No lugar certo, na hora certa
14 Mert ha e mostani idõben te hallgatsz, másunnan lészen könnyebbségök és szabadulások a zsidóknak; te pedig és atyád háza elvesztek. És ki tudja, talán e mostani idõért jutottál királyságra?
É maravilhoso observar como Deus, em Sua providência, cuida do Seu povo!
A história de Hadassa, conhecida como Ester, é uma inspiradora lição sobre o quanto é recompensador confiar na ação divina em favor daqueles que pertencem ao Senhor. Se Ester não estivesse no lugar certo e na hora certa, um terrível genocídio poderia ter se abatido sobre o povo da Promessa, o que poderia até mesmo ter levado à sua extinção.
Ester era uma jovem de notável beleza, criada por seu parente Mardoqueu, que cuidava dela com zelo paterno e se esforçava para protegê-la. Enquanto isso, Deus agia nos bastidores, preparando o caminho para que ela fosse escolhida pelo rei persa Assuero como rainha. Tudo acontecia de forma silenciosa, mas sob o perfeito controle do Senhor (Isaías 64:4,5).
Hamã, um dos homens de confiança do rei, cheio de ódio contra os judeus, planejou um meio de exterminar o povo da Promessa. E quase conseguiu, se não fosse a coragem de Ester, que, orientada por Mardoqueu, decidiu se posicionar e revelar o plano do inimigo.
Assim, mais uma vez, Deus livrou Seu povo da destruição, provando que o juramento feito a Abraão permanece firme, pois Ele é imutável (Malaquias 3:6).
Que poderosa inspiração para a nossa fé! Essa história mostra que, mesmo em meio às piores circunstâncias, Deus continua fiel à Sua Palavra e vela para que ela se cumpra por completo. A fidelidade de Deus é como Ele mesmo: não muda, não falha e não varia (Tiago 1:17).
Quando verdadeiramente confiamos em Deus, não precisamos temer o mal. Mesmo que o perigo nos cause apreensão, podemos descansar na certeza de que o mesmo Deus que livrou Ester e o Seu povo da morte também nos guarda e trabalha em nosso favor. Ele nunca falha e sempre está atento às necessidades dos que O amam.
Deus lhe abençoe!
“Se tudo estiver parecendo fora de lugar, e você estiver no meio disso tudo, aguce a sua fé: Deus pode ter lhe colocado aí para pôr as coisas em ordem.”
(Anônimo)
ORE:
Deus Grandioso, dá-nos olhos espirituais para enxergar as oportunidades de sermos úteis ao Teu Reino. Amém.
Testemunho do próprio Deus
Jó exemplifica fidelidade e integridade mesmo fora das alianças divinas, destacando a Graça de Deus sem mérito humano.
O Deus que se alegra quando estamos fortes
10 És õ mondá nékik: Menjetek, egyetek kövért és igyatok édest és küldjetek belõle részt annak, a kinek semmi nem készíttetett, mert szent e nap a mi Urunknak, és ne bánkódjatok, mert az Úrnak öröme a ti erõsségtek.
Após cinquenta e dois dias de intenso trabalho, vigilância e resistência contra os opositores, os muros de Jerusalém finalmente foram reconstruídos. Neemias, então, reúne o povo para um momento especial: a leitura da Lei de Moisés. Ao ouvirem a Palavra, o povo se comove e recebe com humildade as instruções que os guiariam a viver de forma agradável a Deus (Neemias 8:8).
Era um dia de celebração. Não havia mais motivo para tristeza ou luto, pois aquele povo fazia parte da geração que testemunhava o cumprimento das promessas e profecias divinas. Neemias, percebendo a emoção do povo, os exorta a não chorarem, mas a se alegrarem. E, então, declara uma das frases mais inspiradoras das Escrituras:
“A alegria do Senhor é a vossa força!” (Neemias 8:10)
Essa expressão carrega um duplo poder espiritual: enquanto nós nos fortalecemos com a alegria do Senhor, Deus também se alegra ao ver Seus filhos fortes. Ele não nos destinou à fraqueza ou à servidão, mas nos concedeu um espírito de fortaleza, amor e equilíbrio (2 Timóteo 1:7).
Na presença de Deus há plenitude de alegria (Salmos 16:11). O Senhor nos unge com o óleo da alegria (Salmos 45:7; Isaías 61:3), renova nossas forças e nos inspira a prosseguir. Mesmo em tempos difíceis, podemos nos alegrar n’Ele, pois confiamos que Sua vontade é sempre boa, perfeita e agradável (Romanos 12:2).
Não permita que a tristeza o domine. Não deixe que o desânimo tire seu foco ou sua paz. Busque em Deus a força espiritual para enfrentar os desafios da vida. Assim como Neemias não temeu seus inimigos, você também pode permanecer firme, porque o mesmo Deus que o sustentou é aquele que está ao seu lado hoje (Josué 1:9).
Deus lhe abençoe!
“A alegria no Senhor requer como seu fundamento a revelação que Ele mesmo nos oferece em Sua Palavra.”
— Russell Philip Shedd
ORE:
Deus Maravilhoso, enche-nos da Tua alegria, para que sejamos fortes, e para que Tu também te alegres em nós.
Amém.
O Deus que guarda a aliança
5 És mondék: Kérlek Uram, mennynek Istene, nagy és rettenetes Isten! Ki megtartja a szövetséget és irgalmasságot az õt szeretõknek és az õ parancsolatait megtartóknak;
6 Oh, legyen figyelmetes a te füled, és szemeid legyenek nyitva, hogy meghallgassad a te szolgádnak könyörgését, melylyel én könyörgök most elõtted nappal és éjjel Izráel fiaiért, szolgáidért, és vallást tészek az Izráel fiainak bûneirõl, melyekkel vétkeztünk te ellened, én is s az én atyámnak háza vétkeztünk!
A oração de Neemias é uma poderosa manifestação de fé e arrependimento. O reino de Judá estava cativo na Babilônia, agora sob o domínio persa, e Neemias, um judeu fiel, servia como copeiro do rei Artaxerxes. Após muitos anos longe de sua terra, ele recebeu a visita de seu irmão Hanani, que lhe trouxe notícias tristes sobre o estado deplorável de Jerusalém e do povo que ali permanecera.
Ao ouvir essas palavras, Neemias se entristeceu profundamente. Ele chorou, jejuou e buscou a presença de Deus em oração. Em suas palavras, fez menção de algo que toca o coração do Altíssimo: a Sua fidelidade (Deuteronômio 7:9).
Neemias lembrou-se da aliança que Deus havia estabelecido com Seu povo, o juramento feito a Abraão de torná-lo grande e numeroso como as estrelas do céu. Ele reconheceu que as dores do povo eram consequência da desobediência e do pecado, e, em humildade, confessou a Deus não apenas as falhas de Israel, mas também as suas e as de sua família. E o Senhor o ouviu, porque Deus é fiel para guardar e cumprir a aliança que faz com aqueles que Lhe pertencem (Salmos 105:7-9).
Em resposta à sua oração, Deus abriu caminhos. Neemias recebeu permissão do rei e todos os recursos necessários para voltar a Jerusalém e reconstruir os muros da cidade, iniciando um tempo de restauração e esperança para o povo de Deus.
Tudo isso aconteceu porque o Senhor vela pela Sua Palavra para cumpri-la, e honra as alianças que estabelece com os Seus filhos.
Da mesma forma, nós também somos participantes de uma nova e eterna aliança, estabelecida por meio de Cristo Jesus. Pela fé, herdamos a promessa feita a Abraão e nos tornamos filhos da aliança, destinados à vida eterna.
Em Cristo, Deus reafirma diariamente Sua fidelidade sobre nós (Hebreus 8:6,7).
Deus lhe abençoe!
“Deus perpetua a sua aliança. Ele é totalmente digno da nossa confiança.”
— Aureliano Jr.
ORE:
Deus Confiável, dá paz ao nosso coração e fortalece a nossa fé, para que nunca duvidemos da Tua aliança conosco. Amém!
O que é um Devocional Diário?
Um Devocional Diário é um momento especial dedicado à comunhão com Deus. É uma parte do seu dia-a-dia que você investe para ter novas e surpreendentes descobertas e seguir um caminho de desenvolvimento espiritual.
O Devocional envolve a leitura de um versículo da Bíblia, uma meditação sobre o texto em questão, reflexão sobre os ensinamentos e uma oração final.
Como fazer o seu Devocional Diário?
Listamos abaixo 5 dicas para você aproveitar da melhor maneira a leitura bíblica e a meditação diária:
- Reserve um momento do dia e um local especial para isso: Escolha um horário e um lugar tranquilos para evitar distrações e focar no seu tempo com Deus. Faz diferença.
- Leia o versículo ou trecho bíblico com foco e atenção: Comprometa-se com a leitura diária da Palavra de Deus, prestando atenção aos detalhes e significados.
- Leia a meditação diária: Reflita sobre os comentários trazidos pelo Devocional e desenvolva o seu próprio entendimento do propósito de Deus para a sua vida com aquela mensagem.
- Extrapole os pensamentos e aja! A aplicação prática do que você descobriu torna o processo ainda mais engrandecedor e gera um maravilhoso sentimento de realização.
- Divida o seu aprendizado com os outros: compartilhe com pessoas próximas e com quem você gosta o que o Senhor tem lhe presenteado através dos Devocionais.
Importância do compromisso com a Palavra de Deus
Um Devocional Diário é uma prática valiosa que pode transformar sua vida espiritual. Ao seguir essas dicas e manter um compromisso diário com a leitura e reflexão bíblica, você fortalecerá sua fé e se aproximará mais de Deus.
Mas lembre-se de que estar engajado com a Palavra de Deus é essencial para o crescimento espiritual e para desenvolver uma relação mais próxima com Ele.