O derramamento do Espírito Santo
25 Then will I make good to you the years which were eaten by the swarming locust, the grass locust, and the corn locust and the creeping locust,even my great army, which I sent among you.
26 And ye shall eat and eat, and be satisfied, and shall praise the name of Yahweh your God, who hath dealt with you wondrously,so shall my people, not be abashed, unto times age-abiding.
27 So shall ye know that, in the midst of Israel, I am, and that, I, Yahweh, am your God, and none else,and my people, shall not be abashed, unto times age-abiding.
28 And it shall come to pass, afterwards, I will pour out my spirit upon all flesh, and your sons and your daughters, shall prophesy,your old men, shall dream, dreams, your young men, shall see, visions;
O derramamento do Espírito Santo, no Dia de Pentecostes, foi o marco da fundação da Igreja de Cristo Jesus e a apresentação ao mundo do Deus que, embora tenha vindo em carne, morrido, ressuscitado e subido aos céus, desceu, pelo seu Espírito Santo, e passou a habitar permanentemente na terra por meio da sua Igreja, não um templo ou uma instituição, mas os filhos de Deus, vivendo em amor e comunhão mútua. Ele permanecerá aqui enquanto o povo de Deus aqui estiver, sendo retirado quando Cristo Jesus retornar para buscar o seu povo (João 14:3).
Depois desse acontecimento, os seguidores de Cristo Jesus deixaram de ser um grupo de pessoas temerosas e frágeis para se tornarem um exército de homens e mulheres corajosos que, sem armas ou recursos militares, enfrentam os mais ferrenhos inimigos no mundo espiritual, nas regiões celestiais. Munidos da Palavra de Deus, os seus filhos, cheios do Espírito Santo derramado no Dia de Pentecostes, têm realizado grandes obras na terra, sendo instrumentos de Deus para a manifestação de milagres e sinais que não podem ser explicados pela ciência humana, mas que tocam profundamente o coração das pessoas, conduzindo-as à fé que resulta em salvação eterna (Marcos 16:15,16).
Sejamos cheios do Espírito Santo e representemos Cristo Jesus na terra!
Deus lhe abençoe!
“Se fosse possível colocar o Espírito Santo em um livro de farmacologia, eu o colocaria junto aos estimulantes, pois é ali que ele deve estar.”
(Martyn Lloyd-Jones)
ORE: Deus Poderoso, assim como derramaste o teu Espírito Santo sobre os discípulos no Dia de Pentecostes, derrama-o também poderosamente sobre nós, para que façamos grandes coisas em teu nome. Amém.
Convertamo-nos a Deus e vivamos
2 Take with you words, and return to Yahweh: say unto himWholly, shalt thou take away iniquity, Accept, then, with favour, and we will make good the boldness of our lips!
A conversão é o processo de mudança radical na direção da nossa vida em relação a Deus. Quando ouvimos a Palavra de salvação em Cristo Jesus, somos convencidos da nossa pecaminosidade, da justiça de Deus e do juízo vindouro. Uma vez convencidos, reconhecemos que somos pecadores, nos arrependemos e decidimos viver para Deus. A partir daí, a nossa vida toma um novo rumo, uma nova direção. Fomos, então, convertidos (Atos 3:19).
Uma vez convertidos, seguimos o caminho da salvação, sendo libertos pela Palavra de Deus e experimentando o processo de regeneração que nos transforma em novas criaturas. Antes, vivíamos em trevas; agora, estamos na luz de Cristo Jesus. Outrora, estávamos mortos em delitos e pecados; agora, temos vida, e vida em abundância. Antes, estávamos destinados à perdição; hoje, o céu nos aguarda. Antes, temíamos a morte; agora, para nós, o viver é Cristo, e o morrer é ganho (Filipenses 1:21).
A conversão a Cristo Jesus é, portanto, o único meio eficaz de vencer a morte eterna. Trata-se de uma mudança de direção que tira a pessoa da trilha da condenação e a coloca no caminho da salvação. Jesus Cristo é o Caminho, a Verdade e a Vida; ninguém vai ao Pai senão por meio dEle. Converter-se a Cristo Jesus é, portanto, uma questão de vida ou morte: ou nos convertemos a Ele e vivemos, ou o rejeitamos e morremos eternamente (Deuteronômio 30:19).
Ouvir o chamado de Cristo Jesus para a salvação é escapar do destino trágico ao qual o pecado submeteu toda a humanidade. Em Cristo, passamos a viver uma nova vida, eterna, perfeita e fundamentada em seu sacrifício vicário. Somos, assim, novas criaturas que, pela fé, encontram o Caminho, abraçam a Verdade e recebem a Vida (João 14:6).
Deus lhe abençoe!
“A conversão não é um processo suave e fácil, como algumas pessoas imaginam; se assim fosse, o coração humano jamais teria sido comparado a um solo não cultivado, e a Palavra de Deus, a um arado.”
(John Bunyan)
ORE: Senhor, assim como orou Jeremias, nós oramos: converte-nos, e seremos convertidos. Ajuda-nos a viver em fidelidade a Ti. Amém.
Pessoas desejadas por Deus
11 Then said he unto me, O Daniel! man greatly delighted in! have understanding in the words which, I, am about to speak unto thee, and stand up where thou art, for, now, have I been sent unto thee. And, when he had spoken with me this word, I stood up trembling.
12 Then said he unto me, Do not fear, Daniel, for, from the first day that thou didst set thy heart to understand and to humble thyself before thy God, thy words were heard; and, I, am come, by reason of thy words.
Daniel foi um exemplo do tipo de pessoa com quem Deus deseja se relacionar. Embora fosse pecador, como todos os seres humanos, conservava em sua vida valores que agradavam ao Senhor. Ele se esforçava para não se contaminar com práticas contrárias à vontade de Deus, não negava a sua fé nem o Deus a quem servia, e buscava viver de maneira fiel, segundo os princípios da Verdade (João 4:23).
Assim como fez com Daniel, Deus continua desejando encontrar verdadeiros adoradores, que o adorem em espírito e em verdade. Ao longo da história, Ele encontrou pessoas valorosas que lhe ofereceram sacrifícios sinceros, prestaram-lhe culto verdadeiro, lideraram o seu povo com justiça, governaram com retidão, profetizaram com coragem e anunciaram o Evangelho de Cristo Jesus sem negociar a verdade. Muitos enfrentaram perseguições, prisões, torturas e até a morte, mas não abriram mão de permanecer fiéis ao Deus que o mundo rejeita (Hebreus 11:33,40).
Os princípios divinos são elevados e estão muito acima dos valores deste mundo. Deus requer pureza, santidade, verdade, obediência, fidelidade, justiça, retidão, honestidade, amor e tantos outros valores que precisam ser cultivados na vida daqueles que desejam agradá-lo. Mesmo conhecendo a nossa condição pecaminosa, Deus se agrada ao ver o esforço sincero de quem busca viver segundo os seus padrões de santidade e justiça (Miquéias 7:18).
Jamais seremos iguais a Deus; contudo, devemos buscá-lo como padrão de vida espiritual e moral, permitindo que o seu caráter molde o nosso viver.
Deus lhe abençoe!
“Se somos amados por Deus, vivamos de maneira agradável ao Deus que nos ama.”
(Anônimo)
ORE: Pai, te agradecemos pelo amor que tens dedicado a nós. Ajuda-nos a te servir de maneira agradável a Ti. Amém.
O que é um Devocional Diário?
Um Devocional Diário é um momento especial dedicado à comunhão com Deus. É uma parte do seu dia-a-dia que você investe para ter novas e surpreendentes descobertas e seguir um caminho de desenvolvimento espiritual.
O Devocional envolve a leitura de um versículo da Bíblia, uma meditação sobre o texto em questão, reflexão sobre os ensinamentos e uma oração final.
Como fazer o seu Devocional Diário?
Listamos abaixo 5 dicas para você aproveitar da melhor maneira a leitura bíblica e a meditação diária:
- Reserve um momento do dia e um local especial para isso: Escolha um horário e um lugar tranquilos para evitar distrações e focar no seu tempo com Deus. Faz diferença.
- Leia o versículo ou trecho bíblico com foco e atenção: Comprometa-se com a leitura diária da Palavra de Deus, prestando atenção aos detalhes e significados.
- Leia a meditação diária: Reflita sobre os comentários trazidos pelo Devocional e desenvolva o seu próprio entendimento do propósito de Deus para a sua vida com aquela mensagem.
- Extrapole os pensamentos e aja! A aplicação prática do que você descobriu torna o processo ainda mais engrandecedor e gera um maravilhoso sentimento de realização.
- Divida o seu aprendizado com os outros: compartilhe com pessoas próximas e com quem você gosta o que o Senhor tem lhe presenteado através dos Devocionais.
Importância do compromisso com a Palavra de Deus
Um Devocional Diário é uma prática valiosa que pode transformar sua vida espiritual. Ao seguir essas dicas e manter um compromisso diário com a leitura e reflexão bíblica, você fortalecerá sua fé e se aproximará mais de Deus.
Mas lembre-se de que estar engajado com a Palavra de Deus é essencial para o crescimento espiritual e para desenvolver uma relação mais próxima com Ele.