Décimo oitavo livro da Bíblia, neste livro conhecemos a história de Jó, um homem próspero e feliz, que tem sua vida completamente mudada após diversos acontecimentos.

As mudanças na vida de Jó acontecem após satanás acusar Jó de servir ao Senhor apenas devido à riqueza e felicidade que Ele concede ao homem. Com isso, satanás pede a Deus permissão para testar a fé de Jó e a permissão é concedida.

Ao longo dos 42 capítulos acompanhamos o sofrimento de Jó ao perder seus filhos, seus bens e saúde. Porém, mesmo diante de todas as dificuldades, Jó não questiona a Deus.

Em meio aos problemas enfrentados, Jó recebe a visita de seus amigos Alifaz, Bildade e Zofar, que vão até ele a fim de confortá-lo e auxilia-lo. Os amigos associam o sofrimento de Jó aos pecados cometidos anteriormente por ele, mas Jó, com sua fé, nega que tenha uma vida de pecados e continua a adorar e ser grato a Deus. Após isso, Jó é visitado por Eliu, que diz a Jó que é preciso se humilhar e se submeter as vontades de Deus, a fim de purificar sua vida.

Jó questiona a Deus e com isso, aprende lições muito importantes sobre a necessidade de adorar e crer Nele. Assim, o Senhor restabelece tudo aquilo que Jó havia perdido.

Portanto, neste livro acompanhamos a vida de Jó, que mesmo diante das provações, não deixa de ter fé em Deus. Além disso, entendemos a importância de crer no Senhor, mesmo diante das dificuldades que possam surgir.