O futuro de Israel

1 Então eu pergunto: será que Deus rejeitou o seu povo? De modo nenhum! Porque eu também sou israelita, da descendência de Abraão, da tribo de Benjamim. 2 Deus não rejeitou o seu povo, a quem de antemão conheceu. Ou vocês não sabem o que a Escritura diz a respeito de Elias, como pediu com insistência diante de Deus contra Israel, dizendo: 3 "Senhor, mataram os teus profetas, derrubaram os teus altares. Sou o único que sobrou, e procuram tirar-me a vida." 4 Mas qual foi a resposta divina? Foi esta: "Reservei para mim sete mil homens que não dobraram os joelhos diante de Baal." 5 Assim também nos dias de hoje sobrevive um remanescente segundo a eleição da graça. 6 E, se é pela graça, já não é pelas obras; do contrário, a graça já não é graça.

7 Que diremos, então? O que Israel buscava, isso não alcançou; mas a eleição conseguiu isso. Os demais foram endurecidos, 8 como está escrito:

"Deus lhes deu um espírito

de profundo sono,

olhos para não ver

e ouvidos para não ouvir,

até o dia de hoje."

9 E Davi disse:

"Que a mesa deles se transforme

em laço e armadilha,

em tropeço e punição;

10 que os olhos deles se escureçam,

para que não vejam,

e fiquem para sempre encurvadas

as suas costas."

11 Então eu pergunto: será que eles tropeçaram para que caíssem? De modo nenhum! Mas, pela transgressão deles, a salvação chegou aos gentios, para fazer com que os judeus ficassem com ciúmes. 12 Ora, se a transgressão deles resultou em riqueza para o mundo, e a diminuição deles resultou em riqueza para os gentios, quanto mais a plenitude deles!

13 Dirijo-me a vocês que são gentios. Visto que eu sou apóstolo dos gentios, glorifico o meu ministério, 14 para ver se de algum modo posso fazer com que os do meu povo fiquem com ciúmes e alguns deles se salvem. 15 Porque, se o fato de eles terem sido rejeitados trouxe reconciliação ao mundo, que será o seu restabelecimento, senão vida dentre os mortos? 16 E, se forem santas as primícias da massa, igualmente será santa a sua totalidade; se for santa a raiz, também os ramos o serão.

17 Se, porém, alguns dos ramos foram quebrados, e você, sendo oliveira brava, foi enxertado no meio deles e se tornou participante da raiz e da seiva da oliveira, 18 não se glorie contra os ramos. Mas, se você se gloriar, lembre que não é você que sustenta a raiz, mas é a raiz que sustenta você.

19 Então você dirá: "Alguns ramos foram quebrados, para que eu fosse enxertado." 20 Correto! Eles foram quebrados por causa da incredulidade, mas você continua firme mediante a fé. Não fique orgulhoso, mas tema. 21 Porque, se Deus não poupou os ramos naturais, também não poupará você.

22 Considere, pois, a bondade e a severidade de Deus: para com os que caíram, severidade; mas, para com você, a bondade de Deus, desde que você permaneça nessa bondade. Do contrário, também você será cortado. 23 Eles também, se não permanecerem na incredulidade, serão enxertados; pois Deus é poderoso para os enxertar de novo. 24 Pois, se você foi cortado daquela que, por natureza, era uma oliveira brava e, contra a natureza, foi enxertado numa oliveira boa, quanto mais esses, que são ramos naturais, serão enxertados na sua própria oliveira!

A bondade de Deus para com todos

25 Porque não quero, irmãos, que vocês ignorem este mistério, para que não fiquem pensando que são sábios: veio um endurecimento em parte a Israel, até que tenha entrado a plenitude dos gentios. 26 E, assim, todo o Israel será salvo, como está escrito:

"O Libertador virá de Sião

e afastará de Jacó as impiedades.

27 Esta é a minha aliança com eles,

quando eu tirar os seus pecados."

28 Quanto ao evangelho, eles são inimigos por causa de vocês; mas quanto à eleição, amados por causa dos patriarcas; 29 porque os dons e a vocação de Deus são irrevogáveis. 30 Porque assim como no passado vocês foram desobedientes a Deus, mas agora alcançaram misericórdia à vista da desobediência deles, 31 assim também estes agora foram desobedientes, para que também eles alcancem misericórdia, à vista da que foi concedida a vocês. 32 Porque Deus encerrou todos na desobediência, a fim de mostrar a sua misericórdia a todos.

Louvor a Deus

33 Ó profundidade da riqueza,

tanto da sabedoria como

do conhecimento de Deus!

Quão inexplicáveis são os seus juízos,

e quão insondáveis são

os seus caminhos!

34 "Pois quem conheceu

a mente do Senhor?

Ou quem foi o seu conselheiro?

35 Ou quem primeiro deu

alguma coisa a Deus

para que isso lhe seja restituído?"

36 Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele seja a glória para sempre. Amém!

1 I ask then: Did God reject his people? By no means! I am an Israelite myself, a descendant of Abraham, from the tribe of Benjamin.

2 God did not reject his people, whom he foreknew. Don't you know what Scripture says in the passage about Elijah —how he appealed to God against Israel:

3 "Lord, they have killed your prophets and torn down your altars; I am the only one left, and they are trying to kill me" "?

4 And what was God's answer to him? "I have reserved for myself seven thousand who have not bowed the knee to Baal." [^2]

5 So too, at the present time there is a remnant chosen by grace.

6 And if by grace, then it cannot be based on works; if it were, grace would no longer be grace.

7 What then? What the people of Israel sought so earnestly they did not obtain. The elect among them did, but the others were hardened,

8 as it is written: "God gave them a spirit of stupor, eyes that could not see and ears that could not hear, to this very day." [^3]

9 And David says: "May their table become a snare and a trap, a stumbling block and a retribution for them.

10 May their eyes be darkened so they cannot see, and their backs be bent forever." [^4]

11 Again I ask: Did they stumble so as to fall beyond recovery? Not at all! Rather, because of their transgression, salvation has come to the Gentiles to make Israel envious.

12 But if their transgression means riches for the world, and their loss means riches for the Gentiles, how much greater riches will their full inclusion bring!

13 I am talking to you Gentiles. Inasmuch as I am the apostle to the Gentiles, I take pride in my ministry

14 in the hope that I may somehow arouse my own people to envy and save some of them.

15 For if their rejection brought reconciliation to the world, what will their acceptance be but life from the dead?

16 If the part of the dough offered as firstfruits is holy, then the whole batch is holy; if the root is holy, so are the branches.

17 If some of the branches have been broken off, and you, though a wild olive shoot, have been grafted in among the others and now share in the nourishing sap from the olive root,

18 do not consider yourself to be superior to those other branches. If you do, consider this: You do not support the root, but the root supports you.

19 You will say then, "Branches were broken off so that I could be grafted in."

20 Granted. But they were broken off because of unbelief, and you stand by faith. Do not be arrogant, but tremble.

21 For if God did not spare the natural branches, he will not spare you either.

22 Consider therefore the kindness and sternness of God: sternness to those who fell, but kindness to you, provided that you continue in his kindness. Otherwise, you also will be cut off.

23 And if they do not persist in unbelief, they will be grafted in, for God is able to graft them in again.

24 After all, if you were cut out of an olive tree that is wild by nature, and contrary to nature were grafted into a cultivated olive tree, how much more readily will these, the natural branches, be grafted into their own olive tree!

25 I do not want you to be ignorant of this mystery, brothers and sisters, so that you may not be conceited: Israel has experienced a hardening in part until the full number of the Gentiles has come in,

26 and in this way "all Israel will be saved. As it is written: "The deliverer will come from Zion; he will turn godlessness away from Jacob.

27 And this is "my covenant with them when I take away their sins." [^7]

28 As far as the gospel is concerned, they are enemies for your sake; but as far as election is concerned, they are loved on account of the patriarchs,

29 for God's gifts and his call are irrevocable.

30 Just as you who were at one time disobedient to God have now received mercy as a result of their disobedience,

31 so they too have now become disobedient in order that they too may now "receive mercy as a result of God's mercy to you.

32 For God has bound everyone over to disobedience so that he may have mercy on them all.

33 Oh, the depth of the riches of the wisdom and "knowledge of God! How unsearchable his judgments, and his paths beyond tracing out!

34 "Who has known the mind of the Lord? Or who has been his counselor?" [^10]

35 "Who has ever given to God, that God should repay them?" [^11]

36 For from him and through him and for him are all things. To him be the glory forever! Amen.