A relação entre o antigo e o Novo Testamento: como as escrituras se conectam
A Bíblia é composta por duas partes principais: o Antigo e o Novo Testamento. Apesar de distintas, essas duas seções estão profundamente conectadas, revelando um plano divino que se desenrola desde a criação até a redenção em Cristo.
O Antigo Testamento estabelece promessas e profecias que encontram seu cumprimento no Novo Testamento, mostrando a unidade da Palavra de Deus. Vamos conferir.
Profecias do Antigo Testamento cumpridas no Novo Testamento
Vários profetas anunciaram a vinda do Messias, e essas profecias foram cumpridas na pessoa de Jesus Cristo. Isaías 7:14, por exemplo, diz:
Este versículo se cumpriu em Mateus 1:23, onde o nascimento de Jesus é apresentado como a realização da promessa de Deus.
O Antigo Testamento aponta para Cristo
Jesus é a figura central da Bíblia, e Ele mesmo afirmou que as Escrituras do Antigo Testamento testificam sobre Ele. Em Lucas 24:27, lemos:
A̱ꞌkhue̱n Jesús nigíꞌdu̱u̱n niꞌthán-makúu̱n mbá xúgíí rí naꞌthán ná i̱yi̱i̱ꞌ ajngóo Ana̱ꞌlóꞌ ga̱jma̱á numuu̱ ikhaa̱. Nigíꞌdu̱u̱n-muu̱ ná i̱yi̱i̱ꞌ rí niꞌtháán Moisés, xkuaꞌnii asndo mbá xúgíí i̱yi̱i̱ꞌ rí nitháán tsí ni̱rawíjnga̱a ajngóo Ana̱ꞌlóꞌ wajyúú.
Isso mostra que toda a história bíblica converge para Cristo, desde os patriarcas até as profecias messiânicas.
Os sacrifícios do Antigo Testamento e o sacrifício de Jesus
No Antigo Testamento, o sistema sacrificial servia como meio de expiação pelos pecados. No entanto, esses sacrifícios eram apenas sombras do verdadeiro sacrifício de Cristo. Hebreus 10:10 declara:
Ikhaa jngó na̱ka̱-ra̱gu̱ma-jaꞌwáanꞌlóꞌ, numuu rí Krísto̱ niꞌnii̱ rí nandoo Ana̱ꞌlóꞌ nákhí nixnáxe̱-mine̱e̱ꞌ rí ma̱ja̱ñúu̱. Mbóó miꞌtsú nijáñuu̱ jamí jámuu gíꞌdoo numuu ne̱.
Isso evidencia que Jesus é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo (João 1:29), tornando desnecessários os antigos rituais de sacrifício.
A nova aliança em Cristo
O Antigo Testamento fala sobre a aliança de Deus com Israel, enquanto o Novo Testamento apresenta a nova aliança em Cristo. Jeremias 31:31-33 profetiza essa nova aliança, que é confirmada em Hebreus 8:6-13. Por meio de Jesus, não somos mais justificados pela Lei mosaica, mas sim pela graça mediante a fé (Efésios 2:8,9).
Se este conteúdo te ajudou, compartilhe a Palavra de Deus com seus parentes ou amigos mais próximos.