O justo juízo de Deus

1 Por isso, você é indesculpável quando julga os outros, não importando quem você é. Pois, naquilo que julga o outro, você está condenando a si mesmo, porque pratica as mesmas coisas que condena. 2 Bem sabemos que o juízo de Deus é segundo a verdade contra os que praticam tais coisas. 3 E você, que condena os que praticam tais coisas, mas faz o mesmo que eles fazem, pensa que conseguirá se livrar do juízo de Deus? 4 Ou será que você despreza a riqueza da bondade, da tolerância e da paciência de Deus, ignorando que a bondade de Deus é que leva você ao arrependimento? 5 Mas, por ser teimoso e ter um coração impenitente, você acumula contra si mesmo ira para o dia da ira e da revelação do justo juízo de Deus, 6 que retribuirá a cada um segundo as suas obras: 7 a vida eterna aos que, perseverando em fazer o bem, procuram glória, honra e incorruptibilidade; 8 mas ira e indignação para os egoístas, que desobedecem à verdade e obedecem à injustiça. 9 Tribulação e angústia virão sobre todo aquele que faz o mal, ao judeu primeiro e também ao grego; 10 mas haverá glória, honra e paz a todo aquele que pratica o bem, ao judeu primeiro e também ao grego. 11 Porque Deus não trata as pessoas com parcialidade.

12 Assim, todos os que pecaram sem lei também sem lei perecerão; e todos os que pecaram sob a lei serão julgados pela lei. 13 Porque justos diante de Deus não são aqueles que somente ouvem a lei, mas os que praticam a lei é que serão justificados. 14 Quando, pois, os gentios, que não têm a lei, fazem, por natureza, o que a lei ordena, eles se tornam lei para si mesmos, embora não tenham a lei. 15 Estes mostram a obra da lei gravada no seu coração, o que é confirmado pela consciência deles e pelos seus pensamentos conflitantes, que às vezes os acusam e às vezes os defendem, 16 no dia em que Deus, por meio de Cristo Jesus, julgar os segredos das pessoas, de acordo com o meu evangelho.

Os judeus e a lei

17 Mas, se você diz que é judeu, confia na lei e se gloria em Deus; 18 se você conhece a vontade de Deus e aprova as coisas excelentes, sendo instruído na lei; 19 se você está convencido de que é guia dos cegos, luz dos que se encontram em trevas, 20 instrutor de insensatos, mestre de crianças, tendo na lei a forma da sabedoria e da verdade — 21 você, pois, que ensina os outros, não ensina a si mesmo? Você, que prega que não se deve roubar, rouba? 22 Você, que diz que não se deve cometer adultério, adultera? Você, que detesta ídolos, rouba os templos? 23 Você, que se gloria na lei, desonra a Deus pela transgressão da lei? 24 Pois, como está escrito: "O nome de Deus é blasfemado entre os gentios por causa de vocês."

25 A circuncisão tem valor se você pratica a lei; mas, se você é transgressor da lei, a sua circuncisão já se tornou incircuncisão. 26 Portanto, se a incircuncisão observa os preceitos da lei, não será essa incircuncisão considerada como circuncisão? 27 E, se aquele que é incircunciso por natureza cumpre a lei, certamente ele julgará você, que, embora tenha a letra da lei e a circuncisão, é transgressor da lei. 28 Porque não é judeu quem o é apenas exteriormente, nem é circuncisão a que é somente na carne. 29 Porém judeu é aquele que o é interiormente, e circuncisão é a do coração, pelo Espírito, não segundo a letra, e cujo louvor não procede de seres humanos, mas de Deus.

1 propter quod inexcusabilis es o homo omnis qui iudicas in quo enim iudicas alterum te ipsum condemnas eadem enim agis qui iudicas

2 scimus enim quoniam iudicium Dei est secundum veritatem in eos qui talia agunt

3 existimas autem hoc o homo qui iudicas eos qui talia agunt et facis ea quia tu effugies iudicium Dei

4 an divitias bonitatis eius et patientiae et longanimitatis contemnis ignorans quoniam benignitas Dei ad paenitentiam te adducit

5 secundum duritiam autem tuam et inpaenitens cor thesaurizas tibi iram in die irae et revelationis iusti iudicii Dei

6 qui reddet unicuique secundum opera eius

7 his quidem qui secundum patientiam boni operis gloriam et honorem et incorruptionem quaerentibus vitam aeternam

8 his autem qui ex contentione et qui non adquiescunt veritati credunt autem iniquitati ira et indignatio

9 tribulatio et angustia in omnem animam hominis operantis malum Iudaei primum et Graeci

10 gloria autem et honor et pax omni operanti bonum Iudaeo primum et Graeco

11 non est enim personarum acceptio apud Deum

12 quicumque enim sine lege peccaverunt sine lege et peribunt et quicumque in lege peccaverunt per legem iudicabuntur

13 non enim auditores legis iusti sunt apud Deum sed factores legis iustificabuntur

14 cum enim gentes quae legem non habent naturaliter quae legis sunt faciunt eiusmodi legem non habentes ipsi sibi sunt lex

15 qui ostendunt opus legis scriptum in cordibus suis testimonium reddente illis conscientia ipsorum et inter se invicem cogitationum accusantium aut etiam defendentium

16 in die cum iudicabit Deus occulta hominum secundum evangelium meum per Iesum Christum

17 si autem tu Iudaeus cognominaris et requiescis in lege et gloriaris in Deo

18 et nosti voluntatem et probas utiliora instructus per legem

19 confidis te ipsum ducem esse caecorum lumen eorum qui in tenebris sunt

20 eruditorem insipientium magistrum infantium habentem formam scientiae et veritatis in lege

21 qui ergo alium doces te ipsum non doces qui praedicas non furandum furaris

22 qui dicis non moechandum moecharis qui abominaris idola sacrilegium facis

23 qui in lege gloriaris per praevaricationem legis Deum inhonoras

24 nomen enim Dei per vos blasphematur inter gentes sicut scriptum est

25 circumcisio quidem prodest si legem observes si autem praevaricator legis sis circumcisio tua praeputium facta est

26 si igitur praeputium iustitias legis custodiat nonne praeputium illius in circumcisionem reputabitur

27 et iudicabit quod ex natura est praeputium legem consummans te qui per litteram et circumcisionem praevaricator legis es

28 non enim qui in manifesto Iudaeus est neque quae in manifesto in carne circumcisio

29 sed qui in abscondito Iudaeus et circumcisio cordis in spiritu non littera cuius laus non ex hominibus sed ex Deo est