A melhor escola da vida
12 So teach us to number our days, that we may get us a heart of wisdom.
Existe uma tênue distinção, nem sempre percebida, entre inteligência e sabedoria. A primeira é a capacidade de adquirir e acumular conhecimento; a segunda é a habilidade de utilizar esse conhecimento de modo que seu uso resulte em bem pessoal ou coletivo.
O mundo sempre foi pródigo, abundante, em pessoas inteligentes. Aliás, grande parte do progresso que hoje se observa é resultado dessa abundância. Entretanto, pessoas verdadeiramente sábias são menos frequentes ou, por que não dizer, até mesmo raras. Isso acontece porque é necessário muito mais empenho para que alguém seja, de fato, sábio.
É inegável que a inteligência tem grande valor, mas a sabedoria é muito mais preciosa. Tanto é assim que as Escrituras dedicam muito mais espaço à sabedoria do que à inteligência. Isso porque o sábio consegue governar o conhecimento que possui, enquanto nem sempre o inteligente age com sabedoria.
É estimulante perceber o quanto a sabedoria é celebrada no Texto Sagrado (ver Provérbios 8). Isso nos inspira a compreender que uma vida bem-sucedida deve ter a sabedoria como fonte de orientação e direção. Mais empolgante ainda é saber que em Deus encontramos uma fonte inesgotável de sabedoria, concedida liberalmente a todos quantos a pedem com fé (Tiago 1:5,6).
Ser sábio é reconhecer a vida como um dom de Deus e passar por ela deixando bons exemplos (Mateus 5:16). Quantas pessoas conhecemos que mal sabem ler ou escrever, mas possuem tamanha sabedoria que nos encanta estar perto delas, a ponto de desejarmos imitá-las!
O grande propósito da sabedoria que procede de Deus é nos ajudar a compreender quem somos e por que existimos. Isso gera em nós a paz necessária para enfrentar os desafios da vida e nos permite atravessá-la como quem passa por uma grande escola, saindo aprovados e deixando exemplos para as próximas gerações. Ser sábio é ser exemplo.
Buscar e alcançar a sabedoria exige esforço, envolve sacrifícios e requer renúncias. Porém, ao final de tudo, compreenderemos melhor os nossos dias sobre a terra e deixaremos um legado que jamais se apagará (Mateus 5:13,14). Eis a melhor escola da vida.
Deus te abençoe!
Aureliano Guimarães Júnior.
“Se alguém anseia pela sabedoria de Deus, terá de renunciar à própria sabedoria e pedir a luz divina.”
João Calvino.
O importante e o fundamental
Somos sufocados por uma rotina intensa, que nos envolve a tal ponto que mal conseguimos viver de forma equilibrada.
Planos e projetos
1 The plans of the heart belong to man, but the answer of the tongue is from LORD.
Já percebeu que a vida é uma sucessão de planos que fazemos todos os dias? Isso é inevitável, pois somos dotados de racionalidade. Vivemos o presente com a mente voltada para o futuro, planejando o amanhã e criando expectativas sobre “como tudo há de ser”.
Uma vida pautada apenas em planos e projetos pode se tornar decepcionante quando insistimos em depositar nossa esperança em uma fonte equivocada de confiança. É natural que o nosso coração, isto é, nossos sentimentos, assuma o protagonismo dos nossos desejos ao formular planos e projetos.
O coração humano é suscetível ao engano dos próprios sentimentos (Jeremias 17:9). Por isso, ele precisa ser guardado, para não ser dominado por si mesmo, o que nos expõe ao risco de confiar em planos que podem não se concretizar da maneira como idealizamos (Provérbios 4:23). Devemos, sim, planejar o futuro e nos preparar para o amanhã, mas não nos entregar à ansiedade de achar que tudo acontecerá exatamente como desejamos (Mateus 6:34).
Há uma antiga afirmação, que se tornou um dito popular, segundo a qual “o futuro pertence a Deus”, e isso é uma solene verdade. Não adianta fazermos inúmeros planos e elaborarmos tantos projetos se não nos submetermos Àquele que, de fato, pode fazer com que Sua vontade soberana se cumpra na vida de cada pessoa. E sabemos que essa vontade é “boa, perfeita e agradável” (Romanos 12:2).
Tranquilize-se: Deus está cuidando de tudo. Mesmo quando as coisas parecem fora do lugar, elas estão exatamente onde deveriam estar. Você está em um processo de construção, e o construtor é o Deus que o criou e conhece cada detalhe da sua vida (Salmos 139:13). Faça os seus planos. Projete o seu futuro. Alimente os seus sonhos com esperança. Contudo, mantenha o coração e o entendimento abertos para discernir cada movimento divino em seu favor, mesmo quando a realidade não corresponder às suas expectativas.
Deus tem um interesse particular e especial em que você seja abençoado, frutífero e vitorioso.
Deus te abençoe!
Aureliano Guimarães Júnior.
“Ore como se tudo dependesse de Deus; trabalhe como se tudo dependesse de você.”
Autor desconhecido.
Viver em paz
7 And the peace of God that surpasses all understanding will guard your hearts and your minds in Christ Jesus.
Parece uma utopia, quase um paradoxo, imaginar que é possível viver em paz neste mundo. Conflitos acontecem em todas as instâncias da vida e, quando tudo parece finalmente se acalmar, somos confrontados com as nossas próprias guerras, os conflitos interiores que insistem em permanecer.
De fato, viver neste mundo e viver em paz soa, muitas vezes, como uma equação sem resposta. Quanto mais explicações, teorias ou reflexões sobre a paz conhecemos, mais distante ela parece estar de um coração verdadeiramente pacificado.
Por mais difícil que seja compreender o método divino, viver em paz é possível. Basta ter fé na justiça de Deus (Romanos 5:1), e seremos inundados por uma paz indescritível, que nem nós mesmos saberemos explicar. O coração se aquieta, a mente se apazigua, e os conflitos internos perdem a força.
Isso é possível porque a fé não depende de nós, mas de Deus (Efésios 2:8). Ele, o Pai, por meio de Cristo, seu Filho, o Príncipe da Paz (Isaías 9:6), e sob a ação consoladora do Espírito Santo, realiza em nós, pela graça, aquilo que nenhum método humano poderia alcançar: conduzir-nos a um estado de quietude perfeito, incompreensível, inexplicável, mas absolutamente real, a paz que excede todo o entendimento.
Dê a si mesmo a oportunidade de experimentar essa condição de paz que só em Jesus Cristo é possível acessar. Sem cerimonialismo, sem palavras eruditas ou teorias filosóficas rebuscadas, convide Deus para uma conversa. Abra o coração, permita que Ele entre, entregue o controle da mente e deixe-se inundar por uma paz da qual você jamais desejará se afastar.
Seja um reflexo da paz de Deus, essa mesma paz que excede todo o entendimento, mas que desperta curiosidade e atrai aqueles que também anseiam por encontrá-la.
Deus te abençoe!
Aureliano Guimarães Júnior.
“Não terei paz com ninguém enquanto não tiver paz com Deus.”
Guimarães Jr.
O que é um Devocional Diário?
Um Devocional Diário é um momento especial dedicado à comunhão com Deus. É uma parte do seu dia-a-dia que você investe para ter novas e surpreendentes descobertas e seguir um caminho de desenvolvimento espiritual.
O Devocional envolve a leitura de um versículo da Bíblia, uma meditação sobre o texto em questão, reflexão sobre os ensinamentos e uma oração final.
Como fazer o seu Devocional Diário?
Listamos abaixo 5 dicas para você aproveitar da melhor maneira a leitura bíblica e a meditação diária:
- Reserve um momento do dia e um local especial para isso: Escolha um horário e um lugar tranquilos para evitar distrações e focar no seu tempo com Deus. Faz diferença.
- Leia o versículo ou trecho bíblico com foco e atenção: Comprometa-se com a leitura diária da Palavra de Deus, prestando atenção aos detalhes e significados.
- Leia a meditação diária: Reflita sobre os comentários trazidos pelo Devocional e desenvolva o seu próprio entendimento do propósito de Deus para a sua vida com aquela mensagem.
- Extrapole os pensamentos e aja! A aplicação prática do que você descobriu torna o processo ainda mais engrandecedor e gera um maravilhoso sentimento de realização.
- Divida o seu aprendizado com os outros: compartilhe com pessoas próximas e com quem você gosta o que o Senhor tem lhe presenteado através dos Devocionais.
Importância do compromisso com a Palavra de Deus
Um Devocional Diário é uma prática valiosa que pode transformar sua vida espiritual. Ao seguir essas dicas e manter um compromisso diário com a leitura e reflexão bíblica, você fortalecerá sua fé e se aproximará mais de Deus.
Mas lembre-se de que estar engajado com a Palavra de Deus é essencial para o crescimento espiritual e para desenvolver uma relação mais próxima com Ele.