Paulo responde a objeções

1 Qual é, então, a vantagem do judeu? Ou qual a utilidade da circuncisão? 2 Muita, sob todos os aspectos. Principalmente porque aos judeus foram confiados os oráculos de Deus. 3 E então? Se alguns não creram, será que a incredulidade deles anulará a fidelidade de Deus? 4 De modo nenhum! Seja Deus verdadeiro, e todo ser humano, mentiroso, como está escrito:

"Para que sejas justificado

nas tuas palavras

e venhas a vencer

quando fores julgado."

5 Mas, se a nossa injustiça evidencia a justiça de Deus, que diremos? Seria Deus injusto por aplicar a sua ira? Falo em termos humanos. 6 É claro que não. Do contrário, como Deus julgará o mundo? 7 E, se a minha mentira faz com que aumente a verdade de Deus para a sua glória, por que ainda sou condenado como pecador? 8 E por que não dizemos, como alguns caluniosamente afirmam que o fazemos: "Pratiquemos o que é mau, para que nos venha o que é bom"? A condenação destes é justa.

Todos somos pecadores

9 Que se conclui? Temos nós alguma vantagem? Não, de forma nenhuma. Pois já temos demonstrado que todos, tanto judeus como gregos, estão debaixo do pecado. 10 Como está escrito:

"Não há justo, nem um sequer,

11 não há quem entenda,

não há quem busque a Deus.

12 Todos se desviaram

e juntamente se tornaram inúteis;

não há quem faça o bem,

não há nem um sequer.

13 A garganta deles

é sepulcro aberto;

com a língua enganam,

veneno de víbora

está nos seus lábios.

14 A boca, eles a têm cheia

de maldição e amargura;

15 os seus pés são velozes

para derramar sangue.

16 Nos seus caminhos,

há destruição e miséria;

17 eles não conhecem

o caminho da paz.

18 Não há temor de Deus

diante de seus olhos."

19 Ora, sabemos que tudo o que a lei diz é dito aos que vivem sob a lei, para que toda boca se cale, e todo o mundo seja culpável diante de Deus. 20 Porque ninguém será justificado diante de Deus por obras da lei, pois pela lei vem o pleno conhecimento do pecado.

A justificação pela fé em Jesus Cristo

21 Mas, agora, sem lei, a justiça de Deus se manifestou, sendo testemunhada pela Lei e pelos Profetas. 22 É a justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo, para todos e sobre todos os que creem. Porque não há distinção, 23 pois todos pecaram e carecem da glória de Deus, 24 sendo justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus, 25 a quem Deus apresentou como propiciação, no seu sangue, mediante a fé. Deus fez isso para manifestar a sua justiça, por ter ele, na sua tolerância, deixado impunes os pecados anteriormente cometidos, 26 tendo em vista a manifestação da sua justiça no tempo presente, a fim de que o próprio Deus seja justo e o justificador daquele que tem fé em Jesus.

27 Onde fica, então, o orgulho? Foi totalmente excluído. Por meio de que lei? A lei das obras? Não! Pelo contrário, por meio da lei da fé. 28 Concluímos, pois, que o ser humano é justificado pela fé, independentemente das obras da lei. 29 Ou seria Deus apenas Deus dos judeus? Será que não é também Deus dos gentios? Sim, também dos gentios, 30 visto que Deus é um só, o qual justificará o circunciso a partir da fé e o incircunciso por meio da fé. 31 Anulamos, então, a lei por meio da fé? De modo nenhum! Pelo contrário, confirmamos a lei.

1 quid ergo amplius est Iudaeo aut quae utilitas circumcisionis

2 multum per omnem modum primum quidem quia credita sunt illis eloquia Dei

3 quid enim si quidam illorum non crediderunt numquid incredulitas illorum fidem Dei evacuabit absit

4 est autem Deus verax omnis autem homo mendax sicut scriptum est ut iustificeris in sermonibus tuis et vincas cum iudicaris

5 si autem iniquitas nostra iustitiam Dei commendat quid dicemus numquid iniquus Deus qui infert iram secundum hominem dico

6 absit alioquin quomodo iudicabit Deus mundum

7 si enim veritas Dei in meo mendacio abundavit in gloriam ipsius quid adhuc et ego tamquam peccator iudicor

8 et non sicut blasphemamur et sicut aiunt nos quidam dicere faciamus mala ut veniant bona quorum damnatio iusta est

9 quid igitur praecellimus eos nequaquam causati enim sumus Iudaeos et Graecos omnes sub peccato esse

10 sicut scriptum est quia non est iustus quisquam

11 non est intellegens non est requirens Deum

12 omnes declinaverunt simul inutiles facti sunt non est qui faciat bonum non est usque ad unum

13 sepulchrum patens est guttur eorum linguis suis dolose agebant venenum aspidum sub labiis eorum

14 quorum os maledictione et amaritudine plenum est

15 veloces pedes eorum ad effundendum sanguinem

16 contritio et infelicitas in viis eorum

17 et viam pacis non cognoverunt

18 non est timor Dei ante oculos eorum

19 scimus autem quoniam quaecumque lex loquitur his qui in lege sunt loquitur ut omne os obstruatur et subditus fiat omnis mundus Deo

20 quia ex operibus legis non iustificabitur omnis caro coram illo per legem enim cognitio peccati

21 nunc autem sine lege iustitia Dei manifestata est testificata a lege et prophetis

22 iustitia autem Dei per fidem Iesu Christi super omnes qui credunt non enim est distinctio

23 omnes enim peccaverunt et egent gloriam Dei

24 iustificati gratis per gratiam ipsius per redemptionem quae est in Christo Iesu

25 quem proposuit Deus propitiationem per fidem in sanguine ipsius ad ostensionem iustitiae suae propter remissionem praecedentium delictorum

26 in sustentatione Dei ad ostensionem iustitiae eius in hoc tempore ut sit ipse iustus et iustificans eum qui ex fide est Iesu

27 ubi est ergo gloriatio exclusa est per quam legem factorum non sed per legem fidei

28 arbitramur enim iustificari hominem per fidem sine operibus legis

29 an Iudaeorum Deus tantum nonne et gentium immo et gentium

30 quoniam quidem unus Deus qui iustificabit circumcisionem ex fide et praeputium per fidem

31 legem ergo destruimus per fidem absit sed legem statuimus