Uma voz clamando incessantemente
10 Gott aber sagte: »Was hast du getan? Ich höre das Blut deines Bruders zu mir aus dem Erdboden schreien!
Um dos pecados mais abomináveis para Deus é o assassinato de um inocente. O mandamento “Não matarás”, no Decálogo, é um solene alerta de que o Senhor não suporta a injustiça, ainda mais quando ela resulta na perda da vida de alguém que não é culpado (Êxodo 20:13).
Todas as mortes que não resultam do curso natural da vida são reprováveis diante de Deus. As Escrituras afirmam que Ele não tem prazer na morte do ímpio; e, ainda que digam que a morte do justo é preciosa aos Seus olhos, isso não significa que o Senhor se alegre ao ver um justo morrer por motivos injustos (Ezequiel 33:11).
Desde a criação, a partir de Abel, inúmeras vozes têm clamado a Deus desde a terra, vozes de inocentes que perderam a vida por causa da maldade humana. São vítimas de regimes cruéis, de guerras e genocídios; são crianças que não chegaram a nascer, pois foram abortadas por não serem desejadas; são vítimas da fome, da dor e da miséria. Toneladas de sangue clamam a Deus desde a terra, e Ele certamente julgará em favor de cada uma dessas vidas (Hebreus 11:4).
A história humana é marcada por sangue. O pecado tornou o homem violento e sedento de poder. Muitos heróis da fé foram, e ainda são, vítimas da perseguição por amarem o Evangelho de Cristo Jesus. Antes deles, profetas e justos também morreram por defenderem a verdade. Em todos os tempos e lugares, o sangue de inocentes continua clamando por justiça, e Deus a trará, seja nesta vida ou diante do Seu Justo Tribunal (Apocalipse 20:11).
Somos chamados para ser pacificadores. Não compactuamos com crimes de sangue nem nos alegramos com a morte de ninguém. A vingança pertence a Deus, e Ele a executa com justiça.
Amemos a vida, o bem mais precioso que o Senhor nos concedeu. Vivamos e deixemos viver!
Deus lhe abençoe!
“Deus tem um antigo e zeloso cuidado com o sangue dos inocentes. Foi um sangue inocente que se derramou pela nossa salvação.” (Aureliano Jr.)
ORE: Senhor, livra-nos dos crimes de sangue. Guarda-nos de fazer mal ao nosso próximo. Que sejamos propagadores da Tua vida, não da morte. Amém.
Lembrar de agradecer
Ana, uma mulher antes estéril, ora e recebe um filho. Ela agradece a Deus, exaltando Sua bondade sem queixas. A gratidão é expressão de fé.
A pedra da ajuda
12 Darauf nahm Samuel einen Stein und stellte ihn zwischen Mizpa und Sen (oder: dem Felszahn) auf und gab ihm den Namen Eben-Eser (d.h. Stein der Hilfe) und sagte: »Bis hierher hat der HERR uns geholfen!«
13 So waren denn die Philister gedemütigt und fielen fortan nicht mehr in das Gebiet der Israeliten ein; denn solange Samuel lebte, lag die Hand des HERRN auf den Philistern.
Desde que foi libertado do jugo de Faraó, no Egito, o povo de Deus enfrentou grandes batalhas contra inimigos que se levantavam contra ele. Moabitas, amonitas, midianitas e muitos outros povos estavam sempre à espreita, tentando tomar posse da terra prometida por Deus a Abraão. Mas nenhum povo foi tão persistente nessa inimizade quanto os filisteus. Eram inimigos declarados e faziam de tudo para destruir o povo de Deus (Gênesis 10:13,14,6).
Deus levantou Samuel como um grande juiz sobre o seu povo. Sua influência ultrapassou os limites do governo: era respeitado não apenas como juiz, mas também como profeta, um vidente com quem Deus falava pessoalmente. Isso deu a Samuel grande autoridade entre o povo (1 Samuel 7:15,16).
Diante de mais uma ameaça dos filisteus, Samuel convocou o povo ao arrependimento e à conversão. Eles ouviram a recomendação, fizeram um concerto com Deus e mudaram seus caminhos. E o Senhor, cheio de misericórdia, ouviu Samuel, perdoou o povo e lhes concedeu vitória sobre os inimigos (1 Samuel 7:13).
Em memória dessa grande vitória, Samuel ergueu uma pedra na fronteira entre Mizpá e Sem, chamando-a de “Pedra da Ajuda” (Ebenézer). Ao fazer isso, ele declarou solenemente uma expressão que ecoa na fé de todos os que confiam em Deus: “Até aqui nos ajudou o Senhor!”.
Hoje, a nossa Pedra da Ajuda é Cristo Jesus. Ele se colocou entre o velho e o novo homem, garantindo que sejamos, em tudo, mais do que vencedores. A Ele seja dada toda glória, agora e para sempre (Salmos 18:22-26; 1 Pedro 2:10,11,3-9).
Deus lhe abençoe!
“A única pedra e Rocha firmada que sustenta as colunas da Igreja, abaixo da terra, sobre a terra e acima dos céus, é JESUS, o Cristo ressurreto.” (Jefferson Monteiro)
ORE: Senhor Deus Todo-Poderoso, nas mais difíceis batalhas da vida, temos plena consciência de que Tu estás conosco. Amém.
Coração humilde
18 ging der König David (in das Gotteszelt) hinein, warf sich vor dem HERRN nieder und betete: »Wer bin ich, HERR mein Gott, und was ist mein Haus, daß du mich bis hierher ( so weit) gebracht hast!
19 Und dies hast du für noch nicht genügend gehalten, HERR mein Gott; denn jetzt hast du auch noch in bezug auf das Haus deines Knechtes Verheißungen für ferne Zeiten gegeben, und zwar nach Menschenweise, HERR mein Gott.
20 Was soll da David noch weiter zu dir sagen? Du selbst kennst ja deinen Knecht, HERR mein Gott.
Davi foi o maior e mais amado rei que Deus levantou sobre Israel; disso não há dúvida. Por promessa de Deus, seu trono foi estabelecido para sempre por meio de Cristo Jesus, seu descendente segundo a carne, mas Filho de Deus segundo o Espírito. Davi foi, de fato, antepassado do Messias, confirmando a Palavra do Senhor (Mateus 1:1).
Davi, como qualquer outro homem, era pecador. Cometeu muitos erros, e de todos se arrependeu, mantendo firme sua fé em Deus. Ele tinha uma confiança admirável no Deus de seu pai Abraão. Entretanto, o mais notável em Davi era sua humildade, sempre demonstrando conscientemente que, se ele era alguém e chegou aonde chegou, o mérito era todo de Deus. Isso agradava ao Todo-Poderoso (Atos 13:22).
Em várias ocasiões da vida de Davi, sua humildade ficou evidente: jamais se colocou acima de Deus, não tripudiava sobre as pessoas nem cometia atos de injustiça. Davi possuía um coração verdadeiramente humilde, voltado a agradar a Deus, e não deixava de reconhecer que sem Ele nada seria (2 Samuel 7:20).
Devemos seguir o exemplo de Davi: não importa quão longe possamos ir ou quão alto cheguemos na vida, precisamos sempre reconhecer que o mérito das nossas conquistas é de Deus. Ele nos abençoa, nos toma pela mão direita, guia nossos passos e opera em nós sua bondade, graça e misericórdia. Assim como Davi, devemos sempre transmitir a Deus a honra e a glória por tudo o que Ele faz por nós, em nós e por meio de nós (Salmos 46:1).
Deus lhe abençoe!
“Se você quer ver a altura do monte do eterno amor de Deus, precisa descer ao vale da humildade” (Rowland Hill).
ORE: Senhor Deus, dá-nos a humildade que torna os homens bem-aventurados diante de Ti. Queremos que Tu cresças e nós diminuamos. Amém.
O que é um Devocional Diário?
Um Devocional Diário é um momento especial dedicado à comunhão com Deus. É uma parte do seu dia-a-dia que você investe para ter novas e surpreendentes descobertas e seguir um caminho de desenvolvimento espiritual.
O Devocional envolve a leitura de um versículo da Bíblia, uma meditação sobre o texto em questão, reflexão sobre os ensinamentos e uma oração final.
Como fazer o seu Devocional Diário?
Listamos abaixo 5 dicas para você aproveitar da melhor maneira a leitura bíblica e a meditação diária:
- Reserve um momento do dia e um local especial para isso: Escolha um horário e um lugar tranquilos para evitar distrações e focar no seu tempo com Deus. Faz diferença.
- Leia o versículo ou trecho bíblico com foco e atenção: Comprometa-se com a leitura diária da Palavra de Deus, prestando atenção aos detalhes e significados.
- Leia a meditação diária: Reflita sobre os comentários trazidos pelo Devocional e desenvolva o seu próprio entendimento do propósito de Deus para a sua vida com aquela mensagem.
- Extrapole os pensamentos e aja! A aplicação prática do que você descobriu torna o processo ainda mais engrandecedor e gera um maravilhoso sentimento de realização.
- Divida o seu aprendizado com os outros: compartilhe com pessoas próximas e com quem você gosta o que o Senhor tem lhe presenteado através dos Devocionais.
Importância do compromisso com a Palavra de Deus
Um Devocional Diário é uma prática valiosa que pode transformar sua vida espiritual. Ao seguir essas dicas e manter um compromisso diário com a leitura e reflexão bíblica, você fortalecerá sua fé e se aproximará mais de Deus.
Mas lembre-se de que estar engajado com a Palavra de Deus é essencial para o crescimento espiritual e para desenvolver uma relação mais próxima com Ele.