1 Depois Hirão, o rei de Tiro, mandou pedreiros e carpinteiros para, ao serviço de David, construírem o palácio de David; forneceu-lhe igualmente muita madeira de cedro.
2 David deu-se então conta da razão por que o Senhor o tinha feito rei e tinha tornado o seu reino tão prestigiado: por amor ao seu povo!
3 Depois de se mudar para Jerusalém, David casou com outras mulheres e teve muitos filhos e filhas.
4 São estes os nomes dos filhos que lhe nasceram em Jerusalém: Samua, Sobabe, Natã, Salomão, Ibar, Elisua, Elpelete, Nogá, Nefegue, Jafia, Elisama, Beeliada e Elifelete.
8 Quando os filisteus ouviram que David era o novo rei de Israel, mobilizaram as suas forças para o capturarem. Ao saber disso, David convocou o seu exército. Os filisteus estenderam-se pelo vale de Refaim, e David perguntou ao Senhor: Se eu sair e lutar contra eles, dar-me-ás vitória? O Senhor respondeu-lhe: Sim, entregar-tos-ei nas tuas mãos.
11 Então atacou-os em Baal-Perazim e feriu-os. David exultou de alegria: Deus usou-me para derrubar os meus inimigos como se fosse uma torrente de águas rompendo uma barragem! Por essa razão o lugar ficou conhecido por Baal-Perazim .
12 Depois da batalha os israelitas recolheram muitas imagens de ídolos que os filisteus tinham deixado por ali, mas David ordenou-lhes que as queimassem.
13 Passado algum tempo, eis que os filisteus voltaram de novo à carga no mesmo sítio, e David de novo consultou o Senhor sobre o que havia de fazer. A resposta de Deus foi: Passa por detrás das amoreiras e ataca-os por aí. Quando ouvires um barulho como de gente andando por de cima das copas das amoreiras, então esse será o sinal para atacares; Deus irá à tua frente e destruirá o inimigo.
16 David fez como o Senhor lhe mandou, e liquidou o exército filisteu, perseguindo-o desde Gibeão até Gezer.
17 A fama de David espalhou-se por toda a parte e o Senhor fez com que todas as nações o temessem.
1 Então, Hirão, rei de Tiro, mandou mensageiros a Davi, e madeira de cedro, e pedreiros, e carpinteiros, para lhe edificar uma casa. 2 E entendeu Davi que o Senhor o tinha confirmado rei sobre Israel; porque o seu reino se tinha muito exaltado por amor do seu povo Israel.
3 E Davi tomou ainda mais mulheres em Jerusalém; e gerou Davi ainda mais filhos e filhas. 4 E estes são os nomes dos filhos que tinha em Jerusalém: Samua, e Sobabe, Natã, e Salomão, 5 e Ibar, e Elisua, e Elpelete, 6 e Nogá, e Nefegue, e Jafia, 7 e Elisama, e Beeliada, e Elifelete.
8 Ouvindo, pois, os filisteus que Davi havia sido ungido rei sobre todo o Israel, todos os filisteus subiram em busca de Davi; o que ouvindo Davi, logo saiu contra eles. 9 E, vindo os filisteus, se estenderam pelo vale dos Refains. 10 Então, consultou Davi a Deus, dizendo: Subirei contra os filisteus, e nas minhas mãos os entregarás? E o Senhor lhe disse: Sobe, porque os entregarei nas tuas mãos. 11 E, subindo a Baal-Perazim, Davi ali os feriu; e disse Davi: Por minha mão, Deus derrotou a meus inimigos, como a rotura das águas. Pelo que chamaram o nome daquele lugar Baal-Perazim. 12 E deixaram ali seus deuses; e ordenou Davi que se queimassem a fogo.
13 Porém os filisteus tornaram e se estenderam pelo vale. 14 E tornou Davi a consultar a Deus; e disse-lhe Deus: Não subirás atrás deles; mas anda em roda por detrás deles e vem a eles por defronte das amoreiras; 15 e há de ser que, ouvindo tu um ruído de andadura pelas copas das amoreiras, então, sai à peleja; porque Deus haverá saído diante de ti, a ferir o exército dos filisteus. 16 E fez Davi como Deus lhe ordenara; e feriram o exército dos filisteus desde Gibeão até Gezer. 17 Assim se espalhou o nome de Davi por todas aquelas terras; e o Senhor pôs o seu temor sobre todas aquelas gentes.