1 We then, as fellow-labourers, do also exhort you, not to receive the grace of God in vain.

2 (For he saith, I have heard thee in an acceptable time, and in a day of salvation have I succoured thee. Behold, now is the acceptable time; behold, now is the day of salvation.)

3 Giving no offence in any thing, that the ministry be not blamed, But in all things approving ourselves as the ministers of God,

4 in much patience, in afflictions,

5 in necessities, in distresses, In stripes, in imprisonments, in tumults, in labours, in watchings, in fastings;

6 By purity, by prudence, by long suffering, by kindness, by the Holy Ghost, by love unfeigned,

7 By the word of truth, by the power of God, by the armour of righteousness on the right-hand and the left:

8 Through honour and dishonour, through evil report and good report; as deceivers, yet true, As unknown, yet well-known;

9 as dying, yet behold we live; as chastened, yet not killed;

10 As sorrowing, yet always rejoicing; as poor, yet making many rich; as having nothing, yet possessing all things.

11 O ye Corinthians, our mouth is opened toward you, our heart is inlarged.

12 Ye are not straitened in us; but ye are straitened in your own bowels.

13 Now for a recompence of the same, (I speak as to my children) be ye also inlarged.

14 Be not unequally yoked with unbelievers; for what fellowship hath righteousness with unrighteousness? or what communion hath light with darkness?

15 And what concord hath Christ with Belial? or what part hath a believer with an infidel?

16 And what agreement hath the temple of God with idols? Now ye are the temple of the living God, as God hath said, I will dwell in them, and walk in them, and I will be to them a God, and they shall be to me a people.

17 Therefore come out from among them, and be ye separate, and touch not the unclean person, saith the Lord, and I will receive you,

18 And will be to you a Father, and ye shall be to me sons and daughters, saith the Lord Almighty.

1 Portanto, nós, como companheiros de trabalho no serviço de Deus, pedimos o seguinte: não deixem que fique sem proveito a graça de Deus, a qual vocês receberam. 2 Escutem o que Deus diz:

"Quando chegou o tempo de mostrar

a minha bondade,

eu atendi o seu pedido

e o socorri quando chegou

o dia da salvação."

Escutem! Este é o tempo em que Deus mostra a sua bondade. Hoje é o dia de ser salvo.

3 Não queremos que alguém ache defeito no nosso trabalho e por isso fazemos o possível para não atrapalhar ninguém. 4 Pelo contrário, em tudo mostramos que somos servos de Deus, suportando com muita paciência as aflições, os sofrimentos e as dificuldades. 5 Temos sido chicoteados, presos e agredidos nas agitações populares. Temos trabalhado demais, temos ficado sem dormir e sem comer. 6 Por meio da nossa pureza, conhecimento, paciência e delicadeza, mostramos que somos servos de Deus. Por meio do Espírito Santo, temos mostrado isso pelo nosso amor verdadeiro, 7 pela mensagem da verdade e pelo poder de Deus. Por vivermos em obediência à vontade de Deus, temos as armas que usamos tanto para atacar como para nos defender. 8 Somos elogiados e caluniados; alguns nos insultam, outros falam bem de nós. Somos tratados como mentirosos, mas falamos a verdade; 9 somos tratados como desconhecidos, embora sejamos bem-conhecidos de todos; somos tratados como se estivéssemos mortos, mas, como vocês estão vendo, continuamos vivos. Temos sido castigados, mas não fomos mortos. 10 Às vezes ficamos tristes, outras vezes ficamos alegres. Parecemos pobres, mas enriquecemos muitas pessoas. Parece que não temos nada, mas na verdade possuímos tudo.

11 Queridos amigos de Corinto, temos falado francamente e temos aberto completamente o nosso coração para vocês. 12 Não temos fechado o nosso coração; vocês é que têm fechado o coração de vocês para nós. 13 Eu falo com vocês como se vocês fossem meus filhos. Tenham por nós os mesmos sentimentos que temos para com vocês e abram completamente o coração de vocês para nós.

Conselho contra a influência dos pagãos

14 Não se juntem com descrentes para trabalhar com eles. Pois como é que o certo pode ter alguma coisa a ver com o errado? Como é que a luz e a escuridão podem viver juntas? 15 Como podem Cristo e o Diabo estar de acordo? O que é que um cristão e um descrente têm em comum? 16 Que relação pode haver entre o Templo de Deus e os ídolos? Pois nós somos o templo do Deus vivo, como o próprio Deus já disse:

"Eu vou morar e viver com eles.

Serei o Deus deles,

e eles serão o meu povo."

17 E o Senhor Todo-Poderoso diz:

"Saiam do meio dos pagãos

e separem-se deles.

Não toquem em nada que seja impuro,

e então eu aceitarei vocês.

18 Eu serei o pai de vocês,

e vocês serão meus filhos

e minhas filhas."