Publicidade
Voltar para início

Devocional de Hoje

11
Quarta
Fev

Filhos de Deus

2 I elskede! nu er vi Guds barn, og det er ennu ikke åpenbaret hvad vi skal bli; vi vet at når han åpenbares, da skal vi bli ham like; for vi skal se ham som han er.

O maior efeito da salvação em Cristo Jesus é a sobrenatural transformação de nossa natureza. Pela fé em Jesus, nossa essência foi modificada: não somos mais pessoas destinadas à condenação eterna; passamos da morte para a vida (1 João 3:14). Nos tornamos participantes da natureza de Cristo Jesus, recebendo o novo nascimento (João 1:12,13) e fomos regenerados (Tito 3:5). Antes, caminhávamos para a condenação (João 3:18), mas agora somos novas criaturas. Pela fé, somos completamente diferentes de quem éramos ao nascer, e por isso receberemos um novo nome (Apocalipse 2:17). O Espírito Santo, que antes apenas nos concedia o fôlego de vida, agora habita em nós para termos Vida Eterna!

Essa transformação é tão grandiosa que até o mundo espiritual nos reconhece como filhos de Deus (Hebreus 1:14). De fato, somos filhos, e recebemos o poder de sermos chamados assim (João 1:12)! Por meio de Cristo, nossa natureza foi mudada: a morte já não tem poder sobre nós, e o céu nos recebe como cidadãos do Reino de Deus. Já estamos assentados nos lugares celestiais (Efésios 2:6)!

Essa nova condição traz consequências: fomos adotados como filhos de Deus, temos nosso nome escrito nos céus, e o Espírito Santo habita em nós. Recebemos autoridade, em nome de Jesus, para pisar serpentes e escorpiões, curar enfermos e operar milagres (Marcos 16:17,18). Somos embaixadores de Deus na pregação do Evangelho, formando o corpo místico cuja cabeça é Cristo (Colossenses 1:18). A separação entre nós e Deus foi abolida. Agora temos comunhão direta com o Pai, a quem podemos chamar de “Aba-Pai” (Romanos 8:15)!

E o que mais dizer? Um comentário breve como este não pode conter todas as bênçãos que recebemos em Cristo Jesus. Palavras não conseguem descrever plenamente o que nos tornamos. É extraordinário demais! Somos, finalmente, aquilo que Deus planejou que a humanidade fosse desde o princípio.

Na eternidade, receberemos um corpo glorificado, imune à morte, e, ao final da jornada, veremos Deus como Ele é!

Deus lhe abençoe!

"Se você é uma nova criatura, isso só foi possível porque Jesus morreu no lugar da velha criatura que você era." (Guimarães Jr.)

Aureliano Guimarães Júnior

Publicidade

Devocional de Ontem

10
Terça
Fev

A Lei da semeadura

7 Far ikke vill! Gud lar sig ikke spotte; for det som et menneske sår, det skal han og høste.

A existência é regida por leis estabelecidas por Deus, e a mais inflexível delas é a Lei da Semeadura e Colheita. Esta lei estabelece que não é possível colher um fruto diferente da semente plantada. Tudo o que acontece conosco tem uma causa anterior, e tudo o que fazemos agora resultará em uma consequência futura.

Nosso presente é o resultado do que fizemos no passado, e o futuro será determinado pelo que fazemos no presente. Por isso, as Escrituras nos alertam: "Por que, pois, se queixa o homem vivente? Queixe-se cada um dos seus próprios pecados" (Lamentações 3:39). Se as coisas não estão como esperávamos, muitas vezes é devido aos nossos próprios erros.

"O que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna" (Gálatas 6:8). "O salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna" (Romanos 6:23). A sentença de Jesus é clara: "Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado" (Marcos 16:16). Essa lei não se limita ao mundo físico, mas se estende também à dimensão espiritual e eterna.

Não há como escapar dessa lei: Adão pecou e foi expulso do Jardim (Gênesis 3:23); Noé se embriagou e trouxe maldição à sua descendência (Gênesis 9:25); Davi cometeu adultério e assassinato, e sofreu as consequências pelo resto da sua vida (2 Samuel 12:9-12); Judas traiu Jesus e tirou a própria vida (Mateus 27:4,5).

No entanto, também há exemplos inspiradores: Enoque andou com Deus e foi levado diretamente para a Sua presença (Gênesis 5:23); Abraão não negou a Deus seu filho e recebeu a promessa de uma grande nação (Gênesis 22:16,17); Jó foi provado, mas não pecou nem murmurou, e Deus o restituiu em dobro, abençoando-o grandemente (Jó 42:10-13).

A vida é um presente de Deus, mas também é um investimento. Se fizermos o que é certo, seremos aprovados; se errarmos, o pecado estará à porta, e colheremos os seus frutos (Gênesis 4:7). Que possamos viver de maneira que Deus encontre em nós motivos para nos abençoar!

Deus lhe abençoe!

“Que maravilhosa colheita teremos, quando ceifarmos a vida eterna! Quantos frutos de bênção infinita serão colhidos!" (Charles Haddon Spurgeon)

Aureliano Guimarães Júnior.

Publicidade

Devocional de Anteontem

09
Segunda
Fev

A eternidade e o tempo

2 Før fjellene blev til, og du skapte jorden og jorderike, ja fra evighet til evighet er du, Gud.

Deus é apresentado como Eterno (Gênesis 21:33); Ele existe de eternidade a eternidade. Sempre existiu, nunca foi criado, e sempre existirá, jamais sendo extinto. Isso é algo maravilhoso e, ao mesmo tempo, difícil de entender para nós (Romanos 11:33-35).

Compreender a existência de Deus é algo que o intelecto pode captar; no entanto, entender que Ele nunca teve um começo, que sempre esteve "assentado em seu alto e sublime trono" (Isaías 6:1), é algo tão profundo que a ciência não consegue explicar. Felizmente, temos a fé (Hebreus 11:1), que nos capacita a crer nas profundezas de Deus (Hebreus 11:3)!

Deus possui atributos que O acompanham pela eternidade. Contudo, não podemos confundir esses atributos com o próprio Deus. Por exemplo: Deus é amor, mas o amor não é Deus; Deus é eterno, mas a eternidade não é Deus; Deus é onipotente, mas a onipotência não é Deus, e assim por diante.

A eternidade está ligada à existência de Deus. Mas o tempo foi criado por Ele durante o processo da criação ("No princípio"), como uma forma de dar ordem ao que foi criado. Se o tempo foi criado e a eternidade subsiste com Deus, concluímos que o tempo serve de referência para o início de todas as coisas criadas. Uma planta, por exemplo, germina porque o tempo age sobre sua semente. No entanto, Deus, por ser eterno, não é afetado pelo tempo.

Deus pode nos garantir a vida eterna, pois Ele é eterno! Ele tem poder sobre a morte (Oséias 13:14) e pode nos receber na eternidade, onde a morte não tem domínio. Aleluia!

Jesus se submeteu à morte, mas como não tinha pecado, a morte não pôde detê-Lo (Apocalipse 1:18). Ele ressuscitou! E agora, oferece a vida eterna a todos que nEle creem. Aleluia!

A ciência busca formas de prolongar a vida humana, mas somente Deus, o Eterno, venceu a morte. Em Cristo, pela fé, nos tornamos seres eternos. Mesmo aqueles que morrerem, ressuscitarão (1 Tessalonicenses 4:16). Essa é a promessa de Deus!

Deus lhe abençoe!

"Para a humanidade, a morte significa o fim da vida; para os filhos de Deus, ela é apenas o começo de uma vida sem fim" (Guimarães Jr.)

Aureliano Guimarães Júnior

Continue sua jornada espiritual

Publicidade

O que é um Devocional Diário?

Um Devocional Diário é um momento especial dedicado à comunhão com Deus. É uma parte do seu dia-a-dia que você investe para ter novas e surpreendentes descobertas e seguir um caminho de desenvolvimento espiritual.

O Devocional envolve a leitura de um versículo da Bíblia, uma meditação sobre o texto em questão, reflexão sobre os ensinamentos e uma oração final.

Como fazer o seu Devocional Diário?

1

Reserve um momento do dia e um local especial

Escolha um horário e um lugar tranquilos para evitar distrações e focar no seu tempo com Deus. Faz diferença.

2

Leia o versículo com foco e atenção

Comprometa-se com a leitura diária da Palavra de Deus, prestando atenção aos detalhes e significados.

3

Leia a meditação diária

Reflita sobre os comentários trazidos pelo Devocional e desenvolva o seu próprio entendimento do propósito de Deus para a sua vida com aquela mensagem.

4

Extrapole os pensamentos e aja!

A aplicação prática do que você descobriu torna o processo ainda mais engrandecedor e gera um maravilhoso sentimento de realização.

5

Divida o seu aprendizado com os outros

Compartilhe com pessoas próximas e com quem você gosta o que o Senhor tem lhe presenteado através dos Devocionais.

Importância do compromisso com a Palavra de Deus

Um Devocional Diário é uma prática valiosa que pode transformar sua vida espiritual. Ao seguir essas dicas e manter um compromisso diário com a leitura e reflexão bíblica, você fortalecerá sua fé e se aproximará mais de Deus.

Lembre-se: estar engajado com a Palavra de Deus é essencial para o crescimento espiritual e para desenvolver uma relação mais próxima com Ele.

Veja também