1 David convocou todos os responsáveis do reino para Jerusalém - os líderes políticos, os comandantes das doze divisões e os outros oficiais do exército, os superintendentes sobre a sua casa e as propriedades, e todos os outros investidos em autoridade.
2 Levantou-se, na frente deles, e dirigiu-lhes desta maneira a palavra: Meus irmãos e meu povo! Era meu desejo construir um templo, no qual a arca da aliança do Senhor pudesse repousar - um lugar onde o nosso Deus estivesse. Armazenei todo o material necessário a essa construção,
3 mas Deus disse-me: 'Não serás tu quem me construirá o templo, porque és um guerreiro e fizeste derramar muito sangue.'
4 Contudo o Senhor Deus de Israel escolheu-me a mim, de entre todos os membros da família do meu pai, para dar início a uma dinastia que regerá Israel para sempre. Ele escolheu a tribo de Judá, e de entre as famílias de Judá, a família do meu pai, de entre os seus filhos o Senhor se agradou de mim, e fez-me rei sobre Israel. Mais ainda, de entre os meus filhos - e o Senhor deu-me muitos filhos - escolheu Salomão para me suceder no trono do seu reino de Israel. Disse-me assim: 'O teu filho Salomão me construirá o templo; porque o escolhi como meu filho, e serei para ele como um pai. Se ele continuar a obedecer aos meus mandamentos e às minhas instruções, como até aqui, farei que o seu reino dure para sempre.'
8 Aqui, perante o povo de Deus, à vista do nosso Deus, mando que guardem cada um dos mandamentos do Senhor, de forma a poderem continuar a reger esta boa terra e deixá-la aos seus filhos, para que a governem para sempre. E tu Salomão, meu filho, entrega-te ao conheci mento do Deus dos teus antepassados. Adora-o e serve-o com um coração puro e uma mente predisposta, pois que o Senhor conhece cada coração e sabe todos os nossos pensamentos. Se o buscares, encontrá-lo-ás; mas se o deixares, manter-se-á afastado de si. Por isso sê muito atento, porque o Senhor te escolheu para construires o seu santo templo. Esforça-te e faz o que ele te manda.
11 Então David deu a Salomão a planta do templo, com as suas dependências, as salas para guarda dos tesouros, os quartos nos andares superiores, os quartos interiores, e o santuário para o lugar de misericórdia. Deu também a Salomão os planos para o pátio exterior, para os compartimentos exteriores, para as áreas de armazenamento, e as salas para guardar os tesouros de dons consagrados por pessoas notáveis. Foi o Espírito de Deus quem indicou tudo isso a David.
13 O rei passou então para as mãos de Salomão todas as instruções referentes aos ofícios dos vários grupos de sacerdotes e levitas; deu-lhe especificações quanto a cada objecto do templo a ser usado nos actos de cultos e nos sacrifícios.
14 David tinha pesado ouro e prata suficientes para mandar fazer cada um desses objectos, assim como a quantidade de ouro necessária para os castiçais e lâmpadas. Pesou também a prata precisa para os castiçais e lâmpadas em prata, conforme o uso de cada um. Pesou o ouro para a mesa na qual seria colocado o pão de presença, e para as outras mesas de ouro; fez o mesmo com a prata para as mesas de prata. Pesou igualmente o ouro para os garfos de ouro usados para pegar na carne dos sacrifícios, e também para as bacias, taças e tijelas de ouro e prata. Finalmente pesou o ouro refinado para o altar de incenso e para os anjos de ouro cujas asas abriam sobre a arca da aliança do Senhor.
19 Todos estes planos, disse David a Salomão, foram-me dados por escrito pela mão do Senhor. Depois continuou: Esforça-te, tem coragem e lança mãos à obra. Não te atemorizes pela grandeza da tarefa, porque o Senhor meu Deus está contigo; não te abandonará. Ele próprio velará para que tudo se concretize correctamente. Estão aí indicados os vários grupos de sacerdotes e de levitas que servirão no templo. Poderá haver outros com competências variadas que servirão como voluntários. Além disso tens o exército e a nação inteira sob as tuas ordens.
1 Então, Davi convocou em Jerusalém todos os príncipes de Israel, os príncipes das tribos, e os capitães das turmas, que serviam o rei, e os capitães, dos milhares, e os capitães das centenas, e os maiorais de toda a fazenda e possessão do rei, e de seus filhos, como também os eunucos e varões, e todo varão valente. 2 E pôs-se o rei Davi em pé e disse: Ouvi-me, irmãos meus e povo meu: Em meu coração, propus eu edificar uma casa de repouso para a arca do concerto do Senhor e para o escabelo dos pés do nosso Deus, e eu tinha feito o preparo para a edificar. 3 Porém Deus me disse: Não edificarás casa ao meu nome, porque és homem de guerra e derramaste muito sangue. 4 E o Senhor, Deus de Israel, escolheu-me de toda a casa de meu pai, para que eternamente fosse rei sobre Israel; porque a Judá escolheu por príncipe, e a casa de meu pai, na casa de Judá; e entre os filhos de meu pai se agradou de mim para me fazer rei sobre todo o Israel. 5 E, de todos os meus filhos (porque muitos filhos me deu o Senhor), escolheu ele o meu filho Salomão para se assentar no trono do reino do Senhor sobre Israel. 6 E me disse: Teu filho Salomão, ele edificará a minha casa e os meus átrios, porque o escolhi para filho e eu lhe serei por pai. 7 E estabelecerei o seu reino para sempre, se perseverar em cumprir os meus mandamentos e os meus juízos, como até ao dia de hoje. 8 Agora, pois, perante os olhos de todo o Israel, a congregação do Senhor, e perante os ouvidos do nosso Deus, guardai e buscai todos os mandamentos do Senhor, vosso Deus, para que possuais esta boa terra e a façais herdar a vossos filhos depois de vós, para sempre. 9 E tu, meu filho Salomão, conhece o Deus de teu pai e serve-o com um coração perfeito e com uma alma voluntária; porque esquadrinha o Senhor todos os corações e entende todas as imaginações dos pensamentos; se o buscares, será achado de ti; porém, se o deixares, rejeitar-te-á para sempre. 10 Olha, pois, agora, porque o Senhor te escolheu para edificares uma casa para o santuário; esforça-te e faze a obra.
11 E deu Davi a Salomão, seu filho, o risco do alpendre com as suas casarias, e as suas tesourarias, e os seus cenáculos, e as suas recâmaras de dentro, como também da casa do propiciatório. 12 E também o risco de tudo quanto tinha no seu ânimo, a saber: dos átrios da Casa do Senhor, e de todas as câmaras em redor, para os tesouros da Casa de Deus e para os tesouros das coisas sagradas; 13 e das turmas dos sacerdotes, e dos levitas, e de toda obra do ministério da Casa do Senhor, e de todos os utensílios do ministério da Casa do Senhor. 14 O ouro deu, segundo o peso do ouro, para todos os utensílios de cada ministério; também a prata, por peso, para todos os utensílios de prata, para todos os utensílios de cada espécie de serviço; 15 e o peso para os castiçais de ouro e suas candeias de ouro, segundo o peso de cada castiçal e as suas candeias; também para os castiçais de prata, segundo o peso do castiçal e as suas candeias, segundo o uso de cada castiçal; 16 também deu o ouro por peso para as mesas da proposição, para cada mesa, como também a prata para as mesas de prata; 17 e ouro puro para os garfos, e para as bacias, e para as escudelas, e para as taças de ouro, para cada taça seu peso, como também para as taças de prata, para cada taça seu peso; 18 e para o altar do incenso, ouro purificado, por seu peso, como também o ouro para o modelo do carro, a saber, dos querubins, que haviam de estender as asas e cobrir a arca do concerto do Senhor. 19 Tudo isso, disse Davi, por escrito me deram a entender por mandado do Senhor, a saber, todas as obras deste risco.
20 E disse Davi a Salomão, seu filho: Esforça-te, e tem bom ânimo, e faze a obra; não temas, nem te apavores, porque o Senhor Deus, meu Deus, há de ser contigo; não te deixará, nem te desamparará, até que acabes toda a obra do serviço da Casa do Senhor. 21 E eis que aí tens as turmas dos sacerdotes e dos levitas para todo o ministério da Casa de Deus; estão também contigo, para toda obra, voluntários com sabedoria de toda espécie para todo ministério, como também todos os príncipes e todo o povo, para todos os teus mandados.