A recompensa do amor verdadeiro
14 Azok pedig nagy felszóval tovább sírának. És Orpa megcsókolá az õ napát; Ruth azonban ragaszkodék hozzá.
15 Õ pedig monda: Ímé a te sógorasszonyod visszatért az õ népéhez, és az õ isteneihez, térj vissza te is a te sógorasszonyod után.
16 Ruth pedig monda: Ne unszolj, hogy elhagyjalak, hogy visszaforduljak tõled. Mert a hova te mégy, oda megyek, és a hol te megszállsz, ott szállok meg; néped az én népem, és Istened az én Istenem.
17 A hol te meghalsz, ott halok meg, ott temessenek el engem is. Úgy tegyen velem az Úr akármit, hogy csak a halál választ el engem tõled.
A história de Rute e Noemi é uma clara demonstração de que o amor sincero e verdadeiro é o melhor investimento que alguém pode fazer na vida! Rute, uma gentia da terra de Moabe, uma pequena nação frequentemente em conflito com o povo de Deus, havia casado com um dos filhos de Noemi. Após a morte do marido, Noemi se vê em grande aflição, pois os seus filhos também haviam morrido, deixando-a e as noras viúvas. Diante dessa situação, Noemi não vê outra alternativa senão retornar à sua terra.
Rute, porém, decide firmemente permanecer com a sogra, por amor filial. Ela adota para si o povo, o Deus e os caminhos de Noemi. Essa atitude agradou a Deus!
Tempos depois, Rute casa-se com Boaz, parente do marido de Noemi, e tem um filho, Obede, que foi pai de Jessé, que, por sua vez, foi pai de Davi, rei de Israel. Como recompensa pelo seu amor verdadeiro e filial por uma mulher viúva, que aparentemente nada tinha a lhe oferecer, Deus deu a Rute a graça de ser a bisavó do maior rei de Israel e de figurar na linhagem de Cristo Jesus. Que história maravilhosamente bela! (Rute 4:13-22)
O amor é o melhor de todos os investimentos que alguém pode fazer. O dinheiro acaba; a saúde chega ao fim; o prestígio, a beleza e a fama são fugazes vaidades. Entretanto, o amor jamais acaba. De fato, de todos os esforços que fazemos na vida, apenas três permanecerão incólumes: a fé, a esperança e o amor (1 Coríntios 13:1,10-13,2-9).
Deus lhe abençoe!
“O que podes fazer por outrem é o teste do poder; o que podes sofrer por outrem é o teste do amor” (Bispo Westcott).
ORE: Deus amoroso, põe em nossos corações esse amor desprendido, que nos leva a nos doar por aqueles a quem Tu amas. Amém.
Seja homem!
Reflexão sobre Davi e Salomão presidida por coragem e fidelidade a Deus, mesmo em meio a desafios e pecados. "Sê homem!" Ser fiel e corajoso.
O poder da sabedoria
4 Ebben az idõben Debora, a prófétanõ, a Lappidoth felesége volt biró Izráelben.
5 És õ a Debora-pálmája alatt lakott Ráma és Béthel között, az Efraim hegyén, és [ide] jöttek fel hozzá az Izráel fiai törvényre.
A sabedoria é, de fato, uma dádiva de Deus! Vejamos o caso dessa admirável mulher, Débora, que, apesar de viver em um contexto tribal, em que a figura masculina predominava devido à necessidade de defesa dos arraiais, demonstrou uma sabedoria sobrenatural provinda de Deus para julgar, aconselhar e orientar o povo (Tiago 1:5).
Nenhum esforço era grande demais para que o povo ouvisse as sábias orientações de Débora. As pessoas subiam as montanhas de Efraim, vencendo o cansaço e a dificuldade do terreno, para ouvir as palavras da profetisa de Deus. Queriam que ela julgasse as questões do povo, pois sabiam que sua sabedoria não era comum, mas sobrenatural, proveniente do Todo-Poderoso (Tiago 3:17).
Débora é o exemplo de que a graça de Deus não pode ser limitada por convenções sociais ou imposições culturais. Apesar de ser mulher em uma cultura onde os homens prevaleciam nas decisões, ela se destacou pela graça de Deus e foi reconhecida como alguém verdadeiramente cheio do Espírito Santo (Juízes 4:14).
A história de Débora é inspiradora e deve nos estimular a buscar com Deus uma comunhão tal que sejamos reconhecidos como pessoas em quem a sabedoria divina repousa. Devemos preservar uma reputação íntegra, para que sejamos dignos da confiança do povo e sirvamos como referência de bons conselhos e manifestação da sabedoria de Deus.
Deus sempre espera o melhor de nós. E o melhor que podemos fazer é manifestar Sua sabedoria em nossas vidas, para que outros vejam em nós um porto seguro, onde encontram orientação e palavras que os guiem. Sejamos sábios em Deus e para Deus!
Deus lhe abençoe!
“Certamente a essência da sabedoria está em, antes de começarmos a agir ou tentar agradar a Deus, descobrir o que Deus tem a dizer sobre o assunto” (Martyn Lloyd-Jones).
ORE: Deus bondoso, dá-nos sabedoria, não apenas para sabermos o que fazer, mas também para orientar os outros quando buscarem conselhos em nós. Amém.
Castigo divino, o remédio para curar da infidelidade
7 És gonoszul cselekedtek az Izráel fiai az Úr szemei elõtt, és elfelejtkezének az Úrról, az õ Istenökrõl, és a Baáloknak és Aseráknak szolgáltak.
8 Ezért felgerjedett az Úrnak haragja az Izráel ellen, és adá õket Kusán- Risathaimnak, Mesopotámia királyának kezébe, és nyolcz évig szolgáltak az Izráel fiai Kusán-Risathaimnak.
9 Ekkor az Úrhoz kiáltának az Izráel fiai, és az Úr szabadítót támasztott az Izráel fiainak, aki megszabadítá õket: Othnielt, Kénáz fiát, Káleb öcscsét.
Uma das maiores demonstrações da infinita misericórdia de Deus é Sua constante disposição de restaurar o Seu povo, mesmo depois de repetidas quedas. Não bastasse a narrativa apresentada no Pentateuco e no livro de Josué, em Juízes vemos o povo de Deus desviando-se novamente, adorando outros deuses e transgredindo a Lei do Senhor. Mas bastava que reconhecessem seu pecado e buscassem humildemente a Deus, e Ele perdoava e restaurava aqueles de dura cerviz (Lamentações 3:22).
Deus não castiga Seus filhos por ódio ou desejo de vingança. Ele não é guiado por sentimentos humanos, não guarda mágoa nem nutre rancor. Está sempre pronto a perdoar o pecador, levantar o caído e restaurar o quebrantado. Entretanto, não abre mão de Sua justiça e não hesita em corrigir aqueles que ama, para que reconheçam o erro e sejam reconduzidos ao caminho da retidão (Hebreus 12:6,7).
O objetivo de Deus é sempre o bem de Seus filhos, independentemente das circunstâncias em que se encontrem. Todavia, assim como em uma cirurgia em que a anestesia não faz efeito, a correção e o castigo inevitavelmente causam dor, sofrimento e lágrimas. A boa notícia é que, após o castigo, uma vez arrependidos, somos levantados por Deus para viver em novidade de vida (Romanos 6:4).
Devemos olhar para o exemplo da justiça de Deus sobre Seus filhos no passado, para que hoje não caiamos no erro de desobedecê-Lo e sermos alvo de Seu castigo.
Deus lhe abençoe!
“O castigo é a oportunidade que Deus tem para nos livrar de defeitos que nos levariam à destruição” (Aureliano Jr.).
ORE: Deus misericordioso, ajuda-nos a suportar Teu castigo quando pecamos e a sermos gratos pela Tua graça quando somos restaurados. Amém.
O que é um Devocional Diário?
Um Devocional Diário é um momento especial dedicado à comunhão com Deus. É uma parte do seu dia-a-dia que você investe para ter novas e surpreendentes descobertas e seguir um caminho de desenvolvimento espiritual.
O Devocional envolve a leitura de um versículo da Bíblia, uma meditação sobre o texto em questão, reflexão sobre os ensinamentos e uma oração final.
Como fazer o seu Devocional Diário?
Listamos abaixo 5 dicas para você aproveitar da melhor maneira a leitura bíblica e a meditação diária:
- Reserve um momento do dia e um local especial para isso: Escolha um horário e um lugar tranquilos para evitar distrações e focar no seu tempo com Deus. Faz diferença.
- Leia o versículo ou trecho bíblico com foco e atenção: Comprometa-se com a leitura diária da Palavra de Deus, prestando atenção aos detalhes e significados.
- Leia a meditação diária: Reflita sobre os comentários trazidos pelo Devocional e desenvolva o seu próprio entendimento do propósito de Deus para a sua vida com aquela mensagem.
- Extrapole os pensamentos e aja! A aplicação prática do que você descobriu torna o processo ainda mais engrandecedor e gera um maravilhoso sentimento de realização.
- Divida o seu aprendizado com os outros: compartilhe com pessoas próximas e com quem você gosta o que o Senhor tem lhe presenteado através dos Devocionais.
Importância do compromisso com a Palavra de Deus
Um Devocional Diário é uma prática valiosa que pode transformar sua vida espiritual. Ao seguir essas dicas e manter um compromisso diário com a leitura e reflexão bíblica, você fortalecerá sua fé e se aproximará mais de Deus.
Mas lembre-se de que estar engajado com a Palavra de Deus é essencial para o crescimento espiritual e para desenvolver uma relação mais próxima com Ele.