Vivificados
1 En julle het Hy lewend gemaak, wat dood was deur die misdade en die sondes
2 waarin julle tevore gewandel het volgens die loop van hierdie wêreld, volgens die owerste van die mag van die lug, van die gees wat nou in die kinders van die ongehoorsaamheid werk,
3 onder wie ons almal ook vroeër gewandel het in die begeerlikhede van ons vlees toe ons die wil van die vlees en van die sinne gedoen het; en ons was van nature kinders van die toorn net soos ook die ander.
Vivificação é o ato pelo qual alguém que está morto tem a sua vida restituída. Poderíamos usar a palavra ressurreição; mas, neste caso, o termo vivificação é mais apropriado, pois se aplica a alguém que está de fato vivo, porém, apenas no corpo, ou seja, morto espiritualmente, completamente afastado de Deus e destinado à morte eterna.
Tão grave é essa situação que ela também é chamada de segunda morte. Por antecipação, a pessoa nesse estado já é considerada morta em seus delitos e pecados (Efésios 2:1).
A vivificação é um ato sobrenatural de Deus. Somente Ele pode conceder vida espiritual a quem vivia separado d’Ele, em rota de colisão com a condenação eterna. Deus é o Autor da vida; Seu Filho Jesus é a Vida; e o Espírito Santo é o Espírito de Vida. Portanto, Deus está perfeitamente apto a tirar a vida, e também a dá-la (1 Samuel 2:6).
Jesus Cristo é a poderosa fonte de vida espiritual. Quem está n’Ele se torna nova criatura (2 Coríntios 5:17); passa da morte para a vida (João 5:24) e passa a viver com vida em abundância (João 10:10). Por fim, aquele que está em Cristo, após o fim da vida física, receberá o dom da vida eterna (João 17:3).
Assim, nós, que antes tínhamos uma relação filial com a ira de Deus, destinados à condenação eterna, agora, por meio de Cristo Jesus, somos feitos herdeiros da vida eterna (João 3:16). Aleluia!
Devemos, portanto, viver de maneira condizente com essa dádiva incomparável, procurando em tudo agradar a Deus (1 Tessalonicenses 4:1).
Deus lhe abençoe!
“A medicina moderna conseguiu desenvolver técnicas e manobras que possibilitam a ressuscitação de um corpo.
Mas só Jesus Cristo conserva o poder de tirar alguém da morte espiritual e dar-lhe vida eterna.”
— Aureliano Jr.
ORE: Deus Eterno, Te agradecemos pelo dom da vida eterna, que recebemos por meio de Cristo Jesus. Amém.
Ressuscitados
A obra de Cristo é inigualável: Ele nos livra, nos ama e nos dá vida eterna com graça e benignidade, nos fazendo novas criaturas.
O pleno poder de Cristo sobre todas as coisas
22 En Hy het alle dinge onder sy voete onderwerp en Hom as Hoof bo alle dinge aan die gemeente gegee,
23 wat sy liggaam is, die volheid van Hom wat alles in almal vervul.
Cristo Jesus é o coroamento de todo o plano de Deus Pai para a Sua criação. Nele se encontram Criador e criatura: como Criador, todas as coisas foram feitas por Ele, e sem Ele nada do que foi feito se fez. Como criatura, Ele se submeteu à forma humana, nascendo de mulher e passando por todas as etapas da vida, sujeitando-Se às leis naturais dos homens, exceto no pecado (Hebreus 4:15,16).
Cristo é o grande milagre da criação. Como Deus, Ele sempre existiu com o Pai. Como homem, Ele é o Primogênito de toda a criação e o Primogênito dentre os mortos. Como homem, Ele morreu. Como Deus, ressuscitou dentre os mortos e vive para sempre. Como homem, Cristo Jesus é o Mediador entre Deus e os homens. Como Deus, é o detentor de todo o poder no céu e na terra (Mateus 28:18).
Cristo Jesus é a perfeita imagem de Deus Pai, sendo Deus com Ele, formando uma triunidade divina com o Espírito Santo. Como homem, Ele é plenamente apto a interceder por nós diante de Deus; mas, sendo também Deus, é o Supremo Juiz das nossas causas e julgará os ímpios no fim de todas as coisas (Colossenses 1:15).
Poderíamos escrever indefinidamente sobre essa misteriosa e sobrenatural relação entre a divindade e a humanidade de Cristo Jesus, demonstrando que Ele é único em essência, existência e substância. Ele é o Caminho, a Verdade e a Vida, sendo o único acesso ao Pai pela fé, de modo que, fora d’Ele, ninguém jamais poderá chegar a Deus.
Entretanto, o objetivo deste breve devocional não é esgotar esse que é o maior de todos os temas das Escrituras. O que se deseja é que você, leitor, vá à Palavra e conheça mais profundamente a Cristo.
Deus lhe abençoe!
“Em Sua vida, Cristo é um exemplo que nos mostra como viver;
em Sua morte, um sacrifício satisfatório por nossos pecados;
em Sua ressurreição, um vencedor;
em Sua ascensão, um rei;
em Sua intercessão, um sacerdote.”
— Martinho Lutero
ORE: Deus, queremos nos submeter em tudo à Tua soberana vontade, para que o poder de Cristo Jesus se manifeste em nós. Amém.
Iluminados
18 verligte oë van julle verstand, sodat julle kan weet wat die hoop van sy roeping en wat die rykdom van die heerlikheid van sy erfdeel onder die heiliges is;
19 en wat die uitnemende grootheid van sy krag is vir ons wat glo, na die werking van die krag van sy sterkte
20 wat Hy gewerk het in Christus toe Hy Hom uit die dode opgewek het en Hom laat sit het aan sy regterhand in die hemele,
21 bo alle owerheid en mag en krag en heerskappy en elke naam wat genoem word, nie alleen in hierdie wêreld nie, maar ook in die toekomstige.
Um dos grandes milagres que Cristo operou em nós, a partir da salvação, foi a iluminação do nosso entendimento, para que compreendêssemos plenamente a esperança da nossa vocação. Essa iluminação não depende de inteligência humana nem de preparo acadêmico; não está condicionada ao nível cultural ou ao cabedal de conhecimento. A pessoa mais simples, destituída de títulos e de cultura, se estiver unida a Cristo Jesus, é capaz de compreender, pela fé, o mistério dessa verdade. Ao mesmo tempo, o mais erudito entre os homens, mesmo com diplomas decorando suas paredes, se não estiver ligado a Cristo, não consegue sequer vislumbrar a beleza dessa luz (Efésios 2:8).
A iluminação que hoje brilha em nós não vem de nós. É dom de Deus. Somos apenas espelhos que refletem essa luz, com o propósito de influenciar o mundo, despertando nos pecadores o desejo de também serem iluminados pela luz do Evangelho de Cristo (Atos 2:47).
Não fomos iluminados por Deus para termos luz própria, como se fôssemos vagalumes espirituais que iluminam apenas o próprio caminho para não se perderem. Fomos iluminados para clarear também o caminho do mundo, a fim de que todos quantos ouvirem falar de Jesus desejem servi-lo em Espírito e em Verdade. Nossa missão é irradiar a glória de Deus de tal maneira que pecadores sejam conduzidos à salvação (Mateus 5:14).
Deus lhe abençoe!
“O sol também não tem luz própria. Ele é apenas um espelho que reflete a luz de Deus.”
— Jostein Gaarder
ORE: Deus poderoso, sabemos que não temos luz própria, que antes éramos trevas, e fomos iluminados por Ti. Dá-nos a Tua graça para mantermos essa luz acesa em nós. Amém.
O que é um Devocional Diário?
Um Devocional Diário é um momento especial dedicado à comunhão com Deus. É uma parte do seu dia-a-dia que você investe para ter novas e surpreendentes descobertas e seguir um caminho de desenvolvimento espiritual.
O Devocional envolve a leitura de um versículo da Bíblia, uma meditação sobre o texto em questão, reflexão sobre os ensinamentos e uma oração final.
Como fazer o seu Devocional Diário?
Listamos abaixo 5 dicas para você aproveitar da melhor maneira a leitura bíblica e a meditação diária:
- Reserve um momento do dia e um local especial para isso: Escolha um horário e um lugar tranquilos para evitar distrações e focar no seu tempo com Deus. Faz diferença.
- Leia o versículo ou trecho bíblico com foco e atenção: Comprometa-se com a leitura diária da Palavra de Deus, prestando atenção aos detalhes e significados.
- Leia a meditação diária: Reflita sobre os comentários trazidos pelo Devocional e desenvolva o seu próprio entendimento do propósito de Deus para a sua vida com aquela mensagem.
- Extrapole os pensamentos e aja! A aplicação prática do que você descobriu torna o processo ainda mais engrandecedor e gera um maravilhoso sentimento de realização.
- Divida o seu aprendizado com os outros: compartilhe com pessoas próximas e com quem você gosta o que o Senhor tem lhe presenteado através dos Devocionais.
Importância do compromisso com a Palavra de Deus
Um Devocional Diário é uma prática valiosa que pode transformar sua vida espiritual. Ao seguir essas dicas e manter um compromisso diário com a leitura e reflexão bíblica, você fortalecerá sua fé e se aproximará mais de Deus.
Mas lembre-se de que estar engajado com a Palavra de Deus é essencial para o crescimento espiritual e para desenvolver uma relação mais próxima com Ele.