2 Timóteo

Quinquagésimo quinto livro da Bíblia e décimo sexto do Novo Testamento, na 2a carta a Timóteo acompanhamos os conselhos dados pelo apóstolo Paulo a Timóteo, através de mensagens de fé e perseverança. A autoria do livro é atribuída ao apóstolo Paulo.

Ao longo dos quatro capítulos entendemos que o apóstolo Paulo escreveu esta carta após ter sido novamente preso em Roma, sabendo que logo sua vida chegaria ao fim. Paulo demonstra sua preocupação com Timóteo e a igreja, com isso, dá alguns conselhos a serem seguidos.

Paulo o lembra da importância de crer em Deus e do sacrifício que Cristo fez por todos, aconselhando Timóteo a não ter vergonha do testemunho do Senhor. “Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade”. (2 Timóteo 2:15)

O apóstolo instrui Timóteo a permanecer firme nos ensinamentos do Senhor, não tendo contato com falsas doutrinas e com a imoralidade. Ele também alerta sobre as dificuldades e perseguições que os cristãos sofrerão nos últimos dias. “Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos. Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons, traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus, tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te”. (2 Timóteo 3:1-5)

Além disso, Paulo aconselha Timóteo a instruir-se na verdadeira doutrina, pregando a Palavra e os ensinamentos de Deus.

Portanto, neste livro acompanhamos os conselhos e instruções dados pelo apóstolo Paulo a Timóteo. Além disso, apóstolo alerta a Timóteo sobre as perseguições que os cristãos sofrerão, lembrando-o de permanecer firme nos ensinamentos do Senhor.