Imitadores de Deus
1 Bli derfor Guds efterfølgere som hans elskede barn,
2 og vandre i kjærlighet, likesom Kristus elsket eder og gav sig selv for oss som en gave og et offer, Gud til en velbehagelig duft.
Paulo foi um ensinador diferenciado, que sabia, pela unção do Espírito Santo, aproveitar os recursos da mensagem para produzir edificação nos seus destinatários. Em certa ocasião, ele conclamou os coríntios a imitá-lo, pois ele era imitador de Cristo Jesus (1 Coríntios 11:1). Aos efésios, a recomendação foi que eles deveriam ser imitadores de Deus (Efésios 5:1). E aos tessalonicenses, ele fez uma reflexão que lembra as duas recomendações anteriores, dizendo que eles foram feitos imitadores de Deus e dos apóstolos (1 Tessalonicenses 1:6).
Inspiradas por Deus, essas três recomendações chegaram até nós para que possamos compará-las, associá-las e aplicá-las à nossa vida, para a nossa edificação. Juntas e devidamente contextualizadas, elas nos revelam a maravilhosa integração que existe entre Deus e os Seus servos, de tal maneira que, se um dos Seus filhos chega, pelo Espírito Santo, ao patamar de fazer a vontade divina, pode ser usado como padrão de comportamento e testemunho para os demais (Tito 2:7).
No caso específico de Paulo, ele chega a utilizar a expressão: “eu recebi do Senhor o que também vos entreguei”, ao ensinar sobre a comunhão dos cristãos em torno da mesa do Senhor, o que hoje chamamos de Ceia do Senhor ou Eucaristia (1 Coríntios 11:23). Isso deixa claro que aquilo que hoje praticamos como princípios de fé, baseados nas Escrituras Sagradas, não é mero fruto da opinião dos patriarcas, profetas ou apóstolos. É, de fato, a repetição da vontade soberana de Deus, transmitida a nós pela perpetuação das Escrituras, tanto no Antigo quanto no Novo Testamento (Josué 1:8).
Quão inspiradora é a notícia de que podemos, de fato, imitar a Cristo Jesus! Quão estimulante é saber que, se obedecermos aos preceitos revelados no Livro Sagrado, nos tornamos imitadores de Deus!
Deus lhe abençoe!
“Se temos que imitar alguém, imitemos a Deus, em quem não há sombra nem variação.” (Anônimo)
ORE: Deus Poderoso, mostra-nos a Tua vontade para que, em tudo, Te imitemos! Amém.
Rejeite a iniquidade!
Cristãos devem rejeitar a iniquidade e viver em santidade, refletindo Cristo, evitando imoralidade e falando ações de graças a Deus.
Um novo estilo de vida
25 Derfor, avlegg løgnen og tal sannhet, enhver med sin næste, fordi vi er hverandres lemmer!
26 Om I vredes, da synd ikke; la ikke solen gå ned over eders vrede,
27 og gi ikke djevelen rum!
28 Den som stjal, stjele ikke lenger, men arbeide heller, idet han gjør noget godt med sine hender, forat han kan ha noget å gi til den som trenger.
29 Ingen råtten tale gå ut av eders munn, men sådan tale som er god til nødvendig opbyggelse, så den kan være til gagn for dem som hører på;
30 og gjør ikke Guds Hellige Ånd sorg, han som I har fått til innsegl til forløsningens dag!
31 Allslags bitterhet og hissighet og vrede og skrik og spott være langt borte fra eder, likesom all ondskap;
32 men vær gode mot hverandre, barmhjertige, så I tilgir hverandre, likesom Gud har tilgitt eder i Kristus!
Há uma belíssima canção cristã antiga que sintetiza bem o milagre que Deus faz na vida de quem recebe Cristo Jesus: “Que mudança em mim fez o meu bom Jesus, vindo ele ao meu coração: deu-me paz divinal; deu-me gozo e luz, entrando no meu coração!”. Esse é o resumo de uma vida completamente modificada pela ação de convencimento que o Espírito Santo opera: tornamo-nos de fato novas criaturas (2 Coríntios 5:17)!
Ora, uma nova criatura deve ter novos hábitos que sejam afeitos à sua nova natureza. E se a nova natureza dessa nova criatura é espiritual, e não carnal, se torna exigível para ela o abandono das práticas carnais pecaminosas (Isaías 55:7).
Se antes mentíamos, hoje falamos a verdade; se antes odiávamos, hoje, mesmo que nos iramos, não podemos pecar. Se antes éramos dominados pelo mal, hoje não podemos dar lugar ao diabo. Se furtávamos, não podemos furtar mais; se éramos profanos com palavras, hoje devemos falar o que edifica. Se antes irávamos a Deus, hoje não devemos entristecê-lo. Além disso, devemos abandonar a amargura, a ira, a cólera, o comportamento violento, a blasfêmia e a malícia (1 Coríntios 10:31).
Devemos agora ser inclinados ao bem, à misericórdia, e ao perdão. Esse é o novo estilo de vida, que Deus exige de nós, para que em tudo nos pareçamos com Cristo Jesus!
Deus lhe abençoe!
"Não é possível ter uma nova vida praticando as mesmas coisas da velha vida" (Anônimo).
ORE: Oh Deus, confirma em nós a nova vida em Cristo Jesus! Amém.
Despojados da velha natureza
20 Men I har ikke lært Kristus således å kjenne,
21 om I ellers har hørt om ham og er blitt oplært i ham, således som sannhet er i Jesus,
22 at I efter eders forrige ferd skal avlegge det gamle menneske, som forderves ved de dårende lyster,
23 men fornyes i eders sinns ånd
24 og iklæ eder det nye menneske, som er skapt efter Gud i sannhetens rettferdighet og hellighet.
Aprender de Cristo é o primeiro grande passo a ser dado logo após o novo nascimento. A conversão é um processo espiritual que, além da convicção de pecado e do arrependimento, exige um aprendizado contínuo para que possamos viver de maneira agradável a Deus. Esse aprendizado deve concentrar nossos esforços na Palavra de Deus, a única fonte confiável para conhecermos a boa, perfeita e agradável vontade dEle (Romanos 12:2).
Depois de termos sido salvos por Cristo Jesus, precisamos nos libertar da velha natureza, com toda a sua inclinação pecaminosa. Esse é um processo difícil, muitas vezes penoso, que requer empenho sincero em fazer o que agrada a Deus e rejeitar, pelo poder do sangue de Jesus, tudo aquilo que ofende a santidade divina. Semelhante ao milagre que Jesus realizou nas bodas de Caná da Galileia, devemos passar por uma transformação radical, mudando “da água para o vinho” (João 8:32-36).
Precisamos empreender um esforço sincero de purificação de nossa vida. Isso implica abandonar as práticas passadas que caracterizavam a velha natureza, totalmente dominada pelas concupiscências e pelo engano (Romanos 6:6).
O alvo de Deus para nós é a renovação da mente, para que tenhamos a mente de Cristo. Assim, o homem interior, semelhante a Jesus, será formado em nós, e estaremos ajustados para viver conforme a vontade de Deus, praticando a Sua justiça, que é superior à humana, e andando em santidade, porque Ele é Santo (1 Pedro 1:15,16).
Deus lhe abençoe!
"A adoção dá-nos o privilégio de filhos; a regeneração, a natureza de filhos" — Stephen Charnock.
ORE: Pai amado, Tu nos adotaste e nos regeneraste para a Tua glória. Concede-nos graça para vivermos de maneira digna do amor que tens dedicado a nós. Amém.
O que é um Devocional Diário?
Um Devocional Diário é um momento especial dedicado à comunhão com Deus. É uma parte do seu dia-a-dia que você investe para ter novas e surpreendentes descobertas e seguir um caminho de desenvolvimento espiritual.
O Devocional envolve a leitura de um versículo da Bíblia, uma meditação sobre o texto em questão, reflexão sobre os ensinamentos e uma oração final.
Como fazer o seu Devocional Diário?
Listamos abaixo 5 dicas para você aproveitar da melhor maneira a leitura bíblica e a meditação diária:
- Reserve um momento do dia e um local especial para isso: Escolha um horário e um lugar tranquilos para evitar distrações e focar no seu tempo com Deus. Faz diferença.
- Leia o versículo ou trecho bíblico com foco e atenção: Comprometa-se com a leitura diária da Palavra de Deus, prestando atenção aos detalhes e significados.
- Leia a meditação diária: Reflita sobre os comentários trazidos pelo Devocional e desenvolva o seu próprio entendimento do propósito de Deus para a sua vida com aquela mensagem.
- Extrapole os pensamentos e aja! A aplicação prática do que você descobriu torna o processo ainda mais engrandecedor e gera um maravilhoso sentimento de realização.
- Divida o seu aprendizado com os outros: compartilhe com pessoas próximas e com quem você gosta o que o Senhor tem lhe presenteado através dos Devocionais.
Importância do compromisso com a Palavra de Deus
Um Devocional Diário é uma prática valiosa que pode transformar sua vida espiritual. Ao seguir essas dicas e manter um compromisso diário com a leitura e reflexão bíblica, você fortalecerá sua fé e se aproximará mais de Deus.
Mas lembre-se de que estar engajado com a Palavra de Deus é essencial para o crescimento espiritual e para desenvolver uma relação mais próxima com Ele.