Deus escolhe Israel

1 Digo-lhes a verdade, tendo Cristo como testemunha, e minha consciência e o Espírito Santo a confirmam. 2 Meu coração está cheio de amarga tristeza e angústia sem fim 3 por meu povo, meus irmãos judeus. Eu estaria disposto a ser amaldiçoado para sempre, separado de Cristo, se isso pudesse salvá-los. 4 Eles são o povo de Israel, escolhidos para serem filhos adotivos de Deus. Ele lhes revelou sua glória, fez uma aliança com eles e lhes deu sua lei e o privilégio de adorá-lo e receber suas promessas. 5 Do povo de Israel vêm os patriarcas, e o próprio Cristo, quanto à sua natureza humana, era israelita. E ele é Deus, aquele que governa sobre todas as coisas e é digno de louvor eterno! Amém.

6 Acaso Deus deixou de cumprir sua promessa a Israel? Não, pois nem todos os descendentes de Israel pertencem, de fato, ao povo de Deus. 7 Só porque são descendentes de Abraão não significa que são, verdadeiramente, filhos de Abraão. Pois as Escrituras dizem: "Isaque é o filho de quem depende a sua descendência". 8 Isso significa que os descendentes físicos de Abraão não são, necessariamente, filhos de Deus. Apenas os filhos da promessa são considerados filhos de Abraão. 9 Pois Deus havia prometido: "Voltarei por esta época, e Sara terá um filho".

10 Esse fato não é único. Também Rebeca ficou grávida de nosso antepassado Isaque e deu à luz gêmeos. 11 Antes de eles nascerem, porém, antes mesmo de terem feito qualquer coisa boa ou má, ela recebeu uma mensagem de Deus. (Essa mensagem mostra que Deus escolhe as pessoas conforme os propósitos dele 12 e as chama sem levar em conta as obras que praticam.) Foi dito a Rebeca: "Seu filho mais velho servirá a seu filho mais novo". 13 Nas palavras das Escrituras: "Amei Jacó, mas rejeitei Esaú".

14 Estamos dizendo, então, que Deus foi injusto? Claro que não! 15 Pois Deus disse a Moisés:

"Terei misericórdia de quem eu quiser,

e mostrarei compaixão a quem eu quiser".

16 Portanto, a misericórdia depende apenas de Deus, e não de nosso desejo nem de nossos esforços.

17 Pois as Escrituras afirmam que Deus disse ao faraó: "Eu o coloquei em posição de autoridade com o propósito de mostrar em você meu poder e propagar meu nome por toda a terra". 18 Como podem ver, ele escolhe ter misericórdia de alguns e endurecer o coração de outros.

19 Mas algum de vocês dirá: "Então por que Deus os culpa? Não estão apenas cumprindo a vontade dele?".

20 Ora, quem é você, mero ser humano, para discutir com Deus? Acaso o objeto criado pode dizer àquele que o criou: "Por que você me fez assim?" 21 O oleiro não tem o direito de usar o mesmo barro para fazer um vaso para uso especial e outro para uso comum? 22 Da mesma forma, Deus tem o direito de mostrar sua ira e seu poder, suportando com muita paciência aqueles que são objeto de sua ira, preparados para a destruição. 23 Ele age desse modo para que as riquezas de sua glória brilhem com esplendor ainda maior sobre aqueles dos quais ele tem misericórdia, aqueles que ele preparou previamente para a glória. 24 E nós estamos entre os que ele chamou, tanto dentre os judeus como dentre os gentios.

25 A esse respeito, Deus diz na profecia de Oseias:

"Chamarei ‘meu povo’

aqueles que não eram meu povo,

e amarei aqueles

que antes eu não amava".

26 E também:

"No lugar onde lhes foi dito:

‘Vocês não são meu povo’,

eles serão chamados

‘filhos do Deus vivo’".

27 E, a respeito de Israel, o profeta Isaías clamou:

"Embora o povo de Israel seja numeroso como a areia do mar,

apenas um remanescente será salvo.

28 Pois o Senhor executará sua sentença sobre a terra

de modo rápido e decisivo".

29 E, como Isaías tinha dito em outra passagem:

"Se o Senhor dos Exércitos

não houvesse poupado alguns de nossos filhos,

teríamos sido exterminados como Sodoma

e destruídos como Gomorra".

A incredulidade de Israel

30 Que significa tudo isso? Embora os gentios não buscassem seguir as normas de Deus, foram declarados justos, e isso aconteceu pela fé. 31 Já o povo de Israel, que se esforçou tanto para cumprir a lei a fim de se tornar justo, nunca teve sucesso. 32 Por que não? Porque tentaram se tornar justos por meio de suas obras, e não pela fé. Tropeçaram na grande pedra em seu caminho, 33 e a esse respeito as Escrituras afirmam:

"Ponho em Sião uma pedra que os faz tropeçar,

uma rocha que os faz cair.

Mas quem confiar nele

jamais será envergonhado".

1 I am telling the truth in union with Christ—I am not lying, for my conscience, confirms it in the Holy Spirit.

2 I have deep sorrow and unceasing anguish in my heart,

3 for I could wish that I myself were condemned and cut off from Christ for the sake of my brothers, my relatives according to the flesh.

4 They are Israelites. To them belong the adoption, the glory, the covenants, the giving of the law, the worship, and the promises.

5 To them belong the patriarchs, and from them, according to the flesh, Christ descended, who is God over all, blessed forever. Amen.

6 Now it is not as though the word of God has failed. For not all Israelites truly belong to Israel,

7 and not all of Abraham's descendants are his true descendants. On the contrary, "It is through Isaac that descendants will be named for you."

8 That is, it is not the children of natural descent who are God's children, but it is the children of the promise who are regarded as descendants.

9 For this is the language of promise: "At this time I will return, and Sarah will have a son."

10 Not only that, but Rebecca became pregnant by our ancestor Isaac.

11 Yet before their children had been born or had done anything good or bad (so that God's plan of election might continue to operate

12 according to his calling and not by works), Rebecca was told, "The older child will serve the younger one."

13 As it is written, "Jacob I loved, but Esau I hated."

14 What can we say, then? God is not unrighteous, is he? Of course not!

15 For he says to Moses, "I will be merciful to the person I want to be merciful to, and I will be kind to the person I want to be kind to."

16 Therefore, God's choice does not depend on a person's will or effort, but on God himself, who shows mercy.

17 For the Scripture says to Pharaoh, "I have raised you up for this very purpose,to demonstrate my power in you and that my name might be proclaimedin all the earth."

18 Therefore, God has mercy on whomever he chooses, and he hardens the heart of whomever he chooses.

19 You may ask me, "Then why does God still find fault with anybody? For who can resist his will?"

20 On the contrary, who are you—mere man that you are—to talk back to God? Can an object that was molded say to the one who molded it, "Why did you make me like this?"

21 A potter has the right to do what he wants to with his clay, doesn't he? He can make something for a special occasion or something for ordinary use from the same lump.

22 Now if God wants to demonstrate his wrath and reveal his power, can't he be extremely patient with the objects of his wrath that are made for destruction?

23 Can't he also reveal his glorious riches to the objects of his mercy that he has prepared ahead of time for glory—

24 including us, whom he also called, not only from the Jews but from the Gentiles as well?

25 As he says in Hosea, "Those who are not my peopleI will call my people, and the one who was not lovedI will call my loved one.

26 In the very place where it was said to them,‘You are not my people,’they will be called children of the living God."

27 Isaiah also calls out concerning Israel, "Although the descendants of Israelare as numerous as the grains of sand on the seashore,only a few will be saved.

28 For the Lord will carry out his planand shorten it in righteousness,because he will carry out his plan on the earth decisively."

29 It is just as Isaiah predicted: "If the Lord of the Heavenly Armieshad not left us some descendants,we would have become like Sodomand would have been compared to Gomorrah."

30 What can we say, then? Gentiles, who were not pursuing righteousness, have attained righteousness, a righteousness that comes through faith.

31 But Israel, who did pursue the righteousness that is based on the law, did not arrive at that law.

32 Why not? Because they did not pursue it on the basis of faith, but as if it were based on works. They stumbled over the stone that causes people to stumble.

33 As it is written, "Look! I am placing a stone in Zionthat people will stumble over and a large rock that will make them fall,and the one who believes in him will never be ashamed."