João

Quadragésimo terceiro livro da Bíblia e quarto do Novo Testamento, no evangelho de João acompanhamos os esforços do apóstolo João em levar a palavra do Senhor para as pessoas num período conturbado, onde os cristãos eram perseguidos e de dúvidas em relação à verdade sobre Jesus Cristo. A autoria do livro é atribuída a João, que se refere a si mesmo como “o discípulo a quem Jesus amava”.

Ao longo dos 21 capítulos podemos conhecer um pouco da história do apóstolo. João era filho de Zebedeu, um homem próspero, e trabalhava como pescador ao lado do irmão, Tiago, antes de se tornar um apóstolo de Jesus.

João teve como principal missão apresentar Jesus Cristo como sendo o Filho de Deus e O Próprio Deus, portanto, Ele é apresentado sem genealogia, pois não tem início e nem fim. Tudo isso para que as pessoas viessem a crer nEle como o Salvador, tendo, assim, a vida eterna e o Seu amor.

João revela a divindade de Cristo através de alguns eventos ocorridos: apresenta Cristo desde o princípio (“No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus”. João 1:1); Ao se tornar carne, demonstrando Sua pré-existência; Sua vinda para nos salvar dos nossos pecados e Seu ministério; Sua vida entregue na cruz, Seus feitos por amor a nós e a Sua ressureição, confirmando que Ele é o Filho de Deus e o verdadeiro Messias.

O apóstolo apresenta também sete dos diversos milagres realizados por Jesus, como: a transformação da água em vinho durante um casamento; com a aproximação da páscoa, mostra a multiplicação de cinco pães e dois peixinhos em alimento suficiente para 5 mil pessoas que seguiam Jesus pela Galileia; a ressuscitação de Lázaro, entre outros.

Portanto, neste livro podemos acompanhar os esforços do apóstolo João para mostrar a todos que Cristo é o Filho de Deus e que devemos crer nEle como nosso Salvador. Além disso, entendemos um pouco mais sobre o sacrifício de Cristo para nos conceder a vida eterna e todo o Seu amor por nós. “Porque

Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.” (João 3:17).