Merari, dos levitas foram dadas da tribo de Zebulom. Jocneão e os seus arrabaldes, Cartá e os seus arrabaldes.

35 Dimná e os seus arrabaldes, Naalal e os seus arrabaldes: quatro cidades.

36 E da tribo de Rúben, Bezer, e os seus arrabaldes, e Jaaz, e os seus arrabaldes;

37 Quedemote, e os seus arrabaldes, e Mefaate, e os seus arrabaldes: quatro cidades.

38 E da tribo de Gade, Ramote, cidade de refúgio do homicida, em Gileade, e os seus arrabaldes, e Maanaim, e os seus arrabaldes;

39 Hesbom, e os seus arrabaldes, Jaezer e os seus arrabaldes: por todas, quatro cidades.

40 Todas estas cidades foram dos filhos de Merari, segundo as suas famílias, que ainda restavam das famílias dos levitas: e foi a sua sorte doze cidades.

41 Todas as cidades dos levitas, no meio da herança dos filhos de Israel, foram quarenta e oito cidades e os seus arrabaldes.

42 Estavam estas cidades cada qual com os seus arrabaldes em redor delas: assim estavam todas estas cidades.

43 Desta sorte deu o Senhor a Israel toda a terra que jurara dar a seus pais: e a possuíram e habitaram nela.

44 E o Senhor lhes deu repouso em redor, conforme a tudo quanto jurara a seus pais: e nenhum de todos os seus inimigos ficou em pé diante deles; todos os seus inimigos o Senhor deu na sua mão.

45 Palavra alguma falhou de todas as boas palavras que o Senhor falara à casa de Israel: tudo se cumpriu.

Almeida Revista e Corrigida 1969© Copyright © 1969 Sociedade Bíblica do Brasil. Todos os direitos reservados. Texto bíblico utilizado com autorização. Saiba mais sobre a Sociedade Bíblica do Brasil www.sbb.org.br. A Sociedade Bíblica do Brasil trabalha para que a Bíblia esteja, efetivamente, ao alcance de todos e seja lida por todos. A SBB é uma entidade sem fins lucrativos, dedicada a promover o desenvolvimento integral do ser humano. Você também pode ajudar a Causa da Bíblia!