Publicidade

Temor do Senhor

Por Bíblia Online –

O temor do Senhor é o princípio da sabedoria. Não se trata de medo, mas de reverência profunda, respeito e admiração diante da santidade e grandeza de Deus.

O princípio da sabedoria

A Escritura afirma que temer ao Senhor é o primeiro passo para a verdadeira sabedoria. Quem teme a Deus discerne o certo e aprende a viver com prudência.

10 O temor de Jeová é o princípio da sabedoria; Têm bom entendimento todos os que o cumprem: O seu louvor subsiste para sempre.

10 O temor de Jeová é o princípio da sabedoria, E o conhecimento do Santo é o entendimento.

33 O temor de Jeová é a instrução da sabedoria, E adiante da honra vai a humildade.

28 E disse ao homem: Eis que o temor do Senhor é a sabedoria; E o apartar-se do mal é o entendimento.

9 O temor de Jeová é limpo, e permanece para sempre; Os juízos de Jeová são verdadeiros e inteiramente justos.10 Eles são mais para desejar do que o ouro, sim do que muito ouro fino; E são mais doces do que o mel e o que os favos destilam.11 Demais disso por eles é o teu servo advertido: E em os guardar há grande galardão.

Bênçãos do temor

Quem teme ao Senhor encontra vida longa, provisão e proteção. O temor de Deus nos guarda do mal e nos conduz à humildade.

4 A recompensa da humildade e do temor a Jeová É a riqueza, a honra e a vida.

27 O temor de Jeová prolonga os dias, Mas os anos dos perversos serão abreviados.

27 O temor de Jeová é fonte de vida, Para desviar dos laços da morte.

6 Pela misericórdia e pela verdade expia-se a iniqüidade, E pelo temor de Jeová os homens desviam-se do mal.

14 Feliz é o homem que sempre está com medo; Mas quem endurece o coração, cairá na desgraça.

8 Gostai e vede que Jeová é bom: Feliz é o homem que nele se refugia.9 Temei a Jeová, vós que sois os seus santos, Porque nada falta aos que o temem.

Vivendo no temor do Senhor

Temer ao Senhor é obedecer seus mandamentos, andar em seus caminhos e amá-lo de todo coração. Essa reverência se expressa em justiça e integridade.

4 Andareis após Jeová vosso Deus, e temê-lo-eis; guardareis os seus mandamentos, e obedecereis à sua voz, e o servireis e a ele vos unireis.

6 Guardarás os mandamentos de Jeová teu Deus, para andares nos seus caminhos e para o temeres.

11 Servi a Jeová com temor, E regozijai-vos com tremor.

11 Vinde, filhos, e escutai-me; Eu vos ensinarei o temor de Jeová.12 Quem é o homem que deseja a vida, E quer largos dias para ver prosperidade?13 Guarda a tua língua do mal, E os teus lábios de falarem dolo.14 Desvia-te do mal, e faze o bem; Busca a paz, e segue-a.

7 Agora seja o temor de Jeová sobre vós; tomai cuidado e fazei-o, porque não há em Jeová nosso Deus, iniqüidade, nem acepção de pessoas, nem aceitação de dádivas.

14 Não amaldiçoarás o surdo, nem porás tropeço diante do cego, mas temerás o teu Deus: eu sou Jeová.

17 Ninguém oprimirá ao seu próximo; mas temerás o teu Deus: pois eu sou Jeová vosso Deus.

35 Se teu irmão se tornar pobre e as suas mãos se enfraquecerem junto a ti, sustentá-lo-ás. Ele viverá contigo como estrangeiro e peregrino.36 Não receberás dele usura nem ganho; mas temerás o teu Deus, para que teu irmão viva contigo.

4 Digo-vos, amigos meus, não temais aos que matam o corpo, e depois disto nada mais podem fazer.5 Mas eu vos mostrarei a quem haveis de temer: Temei aquele que, depois de matar, tem poder de lançar-vos na geena. Sim, digo-vos: Temei a este.

Publicidade