1 Quando as multidões cresceram a ponto de haver milhares de pessoas atropelando-se e pisando umas nas outras, Jesus concentrou seu ensino nos discípulos, dizendo: "Tenham cuidado com o fermento dos fariseus, que é a hipocrisia. 2 Virá o dia em que tudo que está encoberto será revelado, e tudo que é secreto será divulgado. 3 O que vocês disseram no escuro será ouvido às claras, e o que conversaram a portas fechadas será proclamado dos telhados.
4 "Meus amigos, não tenham medo daqueles que matam o corpo; depois disso, nada mais podem lhes fazer. 5 Mas eu lhes direi a quem devem temer. Temam a Deus, que tem o poder de matar e lançar no inferno. Sim, a esse vocês devem temer.
6 "Qual é o preço de cinco pardais? Duas moedas de cobre? E, no entanto, Deus não se esquece de nenhum deles. 7 Até os cabelos de sua cabeça estão todos contados. Portanto, não tenham medo; vocês são muito mais valiosos que um bando inteiro de pardais.
8 "Eu lhes digo a verdade: quem me reconhecer aqui, diante das pessoas, o Filho do Homem o reconhecerá na presença dos anjos de Deus. 9 Mas quem me negar aqui será negado diante dos anjos de Deus. 10 Quem falar contra o Filho do Homem será perdoado, mas quem blasfemar contra o Espírito Santo não será perdoado.
11 "Quando vocês forem julgados nas sinagogas e diante dos governantes e das autoridades, não se preocupem com o modo como se defenderão nem com o que dirão, 12 pois o Espírito Santo, naquele momento, lhes dará as palavras certas".
13 Então alguém da multidão gritou: "Mestre, por favor, diga a meu irmão que divida comigo a herança de meu pai!".
14 Jesus respondeu: "Amigo, quem me pôs como juiz sobre vocês para decidir essas coisas?". 15 Em seguida, disse: "Cuidado! Guardem-se de todo tipo de ganância. A vida de uma pessoa não é definida pela quantidade de seus bens".
16 Então lhes contou uma parábola: "Um homem rico tinha uma propriedade fértil que produziu boas colheitas. 17 Pensou consigo: ‘O que devo fazer? Não tenho espaço para toda a minha colheita’. 18 Por fim, disse: ‘Já sei! Vou derrubar os celeiros e construir outros maiores. Assim terei espaço suficiente para todo o meu trigo e meus outros bens. 19 Então direi a mim mesmo: Amigo, você guardou o suficiente para muitos anos. Agora descanse! Coma, beba e alegre-se!’.
20 "Mas Deus lhe disse: ‘Louco! Você morrerá esta noite. E, então, quem ficará com o fruto do seu trabalho?’.
21 "Sim, é loucura acumular riquezas terrenas e não ser rico para com Deus".
22 Então, voltando-se para seus discípulos, Jesus disse: "Por isso eu lhes digo que não se preocupem com a vida diária, se terão o suficiente para comer, ou com o corpo, se terão o suficiente para vestir. 23 Pois a vida é mais que comida, e o corpo é mais que roupa. 24 Observem os corvos. Eles não plantam nem colhem, nem guardam comida em celeiros, pois Deus os alimenta. E vocês valem muito mais que qualquer pássaro. 25 Qual de vocês, por mais preocupado que esteja, pode acrescentar ao menos uma hora à sua vida? 26 E, se não podem fazer uma coisa tão pequena, de que adianta se preocupar com as maiores?
27 "Observem como crescem os lírios. Não trabalham nem fazem suas roupas e, no entanto, nem Salomão em toda a sua glória se vestiu como eles. 28 E, se Deus veste com tamanha beleza as flores que hoje estão aqui e amanhã são lançadas ao fogo, não será muito mais generoso com vocês, gente de pequena fé?
29 "Não se inquietem com o que comer e o que beber. Não se preocupem com essas coisas. 30 Elas ocupam os pensamentos dos pagãos de todo o mundo, mas seu Pai já sabe do que vocês precisam. 31 Busquem, acima de tudo, o reino de Deus, e todas essas coisas lhes serão dadas.
32 "Não tenham medo, pequeno rebanho, pois seu Pai tem grande alegria em lhes dar o reino.
33 "Vendam seus bens e deem aos necessitados. Com isso, ajuntarão tesouros no céu, e as bolsas no céu não se desgastam nem se desfazem. Seu tesouro estará seguro; nenhum ladrão o roubará e nenhuma traça o destruirá. 34 Onde seu tesouro estiver, ali também estará seu coração."
35 "Estejam vestidos, prontos para servir, e mantenham suas lâmpadas acesas, 36 como se esperassem o seu senhor voltar do banquete de casamento. Então poderão abrir-lhe a porta e deixá-lo entrar no momento em que ele chegar e bater. 37 Os servos que estiverem prontos, aguardando seu retorno, serão recompensados. Eu lhes digo a verdade: ele mesmo se vestirá como servo, indicará onde vocês se sentarão e os servirá enquanto estão à mesa! 38 Quer ele venha no meio da noite, quer de madrugada, ele recompensará os servos que estiverem prontos.
39 "Entendam isto: se o dono da casa soubesse exatamente a que horas o ladrão viria, não permitiria que a casa fosse arrombada. 40 Estejam também sempre preparados, pois o Filho do Homem virá quando menos esperam".
41 Então Pedro perguntou: "Senhor, essa ilustração se aplica apenas a nós, ou a todos?".
42 O Senhor respondeu: "O servo fiel e sensato é aquele a quem o senhor encarrega de chefiar os demais servos da casa e alimentá-los. 43 Se o senhor voltar e constatar que seu servo fez um bom trabalho, 44 eu lhes digo a verdade: ele colocará todos os seus bens sob os cuidados desse servo. 45 O que acontecerá, porém, se o servo pensar: ‘Meu senhor não voltará tão cedo’, e começar a espancar os outros servos, a comer e a beber e se embriagar? 46 O senhor desse servo voltará em dia em que não se espera e em hora que não se conhece, cortará o servo ao meio e lhe dará o mesmo destino dos incrédulos.
47 "O servo que conhece a vontade do seu senhor e não se prepara nem segue as instruções dele será duramente castigado. 48 Mas aquele que não a conhece e faz algo errado será castigado com menos severidade. A quem muito foi dado, muito será pedido; e a quem muito foi confiado, ainda mais será exigido."
49 "Eu vim para incendiar a terra, e gostaria que já estivesse em chamas! 50 No entanto, tenho de passar por um batismo e estou angustiado até que ele se realize. 51 Vocês pensam que vim trazer paz à terra? Não! Eu vim causar divisão! 52 De agora em diante, numa mesma casa cinco pessoas estarão divididas: três contra duas e duas contra três.
53 "O pai ficará contra o filho
e o filho contra o pai;
a mãe contra a filha
e a filha contra a mãe;
a sogra contra a nora
e a nora contra a sogra".
54 Então Jesus se voltou para a multidão e disse: "Quando vocês veem nuvens se formando no oeste, dizem: ‘Vai chover’. E têm razão. 55 Quando sopra o vento sul, dizem: ‘Hoje vai fazer calor’. E assim ocorre. 56 Hipócritas! Sabem interpretar as condições do tempo na terra e no céu, mas não sabem interpretar o tempo presente.
57 "Por que não decidem por si mesmos o que é certo? 58 Quando você e seu adversário estiverem a caminho do tribunal, procurem acertar as diferenças antes de chegar lá. Do contrário, pode ser que o acusador o entregue ao juiz, e o juiz, a um oficial que o lançará na prisão. 59 Eu lhe digo: você não será solto enquanto não tiver pago até o último centavo".
1 Meanwhile, when a crowd of many thousands had gathered, so that they were trampling on one another, Jesus began to speak first to his disciples, saying: "Be "on your guard against the yeast of the Pharisees, which is hypocrisy.
2 There is nothing concealed that will not be disclosed, or hidden that will not be made known.
3 What you have said in the dark will be heard in the daylight, and what you have whispered in the ear in the inner rooms will be proclaimed from the roofs.
4 "I tell you, my friends, do not be afraid of those who kill the body and after that can do no more.
5 But I will show you whom you should fear: Fear him who, after your body has been killed, has authority to throw you into hell. Yes, I tell you, fear him.
6 Are not five sparrows sold for two pennies? Yet not one of them is forgotten by God.
7 Indeed, the very hairs of your head are all numbered. Don't be afraid; you are worth more than many sparrows.
8 "I tell you, whoever publicly acknowledges me before others, the Son of Man will also acknowledge before the angels of God.
9 But whoever disowns me before others will be disowned before the angels of God.
10 And everyone who speaks a word against the Son of Man will be forgiven, but anyone who blasphemes against the Holy Spirit will not be forgiven.
11 "When you are brought before synagogues, rulers and authorities, do not worry about how you will defend yourselves or what you will say,
12 for the Holy Spirit will teach you at that time what you should say."
13 Someone in the crowd said to him, "Teacher, tell my brother to divide the inheritance with me."
14 Jesus replied, "Man, who appointed me a judge or an arbiter between you?"
15 Then he said to them, "Watch out! Be on your guard against all kinds of greed; life does not consist in an abundance of possessions."
16 And he told them this parable: "The ground of a certain rich man yielded an abundant harvest.
17 He thought to himself, 'What shall I do? I have no place to store my crops.'
18 "Then he said, 'This is what I'll do. I will tear down my barns and build bigger ones, and there I will store my surplus grain.
19 And I'll say to myself, "You have plenty of grain laid up for many years. Take life easy; eat, drink and be merry."'
20 "But God said to him, 'You fool! This very night your life will be demanded from you. Then who will get what you have prepared for yourself?'
21 "This is how it will be with whoever stores up things for themselves but is not rich toward God."
22 Then Jesus said to his disciples: "Therefore I tell you, do not worry about your life, what you will eat; or about your body, what you will wear.
23 For life is more than food, and the body more than clothes.
24 Consider the ravens: They do not sow or reap, they have no storeroom or barn; yet God feeds them. And how much more valuable you are than birds!
25 Who of you by worrying can add a single hour to your life "?
26 Since you cannot do this very little thing, why do you worry about the rest?
27 "Consider how the wild flowers grow. They do not labor or spin. Yet I tell you, not even Solomon in all his splendor was dressed like one of these.
28 If that is how God clothes the grass of the field, which is here today, and tomorrow is thrown into the fire, how much more will he clothe you —you of little faith!
29 And do not set your heart on what you will eat or drink; do not worry about it.
30 For the pagan world runs after all such things, and your Father knows that you need them.
31 But seek his kingdom, and these things will be given to you as well.
32 "Do not be afraid, little flock, for your Father has been pleased to give you the kingdom.
33 Sell your possessions and give to the poor. Provide purses for yourselves that will not wear out, a treasure in heaven that will never fail, where no thief comes near and no moth destroys.
34 For where your treasure is, there your heart will be also.
35 "Be dressed ready for service and keep your lamps burning,
36 like servants waiting for their master to return from a wedding banquet, so that when he comes and knocks they can immediately open the door for him.
37 It will be good for those servants whose master finds them watching when he comes. Truly I tell you, he will dress himself to serve, will have them recline at the table and will come and wait on them.
38 It will be good for those servants whose master finds them ready, even if he comes in the middle of the night or toward daybreak.
39 But understand this: If the owner of the house had known at what hour the thief was coming, he would not have let his house be broken into.
40 You also must be ready, because the Son of Man will come at an hour when you do not expect him."
41 Peter asked, "Lord, are you telling this parable to us, or to everyone?"
42 The Lord answered, "Who then is the faithful and wise manager, whom the master puts in charge of his servants to give them their food allowance at the proper time?
43 It will be good for that servant whom the master finds doing so when he returns.
44 Truly I tell you, he will put him in charge of all his possessions.
45 But suppose the servant says to himself, 'My master is taking a long time in coming,' and he then begins to beat the other servants, both men and women, and to eat and drink and get drunk.
46 The master of that servant will come on a day when he does not expect him and at an hour he is not aware of. He will cut him to pieces and assign him a place with the unbelievers.
47 "The servant who knows the master's will and does not get ready or does not do what the master wants will be beaten with many blows.
48 But the one who does not know and does things deserving punishment will be beaten with few blows. From everyone who has been given much, much will be demanded; and from the one who has been entrusted with much, much more will be asked.
49 "I have come to bring fire on the earth, and how I wish it were already kindled!
50 But I have a baptism to undergo, and what constraint I am under until it is completed!
51 Do you think I came to bring peace on earth? No, I tell you, but division.
52 From now on there will be five in one family divided against each other, three against two and two against three.
53 They will be divided, father against son and son against father, mother against daughter and daughter against mother, mother-in-law against daughter-in-law and daughter-in-law against mother-in-law."
54 He said to the crowd: "When you see a cloud rising in the west, immediately you say, 'It's going to rain,' and it does.
55 And when the south wind blows, you say, 'It's going to be hot,' and it is.
56 Hypocrites! You know how to interpret the appearance of the earth and the sky. How is it that you don't know how to interpret this present time?
57 "Why don't you judge for yourselves what is right?
58 As you are going with your adversary to the magistrate, try hard to be reconciled on the way, or your adversary may drag you off to the judge, and the judge turn you over to the officer, and the officer throw you into prison.
59 I tell you, you will not get out until you have paid the last penny."