Devocional de Hoje

Sáb
Sábado
06
Set

DESPERTA, Ó, TU QUE DORMES!

11 Não participem das coisas sem valor que os outros fazem, coisas que pertencem à escuridão. Pelo contrário, tragam todas essas coisas para a luz. 12 Pois é vergonhoso até falar sobre o que essas pessoas fazem em segredo. 13 E, quando qualquer coisa é trazida para a luz, então a sua verdadeira natureza é revelada. 14 Porque o que é claramente revelado se torna luz. E é por isso que se diz:

"Você que está dormindo, acorde!

Levante-se da morte,

e Cristo o iluminará."

Apesar de agora sermos novas criaturas, nascidos de novo e regenerados pelo sacrifício de Cristo Jesus, ainda habitamos um tabernáculo corruptível: o nosso corpo. Ainda não se manifestou plenamente o que haveremos de ser. Vivemos, pela fé, uma nova dimensão de vida; mas ainda estamos sujeitos a esta realidade terrena. A nossa velha natureza foi mortificada com o corpo, mas não está completamente extinta (Colossenses 3:5).

Por isso, somos incessantemente tentados às práticas antigas que outrora nos seduziam, quando ainda vivíamos em trevas. E a advertência bíblica é solene: devemos ser santos, como Deus é Santo. Não podemos participar das obras infrutíferas das trevas. Isso não é apenas uma recomendação, mas uma ordem! Não só devemos rejeitá-las, como também expô-las, isto é, ensinar e advertir, para que outros não as pratiquem (2 Timóteo 4:2-4).

Não podemos adormecer para o fato de que já não pertencemos a este mundo; fazemos parte de um Reino eterno, oposto à vaidade desta vida. Se o sono moral e o cansaço espiritual se aproximarem de nós, devemos despertar e buscar em Cristo o esclarecimento sobre como viver uma vida santa, pura e inteiramente dedicada a Ele (Romanos 13:11).

Se assim vivermos, Cristo resplandecerá sobre nós. O nosso bom testemunho refletirá a luz de Cristo com tal intensidade que se tornará impossível escondê-la. Seremos, de fato, a luz do mundo: uma candeia colocada sobre o velador, iluminando tudo ao nosso redor com a claridade de Cristo (Mateus 5:13-16).

Deus o abençoe!

“O caminho da santidade que leva à felicidade é um caminho estreito; só há lugar para um Deus santo e uma alma santa andarem juntos.” — Thomas Brooks

ORE: Senhor Deus, santifica-nos e separa-nos para Ti, para que mostremos a Tua luz ao mundo por meio da nossa vida. Amém.

Prévia de Amanhã

Preservando em nós o bom testemunho

A transformação pelo Evangelho resulta em bom testemunho cristão: mudança visível guiada pela fé e santificação contínua.
**
Dias
**
Horas
**
Minutos
**
Segundos

Devocional de Ontem

Sex
Sexta
05
Set

Vivendo como Filhos da Luz

8 Antigamente vocês mesmos viviam na escuridão; mas, agora que pertencem ao Senhor, vocês estão na luz. Por isso vivam como pessoas que pertencem à luz, 9 pois a luz produz uma grande colheita de todo tipo de bondade, honestidade e verdade. 10 Procurem descobrir quais são as coisas que agradam o Senhor.

Há uma insistência paulina na dialética entre passado e futuro, mal e bem, morte e vida, condenação e salvação, e assim por diante. Essa insistência tem uma razão de ser: se nos esquecermos de quem e de como éramos, e de o que e como devemos ser, perderemos o foco do esforço que devemos fazer para alcançar a plenitude de Cristo Jesus em nossas vidas.

O que Cristo realizou em nós é de uma profundidade tão grande que muitos de nós, mesmo desfrutando desse beneplácito, não conseguimos compreender plenamente. E mesmo os que alcançam uma compreensão mais profunda não conseguem perceber totalmente, pois a obra que Jesus está fazendo em nós tem caráter eterno, e ainda não se manifestou o que havemos de ser (1 João 3:2).

Somos, de fato, novas criaturas! Nascemos de novo, fomos regenerados e vivemos uma nova vida em Cristo Jesus. Não estamos apenas adaptados a uma nova vida; de fato, tudo se fez novo em nós. Entretanto, o que por vezes nos causa expectação é o fato de ainda estarmos sujeitos ao erro e termos que lutar incessantemente contra a tentação, a concupiscência e o pecado. Ainda perturba alguns filhos de Deus o fato de servirem ao Senhor que tem todo o poder nos céus e na terra, mas ainda passarem por adversidades (Romanos 8:18).

Na verdade, tudo o que Jesus fez por nós, em nós e para nós aconteceu no campo da fé. Muitas das conquistas de Deus para nós ainda estão reservadas para a eternidade; coisas que nem mesmo conseguimos imaginar, tão maravilhosas que são (1 Coríntios 2:9)!

Enquanto aqui estivermos, devemos viver como filhos da luz, isto é, demonstrar, por meio do nosso bom testemunho, que sabemos em quem temos crido e estamos convencidos de que Ele é poderoso para terminar em nós a obra que Ele mesmo começou.

Como uma candeia ilumina tudo ao seu redor, iluminemos o mundo com a luz de Cristo!

Deus lhe abençoe!

“Se um filho de Deus resiste em ser mudado, ele acabará sendo amassado até ser moldado.” (Anônimo)

ORE: Pai, muda-nos para que não sejamos como éramos; molda-nos para não sermos como o mundo é. Amém.

Devocional de Anteontem

Qui
Quinta
04
Set

Fuja do engano!

5 Fiquem certos disto: jamais receberá uma parte no Reino de Cristo e de Deus qualquer pessoa que seja imoral, indecente ou cobiçosa (pois a cobiça é um tipo de idolatria).

6 Não deixem que ninguém engane vocês com conversas tolas, pois é por causa dessas coisas que o castigo de Deus cairá sobre os que não obedecem a ele. 7 Portanto, não tenham nada a ver com esse tipo de gente.

O modelo bíblico para a fé cristã é o da santidade e da pureza. Na prática cristã, não há espaço para se levar uma vida dissoluta, imoral, impura, ou materialista. Por convencimento do Espírito Santo, e por chamada de Deus, todo aquele que serve a Cristo Jesus está comprometido com um modelo moral de vida que implica em renúncia às paixões da carne e as suas concupiscências (Gálatas 5:16).

Neste aspecto, a devassidão, isto é, a licenciosidade e libertinagem, são peremptoriamente reprováveis por Deus. De igual modo, a impureza, ou seja, os comportamentos impuros, bem como a avareza, que é o apego exagerado e desmedido pelo dinheiro e bens materiais, são igualmente rejeitados por Deus como modelo de comportamento cristão (1 João 2:16,17).

O problema é que esses são modelos de vida extremamente sedutores e atraentes, porque são fontes poderosas de prazer carnal. Por isso, o mundo se mune de artifícios de persuasão quase irresistíveis para atrair as pessoas para esse modelo de vida. E muitos cristãos acabam sendo facilmente enredados por essa fonte de prazer para satisfazer a carne (2 Timóteo 2:22).

Com isso, muitos acabam se rendendo aos artifícios enganadores da consciência, crendo que não estão pecando quando praticam tais coisas. Outros até admitem ser pecado o que fazem; mas acabam acreditando que Deus não se importa com isso. Outros tantos sabem sem dúvidas que são práticas pecaminosas e reprováveis a Deus; mas já estão tão mergulhados no erro que simplesmente preferem continuar errando sem pensar nas consequências futuras (Lucas 12:19,20).

Não podemos nos render ao engano do mundo! Somos chamados por Deus para viver em santidade.

Deus lhe abençoe!

“A falsidade, o engano, a esperteza, a fraude, a malícia, a trapaça, o engodo, a ilusão, são espécies de mentira. Deus abomina a mentira que é um gênero de pecado. Tenhamos cuidado para não aborrecermos a Deus” (Cássia Cristina Berçot).

ORE: Deus da Verdade, livra-nos de ser enredados pela sedução do engano. Amém.


O que é um Devocional Diário?

Um Devocional Diário é um momento especial dedicado à comunhão com Deus. É uma parte do seu dia-a-dia que você investe para ter novas e surpreendentes descobertas e seguir um caminho de desenvolvimento espiritual.

O Devocional envolve a leitura de um versículo da Bíblia, uma meditação sobre o texto em questão, reflexão sobre os ensinamentos e uma oração final.

Como fazer o seu Devocional Diário?

Listamos abaixo 5 dicas para você aproveitar da melhor maneira a leitura bíblica e a meditação diária:

  • Reserve um momento do dia e um local especial para isso: Escolha um horário e um lugar tranquilos para evitar distrações e focar no seu tempo com Deus. Faz diferença.
  • Leia o versículo ou trecho bíblico com foco e atenção: Comprometa-se com a leitura diária da Palavra de Deus, prestando atenção aos detalhes e significados.
  • Leia a meditação diária: Reflita sobre os comentários trazidos pelo Devocional e desenvolva o seu próprio entendimento do propósito de Deus para a sua vida com aquela mensagem.
  • Extrapole os pensamentos e aja! A aplicação prática do que você descobriu torna o processo ainda mais engrandecedor e gera um maravilhoso sentimento de realização.
  • Divida o seu aprendizado com os outros: compartilhe com pessoas próximas e com quem você gosta o que o Senhor tem lhe presenteado através dos Devocionais.

Importância do compromisso com a Palavra de Deus

Um Devocional Diário é uma prática valiosa que pode transformar sua vida espiritual. Ao seguir essas dicas e manter um compromisso diário com a leitura e reflexão bíblica, você fortalecerá sua fé e se aproximará mais de Deus.

Mas lembre-se de que estar engajado com a Palavra de Deus é essencial para o crescimento espiritual e para desenvolver uma relação mais próxima com Ele.