Devocional de Hoje

Qua
Quarta
03
Set

Rejeite a iniquidade!

3 Entre vocês não deve haver nem sequer menção de imoralidade sexual nem de qualquer espécie de impureza nem de cobiça; pois estas coisas não são próprias para os santos.

4 Não haja obscenidade nem conversas tolas nem gracejos imorais, que são inconvenientes, mas, ao invés disso, ação de graças.

O cristianismo é uma proposta de fé baseada na comunhão com Deus, no amor ao próximo e em uma vida moral elevada. Um dos mais importantes ativos visíveis da propagação da fé cristã é o bom testemunho, isto é, o comportamento livre de motivos que justifiquem o vilipêndio ao nome de Cristo Jesus. Somos chamados por Deus para viver segundo seus princípios de santidade e pureza; isso nos impõe a rejeição de práticas e costumes que nos tornem semelhantes aos que praticam o mal (Romanos 12:9).

Nesse contexto, o cristão é instado a rejeitar toda forma de iniquidade. Os males advindos da vida iníqua não devem sequer ser cogitados entre os que servem a Deus! O comportamento dos cristãos deve refletir, tanto quanto lhes seja possível, o comportamento do próprio Cristo Jesus (Filipenses 2:5).

O cristão deve rejeitar toda forma de imoralidade sexual; deve se opor a toda impureza; e deve repudiar a avareza. Da mesma forma, precisa guardar-se de falar palavras torpes e evitar comportamentos que levem à parvoíce. Embora não seja proibido ao cristão ser alegre e descontraído, ele deve evitar as chocarrices, isto é, práticas jocosas e imorais que não convêm. A boca do cristão foi-lhe dada por Deus para louvá-lo, adorá-lo e oferecer ações de graças (Mateus 5:48).

Servimos ao único Deus verdadeiro. Ele é plenamente santo e totalmente puro, não aceita a iniquidade e se separa do pecado. Se o servimos, devemos viver de maneira agradável a Ele. E se, em nossa trajetória, por alguma infelicidade, viermos a desagradá-lo cometendo pecado, devemos recorrer ao recurso que Ele mesmo providenciou para a restituição de nossa santidade e pureza: “Estas coisas vos escrevo para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o Justo” (1 João 2:1).

Deus lhe abençoe!

“A santificação é o detergente espiritual que mantém limpa a moral cristã.” (Aureliano Jr.)

ORE: Deus santo e puro, ensina-nos a vigiar para que nos mantenhamos santos, puros e limpos diante de Ti e dos homens! Amém.

Prévia de Amanhã

Fuja do engano!

Cristãos devem evitar vidas de devassidão e materialismo, refutando as tentações do mundo para viver em santidade e verdade.
**
Dias
**
Horas
**
Minutos
**
Segundos

Devocional de Ontem

Ter
Terça
02
Set

Imitadores de Deus

1 Portanto, sejam imitadores de Deus, como filhos amados,

2 e vivam em amor, como também Cristo nos amou e se entregou por nós como oferta e sacrifício de aroma agradável a Deus.

Paulo foi um ensinador diferenciado, que sabia, pela unção do Espírito Santo, aproveitar os recursos da mensagem para produzir edificação nos seus destinatários. Em certa ocasião, ele conclamou os coríntios a imitá-lo, pois ele era imitador de Cristo Jesus (1 Coríntios 11:1). Aos efésios, a recomendação foi que eles deveriam ser imitadores de Deus (Efésios 5:1). E aos tessalonicenses, ele fez uma reflexão que lembra as duas recomendações anteriores, dizendo que eles foram feitos imitadores de Deus e dos apóstolos (1 Tessalonicenses 1:6).

Inspiradas por Deus, essas três recomendações chegaram até nós para que possamos compará-las, associá-las e aplicá-las à nossa vida, para a nossa edificação. Juntas e devidamente contextualizadas, elas nos revelam a maravilhosa integração que existe entre Deus e os Seus servos, de tal maneira que, se um dos Seus filhos chega, pelo Espírito Santo, ao patamar de fazer a vontade divina, pode ser usado como padrão de comportamento e testemunho para os demais (Tito 2:7).

No caso específico de Paulo, ele chega a utilizar a expressão: “eu recebi do Senhor o que também vos entreguei”, ao ensinar sobre a comunhão dos cristãos em torno da mesa do Senhor, o que hoje chamamos de Ceia do Senhor ou Eucaristia (1 Coríntios 11:23). Isso deixa claro que aquilo que hoje praticamos como princípios de fé, baseados nas Escrituras Sagradas, não é mero fruto da opinião dos patriarcas, profetas ou apóstolos. É, de fato, a repetição da vontade soberana de Deus, transmitida a nós pela perpetuação das Escrituras, tanto no Antigo quanto no Novo Testamento (Josué 1:8).

Quão inspiradora é a notícia de que podemos, de fato, imitar a Cristo Jesus! Quão estimulante é saber que, se obedecermos aos preceitos revelados no Livro Sagrado, nos tornamos imitadores de Deus!

Deus lhe abençoe!

“Se temos que imitar alguém, imitemos a Deus, em quem não há sombra nem variação.” (Anônimo)

ORE: Deus Poderoso, mostra-nos a Tua vontade para que, em tudo, Te imitemos! Amém.

Devocional de Anteontem

Seg
Segunda
01
Set

Um novo estilo de vida

25 Portanto, cada um de vocês deve abandonar a mentira e falar a verdade ao seu próximo, pois todos somos membros de um mesmo corpo.

26 "Quando vocês ficarem irados, não pequem". Apazigüem a sua ira antes que o sol se ponha,

27 e não dêem lugar ao diabo.

28 O que furtava não furte mais; antes trabalhe, fazendo algo de útil com as mãos, para que tenha o que repartir com quem estiver em necessidade.

29 Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem.

30 Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção.

31 Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade.

32 Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo.

Há uma belíssima canção cristã antiga que sintetiza bem o milagre que Deus faz na vida de quem recebe Cristo Jesus: “Que mudança em mim fez o meu bom Jesus, vindo ele ao meu coração: deu-me paz divinal; deu-me gozo e luz, entrando no meu coração!”. Esse é o resumo de uma vida completamente modificada pela ação de convencimento que o Espírito Santo opera: tornamo-nos de fato novas criaturas (2 Coríntios 5:17)!

Ora, uma nova criatura deve ter novos hábitos que sejam afeitos à sua nova natureza. E se a nova natureza dessa nova criatura é espiritual, e não carnal, se torna exigível para ela o abandono das práticas carnais pecaminosas (Isaías 55:7).

Se antes mentíamos, hoje falamos a verdade; se antes odiávamos, hoje, mesmo que nos iramos, não podemos pecar. Se antes éramos dominados pelo mal, hoje não podemos dar lugar ao diabo. Se furtávamos, não podemos furtar mais; se éramos profanos com palavras, hoje devemos falar o que edifica. Se antes irávamos a Deus, hoje não devemos entristecê-lo. Além disso, devemos abandonar a amargura, a ira, a cólera, o comportamento violento, a blasfêmia e a malícia (1 Coríntios 10:31).

Devemos agora ser inclinados ao bem, à misericórdia, e ao perdão. Esse é o novo estilo de vida, que Deus exige de nós, para que em tudo nos pareçamos com Cristo Jesus!

Deus lhe abençoe!

"Não é possível ter uma nova vida praticando as mesmas coisas da velha vida" (Anônimo).

ORE: Oh Deus, confirma em nós a nova vida em Cristo Jesus! Amém.


O que é um Devocional Diário?

Um Devocional Diário é um momento especial dedicado à comunhão com Deus. É uma parte do seu dia-a-dia que você investe para ter novas e surpreendentes descobertas e seguir um caminho de desenvolvimento espiritual.

O Devocional envolve a leitura de um versículo da Bíblia, uma meditação sobre o texto em questão, reflexão sobre os ensinamentos e uma oração final.

Como fazer o seu Devocional Diário?

Listamos abaixo 5 dicas para você aproveitar da melhor maneira a leitura bíblica e a meditação diária:

  • Reserve um momento do dia e um local especial para isso: Escolha um horário e um lugar tranquilos para evitar distrações e focar no seu tempo com Deus. Faz diferença.
  • Leia o versículo ou trecho bíblico com foco e atenção: Comprometa-se com a leitura diária da Palavra de Deus, prestando atenção aos detalhes e significados.
  • Leia a meditação diária: Reflita sobre os comentários trazidos pelo Devocional e desenvolva o seu próprio entendimento do propósito de Deus para a sua vida com aquela mensagem.
  • Extrapole os pensamentos e aja! A aplicação prática do que você descobriu torna o processo ainda mais engrandecedor e gera um maravilhoso sentimento de realização.
  • Divida o seu aprendizado com os outros: compartilhe com pessoas próximas e com quem você gosta o que o Senhor tem lhe presenteado através dos Devocionais.

Importância do compromisso com a Palavra de Deus

Um Devocional Diário é uma prática valiosa que pode transformar sua vida espiritual. Ao seguir essas dicas e manter um compromisso diário com a leitura e reflexão bíblica, você fortalecerá sua fé e se aproximará mais de Deus.

Mas lembre-se de que estar engajado com a Palavra de Deus é essencial para o crescimento espiritual e para desenvolver uma relação mais próxima com Ele.

Devocional Diário