O papel da mulher
A Bíblia honra a mulher como colaboradora essencial no plano de Deus. De Provérbios 31 às mulheres do Novo Testamento, a Escritura celebra a sabedoria, a força e a fé feminina.
A mulher virtuosa
Mulher virtuosa, quem a achará? Seu valor excede o de rubis. Ela é sábia, trabalhadora, generosa e temida pelo Senhor.
Mulher virtuosa, quem a achará? O seu valor muito excede o de rubins.
Bete.
O coração do seu marido está nela confiado, e a ela nenhuma fazenda faltará.
Guímel.
Ela lhe faz bem e não mal, todos os dias da sua vida.
Dálete.
Busca lã e linho e trabalha de boa vontade com as suas mãos.
Hê.
É como o navio mercante: de longe traz o seu pão.
Vau.
Ainda de noite, se levanta e dá mantimento à sua casa e a tarefa às suas servas.
Zain.
Examina uma herdade e adquire-a; planta uma vinha com o fruto de suas mãos.
Hete.
Cinge os lombos de força e fortalece os braços.
Tete.
Prova e vê que é boa sua mercadoria; e a sua lâmpada não se apaga de noite.
Jode.
Estende as mãos ao fuso, e as palmas das suas mãos pegam na roca.
Cafe.
Abre a mão ao aflito; e ao necessitado estende as mãos.
Lâmede.
Faz panos de linho fino, e vende-os, e dá cintas aos mercadores.
Ain.
A força e a glória são as suas vestes, e ri-se do dia futuro.
Pê.
Abre a boca com sabedoria, e a lei da beneficência está na sua língua.
Tsadê.
Olha pelo governo de sua casa e não come o pão da preguiça.
Cofe.
Toda mulher sábia edifica a sua casa, mas a tola derriba-a com as suas mãos.
Filho meu, ouve a instrução de teu pai e não deixes a doutrina de tua mãe.
Beleza interior
A beleza verdadeira não é exterior, mas o caráter incorruptível de um espírito manso e tranquilo. Isso tem grande valor diante de Deus.
Semelhantemente, vós, mulheres, sede sujeitas ao vosso próprio marido, para que também, se algum não obedece à palavra, pelo procedimento de sua mulher seja ganho sem palavra, considerando a vossa vida casta, em temor. O enfeite delas não seja o exterior, no frisado dos cabelos, no uso de joias de ouro, na compostura de vestes, mas o homem encoberto no coração, no incorruptível trajo de um espírito manso e quieto, que é precioso diante de Deus. Porque assim se adornavam também antigamente as santas mulheres que esperavam em Deus e estavam sujeitas ao seu próprio marido, como Sara obedecia a Abraão, chamando-lhe senhor, da qual vós sois filhas, fazendo o bem e não temendo nenhum espanto.
Igualmente vós, maridos, coabitai com ela com entendimento, dando honra à mulher, como vaso mais fraco; como sendo vós os seus coerdeiros da graça da vida; para que não sejam impedidas as vossas orações.
Que do mesmo modo as mulheres se ataviem em traje honesto, com pudor e modéstia, não com tranças, ou com ouro, ou pérolas, ou vestidos preciosos,
Da mesma sorte as mulheres sejam honestas, não maldizentes, sóbrias e fiéis em tudo.
Parceria e dignidade
Deus criou homem e mulher à sua imagem. A mulher não é inferior, mas parceira e co-herdeira da graça da vida.
E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou. E Deus os abençoou e Deus lhes disse: Frutificai, e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.
E disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma adjutora que esteja como diante dele.
E à mulher disse: Multiplicarei grandemente a tua dor e a tua conceição; com dor terás filhos; e o teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará.
Todavia, nem o varão é sem a mulher, nem a mulher, sem o varão, no Senhor. Porque, como a mulher provém do varão, assim também o varão provém da mulher, mas tudo vem de Deus.
Vós, mulheres, sujeitai-vos a vosso marido, como ao Senhor; porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo. De sorte que, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo sujeitas a seu marido.
As mulheres idosas, semelhantemente, que sejam sérias no seu viver, como convém a santas, não caluniadoras, não dadas a muito vinho, mestras no bem, para que ensinem as mulheres novas a serem prudentes, a amarem seus maridos, a amarem seus filhos, a serem moderadas, castas, boas donas de casa, sujeitas a seu marido, a fim de que a palavra de Deus não seja blasfemada.