Entendimento Iluminado
17 Je vous prie donc et vous conjure dans le Seigneur de ne plus vous comporter à la manière des Gentils, qui suivent leurs vaines pensées,
18 l'esprit plongé dans les ténèbres, éloignés de la vie divine à cause de l'ignorance dans laquelle ils se trouvent et de l'endurcissement de leur cœur.
19 Sans remords, ils se sont livrés à la débauche pour commettre avec frénésie toute espèce d'impureté.
A obra que Cristo Jesus realizou pressupõe que os alcançados pela graça de Deus passem a ter uma vida totalmente diferente da que levavam antes. Servir a Cristo significa mudar completamente de vida, a ponto de nos tornarmos estranhos a este mundo, sendo muitas vezes odiados, hostilizados ou, ao menos, desprezados e julgados como indesejáveis.
Vivíamos como os demais, pensando apenas nas coisas terrenas, sem preocupação com a vida eterna. Estávamos em completa escuridão espiritual no que diz respeito às verdades eternas. Não tínhamos comunhão com Deus e praticávamos uma religiosidade vazia e sem vida, baseada unicamente em rituais mecânicos que apenas satisfaziam os nossos olhos, mas não preenchiam a nossa alma. Éramos ignorantes acerca do conhecimento de Deus; tínhamos o coração endurecido. Tornamo-nos carnais, entregues a toda sorte de pecados e delitos, buscando somente o que desagrada ao Senhor (Mateus 6:23).
Mas Deus, pelo sacrifício de Cristo Jesus, pelo convencimento do Espírito Santo e pela iluminação da Sua Palavra, mudou radicalmente a nossa vida. Ele promoveu o nosso novo nascimento, regenerando-nos e fazendo-nos novas criaturas para a Sua própria glória (2 Coríntios 5:17).
A mudança operada em nós foi tão intensa e tão radical que Deus não se limitou a apenas nos tornar Seus servos: Ele nos chamou para perto de Si, estabeleceu uma amizade profunda conosco e, estando em plena comunhão com Ele, fomos feitos Seus filhos amados, completamente iluminados pela Sua luz (João 8:12)!
Deus lhe abençoe!
“Não faria sentido sermos o sal da terra se a nossa própria vida fosse insípida. Seria uma contradição se fôssemos a luz do mundo e nós mesmos estivéssemos em trevas.” (Aureliano Jr.)
ORE: Senhor Deus, servir a Ti pressupõe que tenhamos uma vida diferente e cheia do Teu Espírito. Santifica-nos para que vivamos segundo a Tua vontade. Amém.
Despojados da velha natureza
Após a conversão, é essencial aprender de Cristo para viver agradavelmente a Deus, abandonando a velha natureza e renovando a mente.
Seguindo a Verdade em amor
15 mais que fidèles à la vérité, nous grandissions de toute manière par la charité en union avec celui qui est la tête, le Christ.
16 C'est par lui que le corps tout entier, uni et consolidé par tous les liens qui le desservent, selon la mesure d'activité propre à chaque membre, opère sa croissance organique pour s'édifier dans la charité.
Jesus Cristo é a Verdade. Ele mesmo afirma que a Palavra de Deus é a Verdade. João diz que o Logos, a Palavra, que é a Verdade, que é Jesus Cristo, era Deus; esse Logos se fez carne e habitou entre nós. Portanto, devemos seguir o Logos, que é a Palavra, a Verdade, Jesus, Deus. Mas devemos segui-lo em amor, renunciando a tudo por Ele, vivendo para Ele e sendo exclusivamente dEle!
Seguir a Verdade em amor significa não abrir mão dela e defendê-la dos perigos que a rodeiam, como as falsas doutrinas e as doutrinas de demônios. Porém, devemos fazer isso sem recorrer a defesas inflamadas ou arroubos temperamentais que possam esfriar em nós o amor pelos nossos irmãos. Não podemos esquecer que não devemos ser demasiadamente justos nem demasiadamente sábios, pois assim acabaremos por nos destruir a nós mesmos. Nesse contexto, destruir a nós mesmos é ferir o nosso irmão com nossa falta de amor, já que fazemos parte do mesmo corpo em Cristo Jesus (Eclesiastes 7:16).
Não precisamos ser iracundos na defesa da Verdade. Não há por que nos encolerizarmos para defender a fé que uma vez foi dada aos santos. As iras e as pelejas são obras da carne, enquanto a mansidão é fruto do Espírito. Podemos ser zelosos pela Verdade e, ao mesmo tempo, mansos com o próximo (1 Pedro 3:15).
Sigamos a Verdade em amor! Anunciemos a Cristo Jesus com benignidade e mansidão. Demonstremos ao mundo que a paz de Deus, que excede todo o entendimento, está guardando o nosso coração e a nossa mente em Cristo Jesus (Filipenses 4:7).
Seguindo a Verdade em amor, espalhamos o amor de Deus por onde passamos. Assim, faremos com que muitos também desejem seguir essa mesma Verdade, no amor de Deus.
Deus lhe abençoe!
“Mil erros podem viver em paz uns com os outros, mas a verdade é um martelo que os quebra a todos em pedaços.” (Charles Haddon Spurgeon)
ORE: Senhor Deus, dá-nos amor pela Verdade, mas ensina-nos a praticá-la sem perder o amor pelos irmãos. Amém.
Maturidade cristã
11 C'est lui-même qui des uns a fait des apôtres, d'autres des prophètes, d'autres des évangélistes, d'autres des pasteurs et des docteurs,
12 pour le perfectionnement des saints, pour les œuvres du ministère, pour l'édification du corps du Christ,
13 jusqu'à ce que nous soyons tous parvenus à l'unité de la foi et de la pleine connaissance du Fils de Dieu ; à l'état d'homme parfait, en atteignant la taille qui est celle de la plénitude du Christ,
14 afin que nous ne soyons plus des enfants ballottés par les flots et emportés çà et là à tout vent de doctrine, au gré de la fourberie des hommes et de leur astuce à machiner l'erreur,
Jesus advertiu seus discípulos a deixarem as crianças virem até Ele e afirmou que quem não se tornasse como elas não poderia entrar no Reino de Deus. Por outro lado, Paulo nos exorta a buscar a unidade da fé e o conhecimento do Filho de Deus, para que não nos comportemos como meninos inconstantes, facilmente impressionáveis por tudo o que ouvem e veem (Lucas 18:16,17).
Essas duas afirmações não se contradizem. Quando Jesus abre as portas de Seu Reino para as crianças, Ele ressalta a pureza e a sinceridade infantil, qualidades que também devem fazer parte da nossa vida cristã. Já Paulo enfatiza a credulidade infantil, que se deixa levar facilmente pelas aparências e não oferece resistência às falsas verdades e mentiras declaradas.
Cristo equipou Sua Igreja com dons espirituais para que ela cresça com sabedoria e maturidade: concedeu a uns a capacidade de interpretar e ensinar as Escrituras, a outros o dom profético para trazer advertências que mantêm os servos vigilantes contra o pecado que nos rodeia (Hebreus 12:1). Ele também chamou pessoas para anunciar o Evangelho, cuidar do rebanho e preservar a verdade bíblica. Assim, a Igreja possui tudo o que precisa para refletir a glória de Deus e viver de maneira madura.
Deus lhe abençoe!
“A maturidade cristã consiste em fazer o que é certo, mesmo quando ninguém mais está olhando” (Bill Gothard).
ORE: Senhor Deus, conduza-nos à maturidade, para que não andemos como meninos inconstantes, impressionados com tudo o que vemos e ouvimos. Amém.
O que é um Devocional Diário?
Um Devocional Diário é um momento especial dedicado à comunhão com Deus. É uma parte do seu dia-a-dia que você investe para ter novas e surpreendentes descobertas e seguir um caminho de desenvolvimento espiritual.
O Devocional envolve a leitura de um versículo da Bíblia, uma meditação sobre o texto em questão, reflexão sobre os ensinamentos e uma oração final.
Como fazer o seu Devocional Diário?
Listamos abaixo 5 dicas para você aproveitar da melhor maneira a leitura bíblica e a meditação diária:
- Reserve um momento do dia e um local especial para isso: Escolha um horário e um lugar tranquilos para evitar distrações e focar no seu tempo com Deus. Faz diferença.
- Leia o versículo ou trecho bíblico com foco e atenção: Comprometa-se com a leitura diária da Palavra de Deus, prestando atenção aos detalhes e significados.
- Leia a meditação diária: Reflita sobre os comentários trazidos pelo Devocional e desenvolva o seu próprio entendimento do propósito de Deus para a sua vida com aquela mensagem.
- Extrapole os pensamentos e aja! A aplicação prática do que você descobriu torna o processo ainda mais engrandecedor e gera um maravilhoso sentimento de realização.
- Divida o seu aprendizado com os outros: compartilhe com pessoas próximas e com quem você gosta o que o Senhor tem lhe presenteado através dos Devocionais.
Importância do compromisso com a Palavra de Deus
Um Devocional Diário é uma prática valiosa que pode transformar sua vida espiritual. Ao seguir essas dicas e manter um compromisso diário com a leitura e reflexão bíblica, você fortalecerá sua fé e se aproximará mais de Deus.
Mas lembre-se de que estar engajado com a Palavra de Deus é essencial para o crescimento espiritual e para desenvolver uma relação mais próxima com Ele.