O pleno poder de Cristo sobre todas as coisas
22 and he put all things in subjection under his feet, and gave him to be head over all things to the church, 23 which is his body, the fulness of him that filleth all in all.
Cristo Jesus é o coroamento de todo o plano de Deus Pai para a Sua criação. Nele se encontram Criador e criatura: como Criador, todas as coisas foram feitas por Ele, e sem Ele nada do que foi feito se fez. Como criatura, Ele se submeteu à forma humana, nascendo de mulher e passando por todas as etapas da vida, sujeitando-Se às leis naturais dos homens, exceto no pecado (Hebreus 4:15,16).
Cristo é o grande milagre da criação. Como Deus, Ele sempre existiu com o Pai. Como homem, Ele é o Primogênito de toda a criação e o Primogênito dentre os mortos. Como homem, Ele morreu. Como Deus, ressuscitou dentre os mortos e vive para sempre. Como homem, Cristo Jesus é o Mediador entre Deus e os homens. Como Deus, é o detentor de todo o poder no céu e na terra (Mateus 28:18).
Cristo Jesus é a perfeita imagem de Deus Pai, sendo Deus com Ele, formando uma triunidade divina com o Espírito Santo. Como homem, Ele é plenamente apto a interceder por nós diante de Deus; mas, sendo também Deus, é o Supremo Juiz das nossas causas e julgará os ímpios no fim de todas as coisas (Colossenses 1:15).
Poderíamos escrever indefinidamente sobre essa misteriosa e sobrenatural relação entre a divindade e a humanidade de Cristo Jesus, demonstrando que Ele é único em essência, existência e substância. Ele é o Caminho, a Verdade e a Vida, sendo o único acesso ao Pai pela fé, de modo que, fora d’Ele, ninguém jamais poderá chegar a Deus.
Entretanto, o objetivo deste breve devocional não é esgotar esse que é o maior de todos os temas das Escrituras. O que se deseja é que você, leitor, vá à Palavra e conheça mais profundamente a Cristo.
Deus lhe abençoe!
“Em Sua vida, Cristo é um exemplo que nos mostra como viver;
em Sua morte, um sacrifício satisfatório por nossos pecados;
em Sua ressurreição, um vencedor;
em Sua ascensão, um rei;
em Sua intercessão, um sacerdote.”
— Martinho Lutero
ORE: Deus, queremos nos submeter em tudo à Tua soberana vontade, para que o poder de Cristo Jesus se manifeste em nós. Amém.
Vivificados
Vivificação é a restauração da vida espiritual por Deus, transformando uma pessoa espiritualmente morta em herdeira da vida eterna em Cristo.
Iluminados
18 having the eyes of your heart enlightened, that ye may know what is the hope of his calling, what the riches of the glory of his inheritance in the saints, 19 and what the exceeding greatness of his power to us-ward who believe, according to that working of the strength of his might 20 which he wrought in Christ, when he raised him from the dead, and made him to sit at his right hand in the heavenly places, 21 far above all rule, and authority, and power, and dominion, and every name that is named, not only in this world, but also in that which is to come:
Um dos grandes milagres que Cristo operou em nós, a partir da salvação, foi a iluminação do nosso entendimento, para que compreendêssemos plenamente a esperança da nossa vocação. Essa iluminação não depende de inteligência humana nem de preparo acadêmico; não está condicionada ao nível cultural ou ao cabedal de conhecimento. A pessoa mais simples, destituída de títulos e de cultura, se estiver unida a Cristo Jesus, é capaz de compreender, pela fé, o mistério dessa verdade. Ao mesmo tempo, o mais erudito entre os homens, mesmo com diplomas decorando suas paredes, se não estiver ligado a Cristo, não consegue sequer vislumbrar a beleza dessa luz (Efésios 2:8).
A iluminação que hoje brilha em nós não vem de nós. É dom de Deus. Somos apenas espelhos que refletem essa luz, com o propósito de influenciar o mundo, despertando nos pecadores o desejo de também serem iluminados pela luz do Evangelho de Cristo (Atos 2:47).
Não fomos iluminados por Deus para termos luz própria, como se fôssemos vagalumes espirituais que iluminam apenas o próprio caminho para não se perderem. Fomos iluminados para clarear também o caminho do mundo, a fim de que todos quantos ouvirem falar de Jesus desejem servi-lo em Espírito e em Verdade. Nossa missão é irradiar a glória de Deus de tal maneira que pecadores sejam conduzidos à salvação (Mateus 5:14).
Deus lhe abençoe!
“O sol também não tem luz própria. Ele é apenas um espelho que reflete a luz de Deus.”
— Jostein Gaarder
ORE: Deus poderoso, sabemos que não temos luz própria, que antes éramos trevas, e fomos iluminados por Ti. Dá-nos a Tua graça para mantermos essa luz acesa em nós. Amém.
Preservando o Primeiro Amor
15 For this cause I also, having heard of the faith in the Lord Jesus which is among you, and the love which ye show toward all the saints, 16 cease not to give thanks for you, making mention of you in my prayers; 17 that the God of our Lord Jesus Christ, the Father of glory, may give unto you a spirit of wisdom and revelation in the knowledge of him;
A epístola de Paulo aos Efésios, uma das cartas que ele escreveu na prisão, poderia ser facilmente chamada de Epístola do Amor ou Epístola da Unidade. Nela, Paulo tece elogios à fé dos cristãos efésios e ao amor que demonstravam para com os santos. Esse amor cresceu de tal forma que promoveu uma unidade profunda no corpo de Cristo naquela comunidade, inspirando Paulo a encorajá-los na busca da unidade da fé, do pleno conhecimento do Filho de Deus, até que alcançassem a condição de Homem Perfeito, a medida da estatura completa de Cristo (Efésios 4:13).
Nenhuma igreja à qual Paulo escreveu recebeu palavras tão elevadas sobre o relacionamento com Cristo e com os irmãos. O amor manifestado entre os efésios não era meramente humano; era sobrenatural, gerado pelo próprio Deus (1 João 4:19)!
Todavia, assim como Deus nos dá todas as condições para colher frutos, o sol, a água e a terra rica em nutrientes, cabe a nós cultivar e manter viva e produtiva a planta que nos alimenta. Do mesmo modo, o amor sobrenatural que Deus concedeu aos efésios dependia do cultivo deles, mantendo-o vivo e sempre pronto a alimentar a fé uns dos outros. O que se viu no futuro, no entanto, foi que eles se esmeraram no zelo, mas se esqueceram de cultivar o amor não fingido. Por isso, ele foi deixado de lado, resultando em repreensão (Apocalipse 2:4).
Não podemos descuidar do maior bem que recebemos de Deus para preservar a unidade do corpo de Cristo. Amemo-nos uns aos outros, como Cristo nos amou, e assim permaneceremos no primeiro amor (1 Coríntios 13:1,10-13,2-9)!
Deus lhe abençoe!
“Para voltar ao primeiro amor não há método ou técnica; não há tratamento ou terapia. Apenas nos arrependamos e voltemos para Ele.”
— Aureliano Jr.
ORE: Deus de amor, livra-nos de sermos absorvidos por um zelo tão excessivo, a ponto de esquecermos do Teu primeiro amor. Amém.
O que é um Devocional Diário?
Um Devocional Diário é um momento especial dedicado à comunhão com Deus. É uma parte do seu dia-a-dia que você investe para ter novas e surpreendentes descobertas e seguir um caminho de desenvolvimento espiritual.
O Devocional envolve a leitura de um versículo da Bíblia, uma meditação sobre o texto em questão, reflexão sobre os ensinamentos e uma oração final.
Como fazer o seu Devocional Diário?
Listamos abaixo 5 dicas para você aproveitar da melhor maneira a leitura bíblica e a meditação diária:
- Reserve um momento do dia e um local especial para isso: Escolha um horário e um lugar tranquilos para evitar distrações e focar no seu tempo com Deus. Faz diferença.
- Leia o versículo ou trecho bíblico com foco e atenção: Comprometa-se com a leitura diária da Palavra de Deus, prestando atenção aos detalhes e significados.
- Leia a meditação diária: Reflita sobre os comentários trazidos pelo Devocional e desenvolva o seu próprio entendimento do propósito de Deus para a sua vida com aquela mensagem.
- Extrapole os pensamentos e aja! A aplicação prática do que você descobriu torna o processo ainda mais engrandecedor e gera um maravilhoso sentimento de realização.
- Divida o seu aprendizado com os outros: compartilhe com pessoas próximas e com quem você gosta o que o Senhor tem lhe presenteado através dos Devocionais.
Importância do compromisso com a Palavra de Deus
Um Devocional Diário é uma prática valiosa que pode transformar sua vida espiritual. Ao seguir essas dicas e manter um compromisso diário com a leitura e reflexão bíblica, você fortalecerá sua fé e se aproximará mais de Deus.
Mas lembre-se de que estar engajado com a Palavra de Deus é essencial para o crescimento espiritual e para desenvolver uma relação mais próxima com Ele.