1 Uma resposta branda desvia o furor, Mas a palavra dura excita a ira.

2 A língua dos sábios destila o conhecimento, Mas a boca dos loucos derrama a estultícia.

3 Os olhos de Jeová estão em todo o lugar, Vigiando aos maus e aos bons.

4 A língua suave é árvore de vida, Mas a perversa quebranta o espírito.

5 O insensato despreza a correção de seu pai; Mas aquele que atende à repreensão consegue a prudência.

6 Na casa do justo há grandes tesouros, Mas nas rendas do perverso há perturbação.

7 Os lábios dos sábios difundem o conhecimento, Porém não o faz o coração dos loucos.

8 O sacrifício dos perversos é abominação a Jeová, Mas a oração dos retos é-lhe agradável.

9 O caminho dos perversos é abominação a Jeová, Mas ele ama ao que segue a justiça.

10 Correção rigorosa há para quem abandona o caminho; E aquele que aborrece a repreensão morrerá.

11 O Cheol e Abadom estão diante de Jeová; Quanto mais os corações dos filhos dos homens!

12 O escarnecedor não gosta de quem o repreende, Não irá ter com os sábios.

13 O coração alegre torna contente o rosto, Mas com a tristeza do coração abate-se o espírito.

14 O coração do inteligente busca o conhecimento, Mas a boca dos loucos se apascenta de estultícia.

15 Todos os dias do aflito são maus, Mas o homem feliz tem um banquete contínuo.

16 Melhor é o pouco com o temor de Jeová, Do que grandes tesouros e com eles a inquietação.

17 Melhor é o prato de hortaliças onde há amor, Do que o boi cevado e com ele o ódio.

18 O homem irascível excita rixas; Mas quem é tardio em irar-se aplaca contendas.

19 O caminho do preguiçoso é como uma sebe de espinhos, Mas a vereda dos justos é uma estrada real.

20 O filho sábio alegra a seu pai, Mas o homem insensato despreza a sua mãe.

21 A estultícia é alegria para quem é falto de sabedoria, Mas o homem de entendimento faz direito o seu caminho.

22 Onde não há conselho, dissipam-se os planos; Mas os muitos conselhos os estabelecem.

23 O homem alegra-se em dar uma resposta; E a palavra a seu tempo, quão boa é!

24 Para o sábio o caminho da vida é para cima, A fim de evitar o Cheol que é em baixo.

25 Jeová desarraigará a casa dos soberbos, Mas estabelecerá os termos da viúva.

26 Maus desígnios são abominação a Jeová, Mas palavras agradáveis são puras.

27 Aquele que tem espírito de ganância perturba a sua casa; Mas quem aborrece dádivas, viverá.

28 O coração do justo medita no que há de responder, Mas a boca dos perversos derrama coisas más.

29 Jeová está longe dos perversos, Mas ouve a oração dos justos.

30 A luz dos olhos alegra ao coração, E boas novas engordam aos ossos.

31 O ouvido que escuta a repreensão que dá a vida, Terá a sua morada entre os sábios.

32 Quem rejeita a correção, despreza a sua alma; Mas aquele que escuta a repreensão, adquire conhecimento.

33 O temor de Jeová é a instrução da sabedoria, E adiante da honra vai a humildade.

1 By a soft answer wrath is turned away, but a bitter word is a cause of angry feelings.

2 Knowledge is dropping from the tongue of the wise; but from the mouth of the foolish comes a stream of foolish words.

3 The eyes of the Lord are in every place, keeping watch on the evil and the good.

4 A comforting tongue is a tree of life, but a twisted tongue is a crushing of the spirit.

5 A foolish man puts no value on his father's training; but he who has respect for teaching has good sense.

6 In the house of the upright man there is a great store of wealth; but in the profits of the sinner there is trouble.

7 The lips of the wise keep knowledge, but the heart of the foolish man is not right.

8 The offering of the evil-doer is disgusting to the Lord, but the prayer of the upright man is his delight.

9 The way of the evil-doer is disgusting to the Lord, but he who goes after righteousness is dear to him.

10 There is bitter punishment for him who is turned from the way; and death will be the fate of the hater of teaching.

11 Before the Lord are the underworld and destruction: how much more, then, the hearts of the children of men!

12 The hater of authority has no love for teaching: he will not go to the wise.

13 A glad heart makes a shining face, but by the sorrow of the heart the spirit is broken.

14 The heart of the man of good sense goes in search of knowledge, but foolish things are the food of the unwise.

15 All the days of the troubled are evil; but he whose heart is glad has an unending feast.

16 Better is a little with the fear of the Lord, than great wealth together with trouble.

17 Better is a simple meal where love is, than a fat ox and hate with it.

18 An angry man makes men come to blows, but he who is slow to get angry puts an end to fighting.

19 Thorns are round the way of the hater of work; but the road of the hard worker becomes a highway.

20 A wise son makes a glad father, but a foolish man has no respect for his mother.

21 Foolish behaviour is joy to the unwise; but a man of good sense makes his way straight.

22 Where there are no wise suggestions, purposes come to nothing; but by a number of wise guides they are made certain.

23 A man has joy in the answer of his mouth: and a word at the right time, how good it is!

24 Acting wisely is the way of life, guiding a man away from the underworld.

25 The house of the man of pride will be uprooted by the Lord, but he will make safe the heritage of the widow.

26 Evil designs are disgusting to the Lord, but the words of the clean-hearted are pleasing.

27 He whose desires are fixed on profit is a cause of trouble to his family; but he who has no desire for offerings will have life.

28 The heart of the upright gives thought to his answer; but from the mouth of the evil-doer comes a stream of evil things.

29 The Lord is far from sinners, but his ear is open to the prayer of the upright.

30 The light of the eyes is a joy to the heart, and good news makes the bones fat.

31 The man whose ear is open to the teaching of life will have his place among the wise.

32 He who will not be controlled by training has no respect for his soul, but he who gives ear to teaching will get wisdom.

33 The fear of the Lord is the teaching of wisdom; and a low opinion of oneself goes before honour.