Devocional de Hoje

Sáb
Sábado
23
Ago

A absoluta soberania de Deus

20 Dem aber, der überschwenglich tun kann über alles, das wir bitten oder verstehen, nach der Kraft, die da in uns wirkt,

21 dem sei Ehre in der Gemeinde, die in Christo Jesu ist, zu aller Zeit, von Ewigkeit zu Ewigkeit! Amen.

Soberania (do latim superanus, “o que está acima de todos”) é a condição existencial de Deus que o coloca acima de todas as coisas. Por isso, Ele é chamado de “o Altíssimo”, pois não há absolutamente nada que esteja acima d’Ele. E, no mesmo nível que Ele, somente estão as três Pessoas que compõem a Trindade, o Pai, o Filho e o Espírito Santo, que, pelas Escrituras, se revelaram a nós.

Digo “se revelaram a nós” porque, sendo infinitos e eternos, são muito mais do que conseguimos compreender. Quem sabe, na eternidade, por bondade, se deem a conhecer plenamente? Ainda que já os conheçamos em sua plenitude por meio de Cristo Jesus, dentro dos limites da nossa capacidade, é certo que, em estado glorificado, poderemos ver muito mais do que vemos agora (Colossenses 1:15,20).

Por ser Soberano, Deus é capaz de fazer coisas muito superiores à nossa débil compreensão. E muitas das coisas que Ele faz, ainda que sejam para o nosso bem, podem causar sofrimento imediato ou alguma tribulação momentânea, porque não somos capazes de compreender Seus pensamentos nem de vislumbrar plenamente Seus propósitos (Isaías 55:8,9).

Contudo, mesmo sendo soberano e não tendo obrigação de prestar contas de Seus atos a ninguém, Deus, por amor, revela Suas intenções aos Seus servos, os profetas, para consolar o Seu povo e demonstrar a boa vontade d’Ele para com os que O servem e O amam (Amós 3:7).

Portanto, descansemos e confiemos na soberana capacidade de Deus de cuidar muito bem daqueles que Ele mesmo chamou para serem Seus filhos (Jeremias 29:11)!

Deus lhe abençoe!

“Não se diz à águia que pare de voar, porque a altura é muito grande; nem se diz ao sol que pare de fulgurar, porque o espaço é muito escuro. Deus não está abaixo de nada, Ele está acima de tudo.”Anônimo

ORE: Deus Soberano, faze-nos conhecer, pela revelação do teu Espírito Santo, a plenitude da dimensão do teu amor por nós, para que possamos também refletir esse amor sobre o nosso irmão. Amém.

Prévia de Amanhã

Preso em Cadeias, mas Livre em Cristo!

Paulo preso não limitou sua fé e missão. Livres em Cristo mesmo em cadeias, ele orou, uniu Cristãos e evangelizou corajosamente.
**
Dias
**
Horas
**
Minutos
**
Segundos

Devocional de Ontem

Sex
Sexta
22
Ago

A perfeita compreensão do amor de Deus

14 Derhalben beuge ich meine Kniee vor dem Vater unsers HERRN Jesu Christi,

15 der der rechte Vater ist über alles, was da Kinder heißt im Himmel und auf Erden,

16 daß er euch Kraft gebe nach dem Reichtum seiner Herrlichkeit, stark zu werden durch seinen Geist an dem inwendigen Menschen,

17 daß Christus wohne durch den Glauben in euren Herzen und ihr durch die Liebe eingewurzelt und gegründet werdet,

18 auf daß ihr begreifen möget mit allen Heiligen, welches da sei die Breite und die Länge und die Tiefe und die Höhe;

19 auch erkennen die Liebe Christi, die doch alle Erkenntnis übertrifft, auf daß ihr erfüllt werdet mit allerlei Gottesfülle.

Como compreender o amor de Deus em meio a situações adversas, que ele, pelo seu infinito poder, poderia impedir que acontecessem? Paulo estava preso em Roma, e os Efésios estavam lendo uma carta sua, em que ele afirmava solenemente que Deus já os tinha abençoado com toda sorte de bênçãos. Como conciliar essas duas realidades aparentemente conflitantes, antagônicas e contraditórias (João 13:7)?

Paulo procura demonstrar aos efésios que tudo o que estava acontecendo com ele, apesar do contorno negativo que parecia ter, era, na verdade, a manifestação do amor de Deus por ele e pela igreja, porque, pelo sofrimento, a fé deles era corroborada ao perceberem o cuidado de Deus por eles, não permitindo que sofressem além do que poderiam suportar, e dando-lhes poder para se saírem vencedores sobre todas as adversidades pelas quais passavam. Além disso, pelas tribulações, eles estavam sendo fortalecidos em Cristo, porque  “a tribulação produz a paciência, e a paciência a experiência, e a experiência a esperança” (Romanos 5:3,4).

Essa é a verdadeira compreensão do amor de Deus: ter a segurança que, mesmo quando passamos por tribulações que nos causam sofrimento, o amor de Deus nos cobre, nos ampara e nos dá forças para suportar todas as provações, nos fazendo, em Cristo, mais do que vencedores (Romanos 8:37)!

Deus lhe abençoe!

"O amor de Deus é sempre sobrenatural, sempre um milagre, sempre a última coisa que poderíamos merecer" (Robert Horn).

ORE: Deus Amoroso, faz-nos conhecer, pela revelação do teu Espírito Santo, a plenitude da dimensão do teu Amor por nós, para que possamos também refletir esse amor sobre o nosso irmão. Amém.

Devocional de Anteontem

Qui
Quinta
21
Ago

Não desfaleça!

13 Darum bitte ich, daß ihr nicht müde werdet um meiner Trübsal willen, die ich für euch leide, welche euch eine Ehre sind.

Desfalecer significa diminuir em força, perder a disposição; enfraquecer o ânimo, esmorecer a vontade, fraquejar no propósito, entre outras definições. É o estado de quem está empenhando grande energia em uma demanda, mas que aparentemente não vê resultados positivos. Na vida cristã, desfalecer é desanimar, parar no meio do caminho, perder as forças.

Paulo demonstrou grande preocupação com o que sua prisão e seus sofrimentos poderiam causar no ânimo dos cristãos de Éfeso. Eles poderiam estar confusos diante da contradição de se anunciar o Deus Todo-Poderoso e o Cristo triunfante, enquanto o seu pregador estava encarcerado. Os efésios viviam em uma região rica e próspera, acostumada ao lucro e à vitória. No entanto, viam agora seu mentor espiritual, o homem que os ensinou a viver vitoriosamente, preso e na iminência de ser martirizado. Era, de fato, uma situação aparentemente contraditória: como falar de triunfo vivendo o que parecia uma derrota? (Lucas 23:35).

Mas Paulo era um homem de visão espiritual diferenciada. Suas experiências com Deus o ensinaram a olhar além da visão natural, discernindo o propósito divino mesmo em meio às adversidades. Ele enxergava o agir de Deus em sua prisão e sabia que, ao final, o Senhor manifestaria a sua glória aos irmãos de Éfeso (Jó 19:25).

Essa também deve ser a nossa postura diante das situações difíceis pelas quais Deus nos permite passar. Não existe milagre que não nasça das adversidades. Só há solução se houver problemas; só há libertação se houver prisões; só há cura se houver doenças; só há livramento se houver perigos; só há ressurreição se houver morte (2 Coríntios 4:17).

A ordem para nós, igreja do Senhor Jesus, é a mesma que Paulo deixou aos irmãos de Éfeso: NÃO DESFALEÇAMOS!

Deus lhe abençoe!

“Se as insondáveis riquezas de Cristo não merecem que por elas soframos, é bom saber disso agora e parar de brincar de religião.”A. W. Tozer

ORE: Deus forte, pedimos a tua graça e o teu poder para enfrentarmos todas as lutas desta vida e sairmos vencedores. Amém.


O que é um Devocional Diário?

Um Devocional Diário é um momento especial dedicado à comunhão com Deus. É uma parte do seu dia-a-dia que você investe para ter novas e surpreendentes descobertas e seguir um caminho de desenvolvimento espiritual.

O Devocional envolve a leitura de um versículo da Bíblia, uma meditação sobre o texto em questão, reflexão sobre os ensinamentos e uma oração final.

Como fazer o seu Devocional Diário?

Listamos abaixo 5 dicas para você aproveitar da melhor maneira a leitura bíblica e a meditação diária:

  • Reserve um momento do dia e um local especial para isso: Escolha um horário e um lugar tranquilos para evitar distrações e focar no seu tempo com Deus. Faz diferença.
  • Leia o versículo ou trecho bíblico com foco e atenção: Comprometa-se com a leitura diária da Palavra de Deus, prestando atenção aos detalhes e significados.
  • Leia a meditação diária: Reflita sobre os comentários trazidos pelo Devocional e desenvolva o seu próprio entendimento do propósito de Deus para a sua vida com aquela mensagem.
  • Extrapole os pensamentos e aja! A aplicação prática do que você descobriu torna o processo ainda mais engrandecedor e gera um maravilhoso sentimento de realização.
  • Divida o seu aprendizado com os outros: compartilhe com pessoas próximas e com quem você gosta o que o Senhor tem lhe presenteado através dos Devocionais.

Importância do compromisso com a Palavra de Deus

Um Devocional Diário é uma prática valiosa que pode transformar sua vida espiritual. Ao seguir essas dicas e manter um compromisso diário com a leitura e reflexão bíblica, você fortalecerá sua fé e se aproximará mais de Deus.

Mas lembre-se de que estar engajado com a Palavra de Deus é essencial para o crescimento espiritual e para desenvolver uma relação mais próxima com Ele.

Devocional Diário