Hebreus

Quinquagésimo oitavo livro da Bíblia e décimo nono do Novo Testamento, neste livro podemos observar alguns conselhos dados aos judeus para que permanecessem firmes na fé em Cristo. Aqui, nos é mostrado as bençãos de Deus para aqueles que possuem fé e creem nEle.

Ao longo dos 13 capítulos podemos acompanhar que muitos judeus estavam retornando para o judaísmo devido as perseguições que sofriam como cristãos; este livro chama os judeus a manterem-se firmes nos caminhos do Senhor, para que não duvidem de Cristo e não o provoquem, assim como seus antepassados. “Portanto, como diz o Espírito Santo: Se ouvirdes hoje a sua voz, não endureçais os vossos corações, como na provocação, no dia da tentação no deserto. Onde vossos pais me tentaram, me provaram, e viram por quarenta anos as minhas obras”. (Hebreus 3:7-9)

Em hebreus também é mostrada a autoridade e superioridade de Cristo, sendo Ele superior às leis de Moisés, aos anjos e aos profetas, sendo assim, superior à todas as coisas. Cristo é revelado como o grande Sumo Sacerdote, misericordioso, que padeceu sob os nossos pecados e nos dá a salvação eterna. Ele também é o mediador entre os cristãos e Deus, que nos mantém em comunhão com o Senhor.

Aqui também conhecemos mais sobre Melquisedeque, rei de Salém, sacerdote de Deus e uma figura de Cristo. Melquisedeque havia abençoado Abraão após este retornar de uma batalha para salvar seu sobrinho Ló; com a benção, Abraão concedeu a Melquisedeque o dízimo. “E Melquisedeque, rei de Salém, trouxe pão e vinho; e era este sacerdote do Deus Altíssimo. E abençoou-o, e disse: Bendito seja Abrão pelo Deus Altíssimo, o Possuidor dos céus e da terra; e bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus inimigos nas tuas mãos. E Abrão deu-lhe o dízimo de tudo”. (Gênesis 14:18-20)

Outra mensagem deixada em hebreus está no que aconteceria após a morte. Para aqueles que não creem no Senhor, o juízo. Para aqueles que creem, o perdão dos pecados já consumado e a salvação.

Portanto, neste livro podemos entender a necessidade de cremos no Senhor, pois o sangue de Cristo foi derramado pelos nossos pecados. Cristo se sacrificou para que tenhamos a vida eterna. Não devemos endurecer nossos corações às Suas Palavras, mas sim fortalecê-los com graça e fé.