Devocional de Hoje

Dom
Domingo
11
Mai

Perfeitos

6 But we speak wisdom among the perfect; but wisdom not of this world, nor of the rulers of this world, who come to nought.

7 But we speak God's wisdom in {a} mystery, that hidden {wisdom} which God had predetermined before the ages for our glory:

8 which none of the princes of this age knew, (for had they known, they would not have crucified the Lord of glory;)

Ao escrever aos coríntios — uma igreja marcada por problemas morais, éticos e doutrinários — Paulo pressupõe estar falando entre perfeitos. Mas como entender essa questão? Como é possível que uma igreja ou seus membros, ainda tão falhos, possam ser chamados de “perfeitos”? Existe uma forma de reconciliar essa aparente contradição?

Se olharmos sob a ótica da lógica humana, certamente rejeitaremos o conceito como inviável. Afinal, como alguém pode ser considerado perfeito e, ao mesmo tempo, apresentar tantos defeitos? Os homens, mesmo sendo imperfeitos por natureza devido à queda, são exigentes quanto ao conceito de perfeição — e geralmente não o admitem junto a qualquer sinal de falha. No entanto, a visão de Deus é diferente. Ele nos enxerga através da lente da sua Graça. Deus não exige de nós o impossível, mas espera que, por meio de Cristo — que pode todas as coisas —, busquemos aquilo que, sozinhos, jamais alcançaríamos (Efésios 4:13).

Paulo não exagerou ou mentiu ao chamar os coríntios de “perfeitos”. Ele estava utilizando a linguagem da Graça — aquela que acolhe o imperfeito, o transforma e o aperfeiçoa aos olhos de Deus. Isso não significa que o Senhor seja conivente com o pecado. Pelo contrário: Deus odeia o pecado! Significa, sim, que Ele recebe o pecador, o declara perfeito em Cristo Jesus, e o conduz por um processo contínuo de transformação, a fim de que alcance o “dia perfeito” (Provérbios 4:18).

Deus lhe abençoe!

“Sou perfeito à vista de Deus, porque Ele me vê em Jesus Cristo, o qual é perfeito e impecável. Ele me vê sem qualquer mácula ou defeito.” — Bill Bright

ORE: Pai, nós te adoramos porque, mesmo sendo imperfeitos e ainda sujeitos a erros e pecados, Tu nos vês pelo prisma da tua Graça, escondidos em Cristo Jesus, de onde refletimos perfeição. Amém.

Prévia de Amanhã

Seg
Segunda
12
Mai

As profundezas de Deus

A compreensão de Deus é limitada para humanos. Com o Espírito Santo, Deus revela o que suportamos, mantendo nossa fé viva.
**
Dias
**
Horas
**
Minutos
**
Segundos

Devocional de Ontem

Sáb
Sábado
10
Mai

O nosso único assunto

1 And *I*, when I came to you, brethren, came not in excellency of word, or wisdom, announcing to you the testimony of God.

2 For I did not judge {it well} to know anything among you save Jesus Christ, and *him* crucified.

3 And *I* was with you in weakness and in fear and in much trembling;

4 and my word and my preaching, not in persuasive words of wisdom, but in demonstration of {the} Spirit and of power;

5 that your faith might not stand in men's wisdom, but in God's power.

A nossa vida naturalmente não se resume unicamente à prática da fé cristã. Temos inúmeras frentes de interesse que ocupam, de alguma forma, a nossa atenção — sejam elas profissionais, educacionais, familiares, entre outras. De fato, é impossível manter a mente voltada o tempo todo exclusivamente aos interesses do Reino de Deus. No entanto, isso não significa que, por estarmos lidando com outras responsabilidades, temos licença para tratar dos demais assuntos da mesma forma que o mundo trata (Josué 1:8).

Ainda que nem sempre possamos nos ocupar com o nosso assunto favorito — as coisas de Deus —, em tudo o que fizermos, devemos conduzir nossa vida tendo o Senhor como a única fonte de inspiração. Se Cristo Jesus deu a vida por nós; se, desde o momento em que se ofereceu como nosso Mediador, tem se ocupado intensamente em interceder por nós diante do Pai; se, desde a sua ascensão, está comprometido com a nossa salvação — então é certo que Ele espera de nós reciprocidade. Isso significa viver de modo que tudo o que fizermos seja para a glória de Deus (1 Coríntios 10:31).

Na pregação do Evangelho, o exemplo de Paulo nos ensina dois cuidados essenciais: primeiro, não confiar em nossa própria sabedoria; segundo, não centralizar nossa mensagem em outra coisa senão em Jesus Cristo, e este crucificado. Devemos ter o mesmo zelo apostólico que incendiou o seu coração, ocupando-nos unicamente com Cristo Jesus (1 Coríntios 2:2).

Deus lhe abençoe!

“A pregação deve ser uma espécie de erupção de santa energia e de poder da alma.” — John Benton

ORE: Pai, seja Cristo Jesus o único tema da nossa pregação. Mesmo quando tratarmos de outros assuntos, que, ao fim, tudo convirja em Cristo. Amém.

Devocional de Anteontem

Sex
Sexta
09
Mai

Fonte de transformação

30 But of him are *ye* in Christ Jesus, who has been made to us wisdom from God, and righteousness, and holiness, and redemption;

31 that according as it is written, He that boasts, let him boast in {the} Lord.

Temos com Deus uma relação de propriedade: Ele é o nosso Dono, e nós somos Sua propriedade peculiar. Isso está registrado no Livro da Vida, e o preço pela nossa aquisição foi definido — fomos comprados por alto preço, o sangue de Jesus, o Cristo de Deus, que se ofereceu em nosso lugar para nos resgatar do estado de perdição em que nos encontrávamos (1 Coríntios 6:20).

O resultado desse processo é definitivo e eterno: Deus nos concede a natureza de Cristo Jesus e nos habilita a ser Sua lavoura e o Seu edifício. Agora, somos morada de Deus, e o Seu Espírito habita em nós (1 Coríntios 6:19).

Por meio do Espírito Santo, e através de Cristo, manifesta-se em nós a sabedoria do próprio Deus. Ele nos revela as riquezas insondáveis do Seu conhecimento, a fim de que levemos ao mundo a Sua verdade eterna. Antes, éramos injustos, mas Ele nos justificou, e agora somos vistos por Deus não mais como culpados e condenados, mas como justificados e destinados à vida eterna (Atos 13:39).

Pela Palavra de Deus e por meio de Cristo, fomos inseridos no processo da santificação — separados do mundo, por Deus e para Deus. Por isso, hoje somos santos, e a graça do Senhor transborda em nós (1 Coríntios 6:11).

Por fim, vivemos para agradar a Deus. Nosso maior desejo é cumprir a Sua boa, perfeita e agradável vontade, enquanto aguardamos a redenção final — quando seremos libertos deste corpo ainda sujeito ao pecado. Até lá, permanecemos em vigilância constante, lutando contra a nossa própria natureza pecaminosa (Colossenses 1:13,14).

Jesus é a nossa grande e poderosa fonte de transformação. Por meio d’Ele, nascemos de novo e agora somos novas criaturas!

Deus lhe abençoe!

“O pecado deforma; a escola informa; Cristo transforma.” (Anônimo)

ORE: Pai de Amor, por meio de Cristo Jesus realizaste em nós uma transformação sobrenatural. Tu nos tiraste das trevas e nos trouxeste para a Tua maravilhosa luz. Amém.


O que é um Devocional Diário?

Um Devocional Diário é um momento especial dedicado à comunhão com Deus. É uma parte do seu dia-a-dia que você investe para ter novas e surpreendentes descobertas e seguir um caminho de desenvolvimento espiritual.

O Devocional envolve a leitura de um versículo da Bíblia, uma meditação sobre o texto em questão, reflexão sobre os ensinamentos e uma oração final.

Como fazer o seu Devocional Diário?

Listamos abaixo 5 dicas para você aproveitar da melhor maneira a leitura bíblica e a meditação diária:

  • Reserve um momento do dia e um local especial para isso: Escolha um horário e um lugar tranquilos para evitar distrações e focar no seu tempo com Deus. Faz diferença.
  • Leia o versículo ou trecho bíblico com foco e atenção: Comprometa-se com a leitura diária da Palavra de Deus, prestando atenção aos detalhes e significados.
  • Leia a meditação diária: Reflita sobre os comentários trazidos pelo Devocional e desenvolva o seu próprio entendimento do propósito de Deus para a sua vida com aquela mensagem.
  • Extrapole os pensamentos e aja! A aplicação prática do que você descobriu torna o processo ainda mais engrandecedor e gera um maravilhoso sentimento de realização.
  • Divida o seu aprendizado com os outros: compartilhe com pessoas próximas e com quem você gosta o que o Senhor tem lhe presenteado através dos Devocionais.

Importância do compromisso com a Palavra de Deus

Um Devocional Diário é uma prática valiosa que pode transformar sua vida espiritual. Ao seguir essas dicas e manter um compromisso diário com a leitura e reflexão bíblica, você fortalecerá sua fé e se aproximará mais de Deus.

Mas lembre-se de que estar engajado com a Palavra de Deus é essencial para o crescimento espiritual e para desenvolver uma relação mais próxima com Ele.

Devocional Diário