Devocional de Hoje

Qua
Quarta
12
Nov

A atitude correta nas provações

21 and he said: Naked I have come from my mothers womb, and naked shall I return there. Jehovah has given, and Jehovah has taken away; blessed is the name of Jehovah.

22 In all this Job did not sin nor charge God with folly.

O livro de Jó é considerado pelos estudiosos cristãos como o mais antigo da Bíblia, anterior até mesmo ao Pentateuco. Ele está classificado entre os Livros Poéticos e abre a série composta por Salmos, Provérbios, Eclesiastes e Cantares. Por isso, encontra-se posicionado após outros livros na ordem bíblica.

Não foi por acaso que Deus inspirou o escritor do livro de Jó (atribuído a Moisés) a registrar essa história como a primeira obra literária canônica. Parece-nos que Deus quis, desde o início, deixar claro que a jornada dos justos nesta vida não seria um mar de rosas, cheia de facilidades e alegrias, mas também marcada por lutas e aflições. O Senhor nos mostra que, mesmo os justos, embora floresçam como a palmeira, enfrentam ventos fortes e golpes que tentam derrubá-los (João 16:33).

As provações são inevitáveis na vida de quem serve a Deus. Não há como viver neste mundo sem enfrentá-las. A Bíblia as associa ao fardo e ao jugo que Cristo nos chama a carregar, ou à cruz que devemos tomar todos os dias. Também são comparadas ao “dia mau”, citado por Paulo, às aflições, adversidades e situações difíceis que um filho de Deus enfrenta.

De um modo ou de outro, as provações fazem parte do nosso processo de aperfeiçoamento na caminhada rumo a um relacionamento mais profundo com o Senhor. Jó, antes de ser provado, conhecia Deus apenas de ouvir falar, ou seja, tinha uma fé teórica. Porém, depois de passar por intensas provas, pôde afirmar que agora via Deus com os próprios olhos da fé, tamanha foi a comunhão desenvolvida entre eles (Jó 42:5).

A grande lição que a história de Jó nos ensina é que devemos reconhecer as provações como oportunidades dadas por Deus para o nosso crescimento espiritual. Devemos atravessá-las com adoração e louvor ao Todo-Poderoso, que é soberano sobre todas as coisas, Aquele que nos dá tudo o que temos e pode, se quiser, tomar de volta. Com essa atitude, Jó alcançou ainda maiores bênçãos, e nós também alcançaremos.

Deus lhe abençoe!

“Deus me deu; Deus tomou. Bendito seja o nome do Senhor! A Ele a glória, a Ele a honra e o louvor!” (Midian Lima)

ORE: Deus benigno, que a Tua graça nos cubra e nos capacite a atravessar os momentos difíceis da vida sem murmurações, mas com louvor e gratidão a Ti. Amém.

Prévia de Amanhã

A fragilidade da vida humana

Jó compara a vida humana à fragilidade de uma árvore; brevidade e busca por Deus são temas centrais. A vida é passagem, almeje eternidade.
**
Dias
**
Horas
**
Minutos
**
Segundos

Devocional de Ontem

Ter
Terça
11
Nov

Testemunho do próprio Deus

6 Now there was a day when the sons of God came to present themselves before Jehovah, and Satan also came among them.

7 And Jehovah said to Satan, From where do you come? So Satan answered Jehovah and said, From going to and fro on the earth, and from walking about on it.

8 Then Jehovah said to Satan, Have you set your heart on My servant Job, that there is none like him on the earth, a perfect and upright man, one who fears God and turns away from evil?

Jó é um dos maiores exemplos do modelo de fidelidade que Deus espera dos homens. Ele foi atestado pelo próprio Deus como um homem íntegro, reto, temente ao Senhor e que se desviava do mal. E o mais notável é que Jó alcançou essa condição em um contexto histórico muito peculiar.

Ao que tudo indica, ele não era descendente de Abraão e, portanto, não fazia parte da promessa que Deus havia feito ao patriarca. Da mesma forma, não estava sob a Lei de Moisés, e por isso não a cumpria. Jó também não oferecia sacrifícios segundo o modelo estabelecido pela tradição hebraica. Ainda assim, quando Deus conversou com Satanás, Ele fez questão de mencioná-lo com honra, chamando-o de “meu servo” e destacando suas virtudes, um testemunho que revela o quanto aquele homem agradava ao Senhor (Tiago 5:11).

Jó se assemelha a Melquisedeque, rei de Salém, que não tinha genealogia ligada à linhagem da promessa (pois era cananeu), mas foi reconhecido por Abraão como sacerdote do Deus Altíssimo. Ambos representam pessoas que não foram alcançadas pela aliança com base em descendência, religião ou etnia, mas que foram alcançadas pela Graça de Deus, sem mérito algum (Romanos 5:20).

Da mesma forma, nós também fomos alcançados por essa Graça. Estávamos mortos em nossos delitos e pecados, separados da vida de Deus e destinados à perdição eterna. Mas, por meio de Cristo Jesus, Deus nos estendeu Sua Graça e nos fez justos diante Dele.

Que o nosso testemunho diante de Deus seja como o de Jó: íntegros, retos, tementes ao Senhor e afastados do mal.

Deus lhe abençoe!

“O testemunho divino a nosso respeito é sempre contundente: ou estamos no centro da Sua vontade, ou estamos fora dela.” (Anônimo)

ORE: Deus Poderoso, ajuda-nos a ser fiéis a Ti, a ponto de termos de Ti o testemunho de aprovados. Amém.

Devocional de Anteontem

Seg
Segunda
10
Nov

No lugar certo, na hora certa

14 For if you remain completely silent at this time, relief and deliverance will arise for the Jews from another place, but you and your fathers house shall perish. Yet who knows whether you have attained unto the kingdom for such a time as this?

É maravilhoso observar como Deus, em Sua providência, cuida do Seu povo!

A história de Hadassa, conhecida como Ester, é uma inspiradora lição sobre o quanto é recompensador confiar na ação divina em favor daqueles que pertencem ao Senhor. Se Ester não estivesse no lugar certo e na hora certa, um terrível genocídio poderia ter se abatido sobre o povo da Promessa, o que poderia até mesmo ter levado à sua extinção.

Ester era uma jovem de notável beleza, criada por seu parente Mardoqueu, que cuidava dela com zelo paterno e se esforçava para protegê-la. Enquanto isso, Deus agia nos bastidores, preparando o caminho para que ela fosse escolhida pelo rei persa Assuero como rainha. Tudo acontecia de forma silenciosa, mas sob o perfeito controle do Senhor (Isaías 64:4,5).

Hamã, um dos homens de confiança do rei, cheio de ódio contra os judeus, planejou um meio de exterminar o povo da Promessa. E quase conseguiu, se não fosse a coragem de Ester, que, orientada por Mardoqueu, decidiu se posicionar e revelar o plano do inimigo.

Assim, mais uma vez, Deus livrou Seu povo da destruição, provando que o juramento feito a Abraão permanece firme, pois Ele é imutável (Malaquias 3:6).

Que poderosa inspiração para a nossa fé! Essa história mostra que, mesmo em meio às piores circunstâncias, Deus continua fiel à Sua Palavra e vela para que ela se cumpra por completo. A fidelidade de Deus é como Ele mesmo: não muda, não falha e não varia (Tiago 1:17).

Quando verdadeiramente confiamos em Deus, não precisamos temer o mal. Mesmo que o perigo nos cause apreensão, podemos descansar na certeza de que o mesmo Deus que livrou Ester e o Seu povo da morte também nos guarda e trabalha em nosso favor. Ele nunca falha e sempre está atento às necessidades dos que O amam.

Deus lhe abençoe!

“Se tudo estiver parecendo fora de lugar, e você estiver no meio disso tudo, aguce a sua fé: Deus pode ter lhe colocado aí para pôr as coisas em ordem.” (Anônimo)

ORE: Deus Grandioso, dá-nos olhos espirituais para enxergar as oportunidades de sermos úteis ao Teu Reino. Amém.


O que é um Devocional Diário?

Um Devocional Diário é um momento especial dedicado à comunhão com Deus. É uma parte do seu dia-a-dia que você investe para ter novas e surpreendentes descobertas e seguir um caminho de desenvolvimento espiritual.

O Devocional envolve a leitura de um versículo da Bíblia, uma meditação sobre o texto em questão, reflexão sobre os ensinamentos e uma oração final.

Como fazer o seu Devocional Diário?

Listamos abaixo 5 dicas para você aproveitar da melhor maneira a leitura bíblica e a meditação diária:

  • Reserve um momento do dia e um local especial para isso: Escolha um horário e um lugar tranquilos para evitar distrações e focar no seu tempo com Deus. Faz diferença.
  • Leia o versículo ou trecho bíblico com foco e atenção: Comprometa-se com a leitura diária da Palavra de Deus, prestando atenção aos detalhes e significados.
  • Leia a meditação diária: Reflita sobre os comentários trazidos pelo Devocional e desenvolva o seu próprio entendimento do propósito de Deus para a sua vida com aquela mensagem.
  • Extrapole os pensamentos e aja! A aplicação prática do que você descobriu torna o processo ainda mais engrandecedor e gera um maravilhoso sentimento de realização.
  • Divida o seu aprendizado com os outros: compartilhe com pessoas próximas e com quem você gosta o que o Senhor tem lhe presenteado através dos Devocionais.

Importância do compromisso com a Palavra de Deus

Um Devocional Diário é uma prática valiosa que pode transformar sua vida espiritual. Ao seguir essas dicas e manter um compromisso diário com a leitura e reflexão bíblica, você fortalecerá sua fé e se aproximará mais de Deus.

Mas lembre-se de que estar engajado com a Palavra de Deus é essencial para o crescimento espiritual e para desenvolver uma relação mais próxima com Ele.

Devocional Diário