A melhor fonte de referência para a vida
4 Figyeljetek reám, én népem, és reám hallgassatok, én nemzetem! mert tanítás megy ki tõlem, és törvényemet a népek megvilágosítására megalapítom.
5 Közel igazságom, kijõ szabadításom, és karjaim népeket ítélnek: engem várnak a szigetek, és karomba vetik reménységüket.
Deus sempre se deu a conhecer a toda a Sua criação. Desde a exuberância da natureza, passando pelas Escrituras Sagradas, até culminar na revelação plena em Cristo Jesus, Deus encarnado, o Criador jamais se escondeu da humanidade. O problema é que os homens, ignorando essas fontes seguras, preferem construir concepções distorcidas sobre Deus, divinizando pessoas, animais, astros, ou até negando qualquer existência divina (Salmos 53:1).
Em Sua Bondade e Misericórdia, Deus busca Suas criaturas e, pacientemente, por meio do Espírito Santo, realiza uma revelação gradual e progressiva. Ele argumenta com a mente humana, traz à luz a Sua Verdade e demonstra ao mundo que Ele é o único Deus verdadeiro (Hebreus 1:1-4).
Ao longo da História, o conhecimento de Deus foi sendo revelado passo a passo. Ele respeitou as limitações de cada geração e usou conceitos que pudessem ser compreendidos pelos homens. Revelou-se a Adão, mas o pecado cegou o homem quanto à plena visão de Deus. Falou com Caim, preservou a linhagem por meio de Sete, e novamente iniciou a caminhada de revelação: buscado por Enos, andando com Enoque, revelando-se a Noé, chamando Abraão, transformando Jacó, dando a Lei a Moisés, formando Israel como nação, levantando profetas, ungindo reis e líderes. E, na plenitude dos tempos, Ele enviou o Seu próprio Filho, Cristo Jesus, a revelação máxima do Deus invisível (João 1:1,10-14,2-9).
Deus nunca se escondeu. Sempre se revelou. Basta olharmos para Ele e seremos salvos, recebendo vida eterna (Isaías 45:22).
Deus lhe abençoe!
“Um pouco de conhecimento de Deus vale muito mais do que uma grande quantidade de conhecimentos sobre Ele.”
— James Innell Packer
ORE: Deus de Amor, que se revela aos Seus filhos, mostra-nos a Tua vontade e capacita-nos a cumpri-la. Amém.
Ouça o convite divino!
Em Sua Misericórdia, Deus convida continuamente à conversão, ao arrependimento e à mudança de direção.
A generosidade de Deus
3 Mert vizet öntök a szomjúhozóra, és folyóvizeket a szárazra; kiöntöm lelkemet a te magodra, és áldásomat a te csemetéidre.
4 És nevekednek mint fû között, és mint a fûzfák vizek folyásinál.
Deus nunca desistiu de Sua criação. Mesmo nos momentos mais sombrios da degradação humana, quando Sua Justiça requeria punição, Sua Misericórdia o revestia de paciência para continuar investindo no cuidado daquilo que Ele mesmo formou. E, da mesma forma, Sua Graça estendia sobre Suas criaturas uma generosidade admirável, oferecendo muito além do necessário para viver. E, mesmo nos períodos de escassez, Ele concedia força extraordinária, capacitando Seu povo a se adaptar a qualquer situação ou ambiente (Salmos 28:7).
No plano da redenção, Deus age da mesma maneira: Ele está sempre disposto a nos conceder muito mais do que pedimos ou imaginamos. Nem sempre percebemos isso no cotidiano, porque o nosso egoísmo natural nos faz focar apenas no que nos falta, esquecendo-nos de tudo o que já recebemos. Assim, deixamos de reconhecer inúmeras bênçãos pelas quais deveríamos ser gratos (Efésios 3:20).
A mesma pessoa que reclama por não ter carne no prato se esquece de agradecer pela água que sai da torneira. Muitas vezes, por causa das privações que enfrentamos, deixamos de agradecer pelo bem maior que Deus nos concedeu em Cristo Jesus. Poderíamos estar mortos em delitos e pecados, mas fomos chamados para a Sua maravilhosa luz, recebendo vida, e vida em abundância. Contudo, uma pequena dívida ou um problema de saúde, por vezes, nos faz esquecer quem éramos sem Deus e no que fomos transformados ao sermos alcançados por Sua graciosa generosidade (Efésios 3:10).
Deus é bom! Que sejamos gratos pela sua imensa generosidade. Não deixemos de agradecer por cada detalhe da vida, mesmo os que parecem insignificantes, pois tudo é dádiva da parte do Senhor (Filipenses 4:19).
Deus lhe abençoe!
“Deus sempre nos dá além do que merecemos e nos cobra menos do que devemos. Nisso consiste a Sua generosidade.” (Aureliano Jr.)
ORE: Deus gracioso, ensina-nos a ser generosos com o nosso próximo, como Tu tens sido conosco. Amém.
O que é um Devocional Diário?
Um Devocional Diário é um momento especial dedicado à comunhão com Deus. É uma parte do seu dia-a-dia que você investe para ter novas e surpreendentes descobertas e seguir um caminho de desenvolvimento espiritual.
O Devocional envolve a leitura de um versículo da Bíblia, uma meditação sobre o texto em questão, reflexão sobre os ensinamentos e uma oração final.
Como fazer o seu Devocional Diário?
Listamos abaixo 5 dicas para você aproveitar da melhor maneira a leitura bíblica e a meditação diária:
- Reserve um momento do dia e um local especial para isso: Escolha um horário e um lugar tranquilos para evitar distrações e focar no seu tempo com Deus. Faz diferença.
- Leia o versículo ou trecho bíblico com foco e atenção: Comprometa-se com a leitura diária da Palavra de Deus, prestando atenção aos detalhes e significados.
- Leia a meditação diária: Reflita sobre os comentários trazidos pelo Devocional e desenvolva o seu próprio entendimento do propósito de Deus para a sua vida com aquela mensagem.
- Extrapole os pensamentos e aja! A aplicação prática do que você descobriu torna o processo ainda mais engrandecedor e gera um maravilhoso sentimento de realização.
- Divida o seu aprendizado com os outros: compartilhe com pessoas próximas e com quem você gosta o que o Senhor tem lhe presenteado através dos Devocionais.
Importância do compromisso com a Palavra de Deus
Um Devocional Diário é uma prática valiosa que pode transformar sua vida espiritual. Ao seguir essas dicas e manter um compromisso diário com a leitura e reflexão bíblica, você fortalecerá sua fé e se aproximará mais de Deus.
Mas lembre-se de que estar engajado com a Palavra de Deus é essencial para o crescimento espiritual e para desenvolver uma relação mais próxima com Ele.