Devocional de Hoje

Ter
Terça
22
Jul

O conserto da liberdade

21 Dizei-me vós os que quereis estar debaixo da Lei, não ouvis a Lei?

22 Pois está escrito que Abraão teve dois filhos, um da mulher escrava e o outro da livre.

23 Mas o da escrava nasceu segundo a carne, porém o da livre por meio da promessa.

24 As quais coisas são uma alegoria: pois estas mulheres são duas alianças, uma, na verdade, do monte Sinai, que dá à luz filhos para a escravidão, e que é Agar.

25 Ora esta Agar é o monte Sinai na Arábia, e corresponde a Jerusalém atual, pois está em escravidão com seus filhos.

26 Mas a Jerusalém que é lá de cima, é livre, a qual é nossa mãe,

Oh, que maravilhoso conserto Deus firmou conosco por meio do sacrifício de Cristo Jesus! A Lei, que é boa, acabou se tornando instrumento de escravidão, não por causa da sua natureza, mas por causa da nossa maldade. A condição pecadora do homem tornou impossível o pleno cumprimento da Lei. Assim, aquilo que deveria ser bênção tornou-se maldição, pois a Lei apenas evidenciou nossa incapacidade de agradar a Deus (Gálatas 3:13).

Havia, portanto, a necessidade de um novo conserto. Mas o problema persistia: Deus é santo, justo e puro, e não pode conviver com o pecado humano. O homem, por sua vez, continua impuro, pecador e separado de Deus. Era preciso que esse novo conserto fosse suficientemente eficaz para derrubar a barreira que havia entre o Criador e suas criaturas (Isaías 59:2).

O sacrifício de animais provou ser insuficiente para redimir o pecador. A velha criatura era irremediavelmente incapaz de se reconciliar com Deus. Portanto, seria necessário um sacrifício superior, definitivo e suficientemente poderoso para não apenas redimir, mas transformar o homem em uma nova criatura (Hebreus 10:10,3-9).

Esse é o milagre do novo conserto em Cristo Jesus: seu sangue é infinitamente superior ao sangue de animais, e poderoso para redimir e regenerar o homem. Em Cristo, nascemos de novo, passamos a fazer parte do Reino dos Céus e fomos chamados à liberdade, que só pode ser encontrada nesse novo conserto firmado com Deus por meio de seu Filho (Gálatas 5:13).

Deus lhe abençoe!

“Liberdade significa capacidade de não violar a lei de Deus. Licenciosidade significa insistência em fazer o que se deseja.” Oswald Chambers

ORE: Deus Pai, te agradecemos pela liberdade com que nos agraciaste, por meio de Cristo Jesus! Ensina-nos a vivê-la com responsabilidade e santidade. Amém.

Prévia de Amanhã

Filhos da Promessa

Reflexão sobre a promessa de Deus, nossa filiação espiritual em Cristo e a herança da fé com desafios e bênçãos divinas.
**
Dias
**
Horas
**
Minutos
**
Segundos

Devocional de Ontem

Seg
Segunda
21
Jul

Religiosismo vazio

7 Assim não és mais escravo, porém filho: mas se filho, também herdeiro por Deus.

8 Porém naquele tempo não conhecendo a Deus, vos fizestes escravos dos que por natureza não são deuses;

9 mas agora conhecendo a Deus, ou antes sendo conhecidos por Deus, como estais voltando outra vez aos rudimentos fracos e pobres, aos quais vos quereis ainda de novo escravizar?

A fé em Cristo Jesus provoca em nós mudanças maravilhosas e radicais: estávamos mortos em delitos e pecados, e agora vivemos em novidade de vida; éramos inimigos de Deus, e agora somos seus filhos amados; estávamos destinados à condenação eterna, e agora nos tornamos herdeiros de Deus por Cristo; servíamos a deuses estranhos e imaginários, e agora conhecemos e somos conhecidos de Deus, fazendo a Sua vontade (Mateus 12:49,50).

O problema do homem é o próprio homem. Ele não se satisfaz com a ideia de que Deus é invisível, santo e puro, e que habita no Altíssimo lugar. Em vez disso, ele insiste em acreditar que é possível servir a Deus e continuar vivendo de forma pecaminosa e dissoluta. Como o Deus verdadeiro, apresentado nas Escrituras, não se encaixa no imaginário desse homem dissoluto, ele cria para si deuses inventados, que se moldam à sua própria corrupção, permitindo-lhe viver no erro (Romanos 1:26,27).

Assim, muitos que realmente conhecem a Deus e O servem com sinceridade acabam sendo atraídos pelos modelos de culto dos que não conhecem a Deus. Isso os leva a criar uma infinidade de regras e rudimentos que não se encaixam no modelo de liberdade que Cristo Jesus ensina e que o Espírito Santo estimula em nós (2 Coríntios 3:17,18).

Deus nos chamou à liberdade. Não devemos voltar a nos colocar sob o jugo da escravidão. Devemos viver uma vida espiritual frutífera e produtiva, buscando intimidade com Deus e alicerçando nossa fé em Sua Palavra (Apocalipse 2:10).

Que busquemos viver o melhor de Deus, amando-nos uns aos outros e desfrutando de Sua presença em liberdade!

Deus lhe abençoe!

“A religião de algumas pessoas é exatamente como uma perna de madeira. Não tem calor nem vida e, embora ajude a claudicar por aí, nunca se torna parte do homem e precisa ser colocada todas as manhãs.” (Anônimo)

ORE: Senhor Deus, não queremos ser meros e vazios religiosos na tua casa. Queremos ter vida, e vida com abundância. Enche-nos do teu Espírito para que possamos desfrutar da tua presença. Amém.

Devocional de Anteontem

Dom
Domingo
20
Jul

Intimidade com o Pai

1 Mas digo que o herdeiro, enquanto menino, em nada difere de um escravo, embora seja senhor de tudo;

2 mas está debaixo de tutores e curadores, até o tempo designado por seu pai.

3 Assim também nós, quando éramos meninos, estávamos guardados em escravidão debaixo dos rudimentos do mundo;

4 mas quando veio o cumprimento do tempo, enviou Deus a seu Filho, nascido de mulher, nascido debaixo da Lei,

5 a fim de resgatar os que estavam debaixo da Lei, para que recebêssemos a adoção de filhos.

6 Porque sois filhos, Deus enviou aos nossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, pai.

Paulo é muito didático em seus ensinos. Ele não deixa margem para dúvidas. Neste trecho, ele faz uma bela comparação, explicando que, enquanto o herdeiro for criança, ele não estará capacitado a cuidar da própria herança. Embora tenha direito a tudo, ainda dependerá de tutores e curadores para proteger seus interesses, até que cresça e esteja preparado para defender o bem que recebeu (Lucas 2:41).

Essa comparação ajuda a entender o motivo de Deus, por um longo tempo, ter mantido o seu povo sob a Lei. Eles não tinham condições de cuidar da própria herança, ou seja, da vida eterna. Mas, com a plenitude dos tempos, ou seja, o amadurecimento da humanidade na compreensão de sua necessidade de conhecer o Deus verdadeiro, Deus enviou Jesus, em forma humana, para viver entre nós e nos apresentar o Pai (Hebreus 2:9).

Jesus nasceu de mulher, cresceu em graça e sabedoria, se submeteu à Lei e viveu sob ela. E, no tempo certo, Ele começou a revelar aos homens o verdadeiro propósito da Lei: mostrar que todos pecaram e, portanto, ficaram destituídos da glória de Deus. Contudo, a Lei, embora cumprisse esse propósito, não podia oferecer salvação para a condição pecaminosa da humanidade. A Lei foi, portanto, uma tutora, que cuidou da esperança de salvação até que Cristo Jesus viesse para revelar a plenitude dessa salvação e ser o Salvador de todos os que nele crerem (Colossenses 2:14).

Deus lhe abençoe!

“Não há nada que amoleça mais o coração de um pai do que um filho que reconhece o seu amor por ele.” (Anônimo)

ORE: Aba, Pai, assim como nós temos intimidade com os nossos pais e podemos falar com eles livremente, queremos ter intimidade contigo. Amém.


O que é um Devocional Diário?

Um Devocional Diário é um momento especial dedicado à comunhão com Deus. É uma parte do seu dia-a-dia que você investe para ter novas e surpreendentes descobertas e seguir um caminho de desenvolvimento espiritual.

O Devocional envolve a leitura de um versículo da Bíblia, uma meditação sobre o texto em questão, reflexão sobre os ensinamentos e uma oração final.

Como fazer o seu Devocional Diário?

Listamos abaixo 5 dicas para você aproveitar da melhor maneira a leitura bíblica e a meditação diária:

  • Reserve um momento do dia e um local especial para isso: Escolha um horário e um lugar tranquilos para evitar distrações e focar no seu tempo com Deus. Faz diferença.
  • Leia o versículo ou trecho bíblico com foco e atenção: Comprometa-se com a leitura diária da Palavra de Deus, prestando atenção aos detalhes e significados.
  • Leia a meditação diária: Reflita sobre os comentários trazidos pelo Devocional e desenvolva o seu próprio entendimento do propósito de Deus para a sua vida com aquela mensagem.
  • Extrapole os pensamentos e aja! A aplicação prática do que você descobriu torna o processo ainda mais engrandecedor e gera um maravilhoso sentimento de realização.
  • Divida o seu aprendizado com os outros: compartilhe com pessoas próximas e com quem você gosta o que o Senhor tem lhe presenteado através dos Devocionais.

Importância do compromisso com a Palavra de Deus

Um Devocional Diário é uma prática valiosa que pode transformar sua vida espiritual. Ao seguir essas dicas e manter um compromisso diário com a leitura e reflexão bíblica, você fortalecerá sua fé e se aproximará mais de Deus.

Mas lembre-se de que estar engajado com a Palavra de Deus é essencial para o crescimento espiritual e para desenvolver uma relação mais próxima com Ele.