Publicidade
Voltar para início

Devocional de Hoje

16
Segunda
Fev

Equipamento para dias ruins

13 Portanto tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, tendo feito tudo, ficar firmes.

A vida é uma batalha diária. Todos nós somos confrontados por situações difíceis, aqueles dias em que a vontade é nunca ter existido (Jó 3). O “dia mau” (do grego poneros, que remete a tempos de adversidades, aflições, cansaço, tormentos, perigos e dor) não se refere às pequenas situações que testam a nossa paciência, como o atraso do transporte ou uma tropeçada na calçada. Trata-se de circunstâncias extremas que colocam à prova os limites da nossa fé e que parecem capazes de nos fazer parar. Essas situações são, muitas vezes, estratégias do adversário tentando nos derrotar (2 Coríntios 2:11).

Há um equipamento preparado por Deus para o dia mau: a “armadura de Deus”. O meio de comunicação com o “quartel-general” é a oração. Fazemos parte de um exército espiritual e precisamos lembrar uns dos outros, intercedendo em favor dos irmãos.

Essa guerra é real, e nenhum de nós pode se omitir. O dia mau virá, as adversidades acontecerão e as lutas se intensificarão. Mas podemos nos preparar para essas situações. Além da graça de Deus, da presença de Cristo ao nosso lado, do consolo do Espírito Santo e dos anjos ministradores, temos um equipamento eficaz para sairmos mais do que vencedores em qualquer circunstância que nos sobrevenha. Isso é extraordinário!

Em Deus, você não está desamparado (Isaías 43:2). Em Cristo, você não está sozinho (Mateus 28:20b). No Espírito Santo, você sempre encontra consolo (João 14:16). Na Palavra de Deus, você sempre encontra direção (Salmo 119:105). Equipado com as armas espirituais, você está capacitado a vencer todas as batalhas. Em Cristo Jesus, não há derrota final!

Deus lhe abençoe!

“Então, como você tem reagido nas horas de aflição? Você está bebendo da taça do tremor, sentindo-se fraco, sem forças para resistir ao inimigo? É hora de sacudir os pesos que o prendem e levantar mãos santas em louvor ao seu Redentor. Você está livre, não importa qual seja a prova. Alegre-se e regozije-se, sabendo que o quarto homem está na fornalha com você. Cristo se revelará em meio ao seu sofrimento, e o fogo queimará todas as cordas que o prendem.” (David Wilkerson)

Ore: Deus, equipa-nos para as guerras que havemos de enfrentar. Amém.

Publicidade

Prévia de Amanhã

Ninguém é perfeito?

Exploração do conceito bíblico de perfeição, seu significado original e a possibilidade de alcançá-la através da vontade divina.
17
Horas
53
Minutos
07
Segundos

Devocional de Ontem

15
Domingo
Fev

Como isso aconteceu?

1 Como está sentada solitária a cidade que estava cheia de povo! Tornou-se viúva a que era grande entre as nações; Ficou sujeita ao trabalho forçado a que era princesa entre as províncias.

Este é um dos momentos mais intensos e dramáticos do Antigo Testamento. Jeremias, o profeta, estava sentado nas escadarias do Templo destruído, após a invasão de Jerusalém pelas tropas de Nabucodonosor, rei da Babilônia, em 586 a.C. Os objetos sagrados foram levados, os muros da cidade foram derrubados e a maior parte do povo foi conduzida ao exílio. Muitos morreram durante o ataque, e o cenário era desolador, causando profunda tristeza ao profeta e a todos os que presenciaram a tragédia.

Jeremias já havia profetizado sobre essa catástrofe. Ele alertou que o juízo era inevitável, resultado de séculos de desobediência e dos pecados acumulados pelas gerações passadas (Levítico 25–26). Mesmo sabendo que tudo aquilo representava o cumprimento do que o Senhor lhe havia revelado (Jeremias 21), ele ficou profundamente abalado diante da devastação e iniciou sua lamentação com um doloroso “como”, perguntando: “como isso aconteceu?” ou “como chegamos a esse ponto?”.

Esse episódio nos ensina muito sobre a vida. Diante de crises e dores, muitas vezes ficamos perplexos, sem entender por que certas situações acontecem, especialmente quando fogem ao nosso controle. Idealizamos um Deus que, por ser Todo-Poderoso, jamais permitiria que enfrentássemos desafios tão difíceis.

No entanto, assim como Jeremias, também sabemos que Deus continua soberano e permite que certas situações contribuam para o nosso amadurecimento. Seja por meio de provações que nos fortalecem, seja ao colhermos as consequências dos nossos próprios erros (Lamentações 3:39), sempre existe uma razão dentro dos propósitos de Deus para aquilo que nos alcança. Nada ocorre sem que Ele esteja ciente, e nenhuma circunstância é vazia de sentido (Provérbios 26:2-3).

Quando o dia difícil chegar, lembre-se de que você nunca estará sozinho. Confie na misericórdia do Senhor. Ele pode permitir a dor, mas é Ele mesmo quem restaura e traz a cura (Oséias 6:1).

Deus lhe abençoe!

“A sua experiência não é o que acontece com você, mas o que você faz com o que acontece a você. Não desperdice a sua dor. Use-a para ajudar outros.” (Rick Warren)

Publicidade

Devocional de Anteontem

14
Sábado
Fev

Quem bate?

20 Eis aí estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa, e cearei com ele, e ele comigo.

Jesus, a quem foi dado “todo o poder nos céus e na terra”, só entra na vida de alguém se a porta for aberta para Ele. Deus estabeleceu princípios para agir em favor do homem (2 Crônicas 7:14). Ao criar o ser humano, Ele o fez à Sua imagem e semelhança e o dotou de características que refletem o Seu caráter (Gênesis 1:26). Por isso, concedeu-lhe a liberdade de escolher o próprio caminho.

Toda liberdade vem acompanhada de responsabilidade (Gálatas 6:7). Com a liberdade de conduzir a própria vida como desejar, vem também a responsabilidade de decidir a quem abrir a porta e com quem compartilhar a própria história. Não se abre a porta de forma impulsiva, a qualquer um que bate. É preciso estabelecer critérios nas escolhas que fazemos (Provérbios 4:23).

A declaração de Jesus, “eis que estou à porta e bato”, revela que outras “mãos” também podem bater à nossa porta. Se entendermos essa porta como a nossa mente ou o nosso coração, quantas batidas temos ouvido? São muitos os “visitantes” que desejam entrar na nossa vida. É difícil até contar quantos tentam se sentar conosco, fazer parte da nossa história e influenciar nosso caráter. Muitas forças procuram se aproximar, envolver-se em nossos assuntos e moldar nossa maneira de ser; se não forem alinhadas ao Senhor Jesus, devem ser rejeitadas (Tiago 4:4).

Jesus não divide a atenção com qualquer outro. Ele deve ter a primazia na vida de quem O serve e requer que nossa mente e nosso coração sejam santos (1 Pedro 1:16). Não podemos transformar a habitação de Deus em um espaço contaminado pelo pecado (1 Coríntios 6:15).

Limpe a sua mente. Purifique o seu coração. Escolha o que você permite permanecer em seus pensamentos. Seu corpo é templo do Espírito, onde Deus é adorado por meio do seu testemunho. Isso honrará a Deus e trará grande benefício à sua própria vida. Como disse o Senhor Jesus: “...a boca fala do que está cheio o coração” (Mateus 12:34).

Deus lhe abençoe!

“Adorar é despertar a consciência pela santidade de Deus, alimentar a mente com a verdade de Deus, purificar a imaginação pela beleza de Deus, abrir o coração para o amor de Deus e consagrar a vontade aos propósitos perfeitos de Deus.” (William Temple)

Aureliano Guimarães Júnior

Continue sua jornada espiritual

Publicidade

O que é um Devocional Diário?

Um Devocional Diário é um momento especial dedicado à comunhão com Deus. É uma parte do seu dia-a-dia que você investe para ter novas e surpreendentes descobertas e seguir um caminho de desenvolvimento espiritual.

O Devocional envolve a leitura de um versículo da Bíblia, uma meditação sobre o texto em questão, reflexão sobre os ensinamentos e uma oração final.

Como fazer o seu Devocional Diário?

1

Reserve um momento do dia e um local especial

Escolha um horário e um lugar tranquilos para evitar distrações e focar no seu tempo com Deus. Faz diferença.

2

Leia o versículo com foco e atenção

Comprometa-se com a leitura diária da Palavra de Deus, prestando atenção aos detalhes e significados.

3

Leia a meditação diária

Reflita sobre os comentários trazidos pelo Devocional e desenvolva o seu próprio entendimento do propósito de Deus para a sua vida com aquela mensagem.

4

Extrapole os pensamentos e aja!

A aplicação prática do que você descobriu torna o processo ainda mais engrandecedor e gera um maravilhoso sentimento de realização.

5

Divida o seu aprendizado com os outros

Compartilhe com pessoas próximas e com quem você gosta o que o Senhor tem lhe presenteado através dos Devocionais.

Importância do compromisso com a Palavra de Deus

Um Devocional Diário é uma prática valiosa que pode transformar sua vida espiritual. Ao seguir essas dicas e manter um compromisso diário com a leitura e reflexão bíblica, você fortalecerá sua fé e se aproximará mais de Deus.

Lembre-se: estar engajado com a Palavra de Deus é essencial para o crescimento espiritual e para desenvolver uma relação mais próxima com Ele.

Veja também