Devocional de Hoje

Sex
Sexta
01
Ago

Comunicação com Deus

17 sine intermissione orate

Deus é comunicativo. Ele tem prazer em se comunicar conosco e usa muitos meios para isso. A natureza é um grande exemplo (Salmos 19:1), mas Ele também fala através de pessoas, da Sua Palavra, de músicas que tocam a alma. Deus é um mestre da comunicação. Às vezes, até quando dormimos, Ele nos fala por meio de sonhos significativos (1 Reis 3).

É maravilhoso saber que o Deus Todo-Poderoso, que criou todas as coisas, tem prazer em se comunicar conosco! É reconfortante tirar momentos do dia para ouvir a voz de Deus através das diversas maneiras pelas quais Ele se comunica com quem deseja ouvi-lo!

Embora Deus use muitos meios para falar conosco, só há uma maneira de falarmos com Ele: a oração. E há muitas formas de orar: de joelhos ou em pé, cantando ou chorando, em silêncio ou em voz alta. A oração pode ser doce ou fervorosa, sussurrada ou bradada com força. Se vem do coração, move a alma e aquece o espírito, é uma oração verdadeira e poderosa. E que prazer Deus tem em nos ouvir! Ele, que conhece o nosso coração e sabe os nossos pensamentos, não desvia sua atenção (Isaías 59:1).

Os grandes heróis da fé venceram porque oraram. Jesus, mesmo sendo Deus encarnado, dedicava um tempo precioso à oração. A Igreja de Cristo é chamada a uma vida constante de oração. Desde os seus primeiros dias, a Igreja se dedicava intensamente à oração (Atos 2:42).

Orar não é uma opção, é uma necessidade. Não é uma escolha pessoal, é questão de sobrevivência. Não é uma prática sem sentido, é um momento de intimidade com o Senhor (2 Crônicas 7:14).

Num mundo agitado, nem sempre é possível estar sempre orando, mas é possível levar uma vida de oração. Orar não significa estar no templo, mas estar em Deus. Mesmo quando não podemos dobrar os joelhos, fechar os olhos ou falar algumas palavras, podemos ligar os nossos pensamentos a Deus e começar uma poderosa oração (Daniel 6:13).

Que privilégio é poder parar um pouco, independente de onde estivermos ou na condição que nos encontrarmos, e dirigir algumas palavras sinceras e verdadeiras a Deus - mesmo em sussurros ou cântico entre os dentes.

Em qualquer situação, ore! Deus está sempre disposto a responder aos que O buscam.

Deus lhe abençoe!

Aureliano Guimarães Júnior.

“Na oração, é melhor um coração sem palavras do que palavras sem coração.” - Martinho Lutero.

Prévia de Amanhã

Semeadura e colheita

Lei da Semeadura e Colheita: nossas ações têm consequências, espirituais e morais. Semeie no Espírito para colher vida eterna.
**
Dias
**
Horas
**
Minutos
**
Segundos

Devocional de Ontem

Qui
Quinta
31
Jul

Levando a nossa carga e a do nosso irmão

2 alter alterius onera portate et sic adimplebitis legem Christi

3 nam si quis existimat se aliquid esse cum sit nihil ipse se seducit

4 opus autem suum probet unusquisque et sic in semet ipso tantum gloriam habebit et non in altero

5 unusquisque enim onus suum portabit

Esse ensino de Paulo é bastante emblemático. À primeira vista, ele parece conter uma contradição ao dizer que devemos levar as cargas uns dos outros, mas que cada um levará a sua própria carga. Como explicar isso?

Na verdade, Paulo estabelece uma correlação entre dever e responsabilidade. Ele demonstra que o exercício do amor cristão deve nos impelir a socorrer o irmão em sua fraqueza e nas dificuldades da jornada desta vida. Isso é fundamental para cumprirmos o novo mandamento que Jesus nos deixou: amar ao próximo como a nós mesmos (Mateus 22:39). Esse é o nosso dever.

Por outro lado, não podemos nos desincumbir da nossa própria carga, isto é, não podemos deixar de cumprir a nossa missão sob o argumento de estarmos ocupados com a carga do nosso irmão. Aliás, levar a carga do nosso irmão faz parte da nossa missão e, portanto, ao fazer isso, estamos também levando a nossa própria carga. Essa é a nossa responsabilidade (Lucas 6:29)!

É maravilhoso como a Palavra de Deus entrelaça a nossa vida com a do nosso irmão! Deus nos ordena a prática do amor fraternal como uma verdadeira questão de sobrevivência espiritual — e de fato é! Se não amarmos o nosso irmão a ponto de nos disponibilizarmos para levar suas cargas, não estaremos cumprindo o novo mandamento de Cristo Jesus. E, se não o cumprimos, como poderemos dizer que somos seus seguidores? E, se não somos seus seguidores, como compareceremos diante de Deus como seus filhos? (2 Coríntios 5:10)

Devemos estar dispostos a ser úteis uns aos outros. Só assim agradaremos a Deus!

Deus lhe abençoe!

"Somos como os bois que puxam o arado: temos a nossa carga para levar; mas não conseguiremos, se deixarmos que o nosso irmão carregue a sua carga sozinho." — Aureliano Jr.

ORE: Senhor Deus, temos as nossas próprias cargas para carregar. Mas pedimos a Ti que nos fortaleça, para que também possamos levar as cargas do nosso irmão. Amém.

Devocional de Anteontem

Qua
Quarta
30
Jul

O exercício da misericórdia

1 fratres et si praeoccupatus fuerit homo in aliquo delicto vos qui spiritales estis huiusmodi instruite in spiritu lenitatis considerans te ipsum ne et tu tempteris

Se de fato servimos ao Deus que é infinito em misericórdia, é indispensável que sejamos também misericordiosos. Aliás, uma das célebres bem-aventuranças proferidas por Jesus no seu discurso do monte preconiza que os misericordiosos alcançarão misericórdia. E, se a misericórdia de Deus é sobrenatural, é inegável que a misericórdia que Ele exige de nós não é o simples ato de se apiedar de quem está em estado de miséria, mas de se envolver espiritualmente em sua recuperação (Romanos 12:15).

A misericórdia, segundo o padrão divino, é uma virtude espiritual que só pode ser exercida por seres espirituais. E nós nos tornamos seres espirituais a partir da ação do Espírito Santo em nós. Apesar de ainda habitarmos em um tabernáculo corruptível, uma nova criatura, o homem interior, se formou em nós. E, a partir disso, podemos ser misericordiosos segundo o padrão de Deus (Lucas 6:36).

O exercício da misericórdia depende diretamente do fruto do Espírito para ser praticado. Não há como ser misericordioso sem amor; a misericórdia deve ser exercida com alegria; deve haver paz com quem é ajudado; é preciso ser longânimo, benigno e bom; é necessário ter fé de que a misericórdia renderá frutos; deve haver mansidão e temperança no trato com quem está em estado de miséria (Gálatas 5:22).

Percebe-se claramente que a misericórdia é uma ação sobrenatural na vida de seres sobrenaturais, posto que espirituais. Nada pode nos assemelhar mais ao caráter de Cristo Jesus do que o exercício da misericórdia com pessoas que, muitas vezes, foram nossas ofensoras, oferecendo a elas a mão para levantá-las e o ombro para ampará-las.

No exercício da misericórdia, devemos olhar para nós mesmos, lembrando que, um dia, também fomos alvo dela e que, sempre que pecamos, novamente a misericórdia de Deus se levanta por nós.

Deus lhe abençoe!

"Se no final de uma misericórdia não estivesse o começo de outra, estaríamos perdidos." - Philip Henry

ORE: Pai, pelo teu Espírito, tu nos tornaste seres espirituais. Ensina-nos a tratar com misericórdia aquele que dela precisa. Amém.


O que é um Devocional Diário?

Um Devocional Diário é um momento especial dedicado à comunhão com Deus. É uma parte do seu dia-a-dia que você investe para ter novas e surpreendentes descobertas e seguir um caminho de desenvolvimento espiritual.

O Devocional envolve a leitura de um versículo da Bíblia, uma meditação sobre o texto em questão, reflexão sobre os ensinamentos e uma oração final.

Como fazer o seu Devocional Diário?

Listamos abaixo 5 dicas para você aproveitar da melhor maneira a leitura bíblica e a meditação diária:

  • Reserve um momento do dia e um local especial para isso: Escolha um horário e um lugar tranquilos para evitar distrações e focar no seu tempo com Deus. Faz diferença.
  • Leia o versículo ou trecho bíblico com foco e atenção: Comprometa-se com a leitura diária da Palavra de Deus, prestando atenção aos detalhes e significados.
  • Leia a meditação diária: Reflita sobre os comentários trazidos pelo Devocional e desenvolva o seu próprio entendimento do propósito de Deus para a sua vida com aquela mensagem.
  • Extrapole os pensamentos e aja! A aplicação prática do que você descobriu torna o processo ainda mais engrandecedor e gera um maravilhoso sentimento de realização.
  • Divida o seu aprendizado com os outros: compartilhe com pessoas próximas e com quem você gosta o que o Senhor tem lhe presenteado através dos Devocionais.

Importância do compromisso com a Palavra de Deus

Um Devocional Diário é uma prática valiosa que pode transformar sua vida espiritual. Ao seguir essas dicas e manter um compromisso diário com a leitura e reflexão bíblica, você fortalecerá sua fé e se aproximará mais de Deus.

Mas lembre-se de que estar engajado com a Palavra de Deus é essencial para o crescimento espiritual e para desenvolver uma relação mais próxima com Ele.

Devocional Diário