Anseio pela casa de Deus
1 How lovely is Your dwelling place, O Jehovah of Hosts!
2 My soul longs, yea, is spent for the courts of Jehovah; my heart and my flesh cry out for the living Mighty God.
3 Even the sparrow has found a house, and the swallow a nest for herself, where she may lay her young; even Your altars, O Jehovah of Hosts, my King and my God.
4 Blessed are those who dwell in Your house; they will still praise You. Selah
Estar na presença de Deus é o maior desejo de todo aquele que o ama e o serve de coração sincero. Não há outro lugar em que a alma do cristão se sinta mais completa do que na presença do Senhor! Embora Deus se manifeste em qualquer lugar, por ser Onipresente, a sua presença é especialmente revelada na sua casa, o lugar onde sua família se reúne em unidade para adorá-lo (Salmos 122:1).
Deus sempre desejou habitar entre nós. No Jardim, procurou Adão (Gênesis 3:8,9); a Jacó, mostrou uma escada que ligava o céu à terra (Gênesis 28:12,13); no deserto, instituiu o Tabernáculo e a Arca da Aliança (Êxodo 25:8,9). E, finalmente, tabernaculou entre nós de forma definitiva por meio do seu Filho, Jesus Cristo, que se fez homem (João 1:14). Hoje, Ele habita em nós pelo seu Espírito Santo (1 Coríntios 3:16).
Deus fez uma busca contínua por um lugar no coração humano. Essa busca é a resposta divina ao anseio da própria humanidade, que, mesmo morta em seus pecados, sente o vazio de viver distante do Criador (Isaías 59:2). Deus existe para a sua criação, e a sua criação existe para Ele! Assim como o Senhor ama suas criaturas, nós também temos uma necessidade profunda de estar com Ele (Judas 1:24,25).
Ainda que o pecado tenha separado o homem de Deus, o Redentor procura, na humanidade caída, os verdadeiros adoradores, aqueles que, convencidos pelo Espírito Santo, o recebem por meio de Cristo e o adoram em espírito e em verdade (João 4:23,24).
Ame a casa de Deus! Ame estar entre os que nela habitam!
Deus lhe abençoe!
"Eu encontrei teus altares, Senhor, Rei meu e Deus meu!" (João Alexandre)
ORE: Senhor, nós amamos a tua casa. Queremos estar nela continuamente, junto com os nossos irmãos. Amém.
O Senhor reina!
Deus reina supremo, garantindo ordem e justiça, mesmo quando o caos aparenta reinar. Seu reino é eterno e oferece salvação.
Celebremos a Deus!
1 Shout for joy unto God, all the earth!
2 Make music to the honor of His name; make His praise glorious.
3 Say unto God, How awesome are Your works! Through the greatness of Your power Your enemies cower before You.
4 All the earth shall bow down before You and sing unto You, and make music unto Your name. Selah.
Celebrar significa festejar, exaltando as qualidades e os feitos grandiosos de alguém, tornando-o conhecido, admirado e desejado. Celebrar a Deus é exatamente isso: tornar o Seu nome célebre, reconhecendo publicamente Suas obras poderosas e proclamando quem Ele é. Celebrar vai além de apenas louvar ou adorar, é anunciar as grandezas do Senhor e festejar de tal maneira que o mundo deseje conhecê-Lo e servi-Lo.
Quando celebramos a Deus, tornamos o Seu nome conhecido e cooperamos com o propósito de salvação, pois somente Ele, por meio de Cristo Jesus, pode salvar. No entanto, muitas vezes nos limitamos a cultuá-Lo apenas dentro das quatro paredes do templo ou em eventos específicos. Mas podemos celebrá-Lo todos os dias, contando Suas maravilhas, testemunhando Seus milagres e falando de tudo o que Ele faz por nós, em nós e através de nós (Romanos 1:16).
A celebração nasce de uma alma satisfeita. É a expressão espontânea de alegria e gratidão que transborda do coração de quem reconhece o amor e a fidelidade de Deus. Celebrar é demonstrar ao mundo que a nossa alegria é verdadeira, porque vem do Senhor, que pode todas as coisas e trabalha em favor daqueles que O amam (Salmos 100:2,3).
Portanto, quer estejamos em tempos de alegria ou em meio às lutas, celebremos a Deus com todo o coração, com toda a alma e com todo o entendimento. Mesmo quando a figueira não floresce, continuemos a exaltar o Seu nome, pois Ele é digno de ser celebrado em todo tempo (Habacuque 3:17-19).
Deus lhe abençoe!
“Não tenha medo de repetir em demasia os louvores a Deus; todo o perigo está em expressá-los insuficientemente.”
(Matthew Henry)
ORE:
Deus Digno de louvor, queremos celebrar o Teu nome em todos os dias da nossa vida e também por toda a eternidade.
Amém.
Quem pode julgar Deus?
1 Then Jehovah answered Job out of the tempest, and said:
2 Who is this who darkens counsel by words without knowledge?
3 Now gird up your loins like a man; I will consult with you, and you declare unto Me.
4 Where were you when I laid the foundations of the earth? Declare, if you have become acquainted with understanding.
5 Who has fixed its measurements? Surely you know! Or who has stretched the line upon it?
6 To what were its foundations fastened? Or who laid its cornerstone,
7 when the morning stars sang together, and all the sons of God shouted for joy?
8 Or who shut in the sea with doors, when it burst forth and came forth from the womb;
9 when I made the clouds its garment, and thick darkness its swaddling band;
Durante todo o tempo da provação que se abateu sobre Jó, Deus permaneceu em silêncio. Ele não falou diretamente com Jó, ainda que estivesse cuidando dele em cada momento do seu sofrimento. E, na intensidade da dor, Jó, embora não tivesse pecado em nenhum instante, começou a levantar questionamentos sobre sua própria vida diante de Deus. Reconhecia sua pequenez diante do Todo-Poderoso, mas não conseguia compreender a razão de tamanho sofrimento que atingira sua família.
No entanto, Deus não deixa Seus filhos sem resposta. Ele respondeu a Jó de modo majestoso, mostrando-lhe que o ser humano não pode julgar os desígnios do Criador, o Deus que não pensa com a mente humana e não caminha segundo os caminhos dos homens. Deus está muito acima de nós, e jamais poderemos compreendê-Lo completamente, a menos que Ele mesmo se revele a nós (Isaías 55:8,9).
A provação de Jó o levou a entender que os propósitos de Deus para Seus filhos são eternos, e que os sofrimentos desta vida são apenas processos preparatórios, treinamentos espirituais que nos moldam para nos tornarmos aquilo que o Senhor deseja que sejamos (Jeremias 29:11-13).
Portanto, quando estivermos atravessando adversidades e passando por tempos de provação, não nos atrevamos a julgar a Deus. Antes, sejamos gratos, porque Ele está nos preparando para a eternidade.
Deus lhe abençoe!
“Deus é o Supremo Legislador e o Grande Juiz. Ele julga a todos, e por ninguém pode ser julgado.”
(Aureliano Jr.)
ORE:
Deus Justo, dá-nos humildade para reconhecer que dependemos totalmente de Ti, e que não temos o direito de questionar-Te por causa das nossas provações.
Amém.
O que é um Devocional Diário?
Um Devocional Diário é um momento especial dedicado à comunhão com Deus. É uma parte do seu dia-a-dia que você investe para ter novas e surpreendentes descobertas e seguir um caminho de desenvolvimento espiritual.
O Devocional envolve a leitura de um versículo da Bíblia, uma meditação sobre o texto em questão, reflexão sobre os ensinamentos e uma oração final.
Como fazer o seu Devocional Diário?
Listamos abaixo 5 dicas para você aproveitar da melhor maneira a leitura bíblica e a meditação diária:
- Reserve um momento do dia e um local especial para isso: Escolha um horário e um lugar tranquilos para evitar distrações e focar no seu tempo com Deus. Faz diferença.
- Leia o versículo ou trecho bíblico com foco e atenção: Comprometa-se com a leitura diária da Palavra de Deus, prestando atenção aos detalhes e significados.
- Leia a meditação diária: Reflita sobre os comentários trazidos pelo Devocional e desenvolva o seu próprio entendimento do propósito de Deus para a sua vida com aquela mensagem.
- Extrapole os pensamentos e aja! A aplicação prática do que você descobriu torna o processo ainda mais engrandecedor e gera um maravilhoso sentimento de realização.
- Divida o seu aprendizado com os outros: compartilhe com pessoas próximas e com quem você gosta o que o Senhor tem lhe presenteado através dos Devocionais.
Importância do compromisso com a Palavra de Deus
Um Devocional Diário é uma prática valiosa que pode transformar sua vida espiritual. Ao seguir essas dicas e manter um compromisso diário com a leitura e reflexão bíblica, você fortalecerá sua fé e se aproximará mais de Deus.
Mas lembre-se de que estar engajado com a Palavra de Deus é essencial para o crescimento espiritual e para desenvolver uma relação mais próxima com Ele.