Amós 8

1 Em outra visão, o Senhor Soberano me mostrou um cesto cheio de frutas maduras

2 e perguntou: “Amós, o que você vê?”. Respondi: “Um cesto cheio de frutas maduras”. Então o Senhor disse: “Assim como essas frutas, o povo de Israel já está maduro; não voltarei a adiar seu castigo.

3 Naquele dia, os cânticos no templo se transformarão em lamentos. Haverá cadáveres espalhados por toda parte, e serão levados em silêncio para fora da cidade. Eu, o Senhor Soberano, falei!”.

4 Ouçam isto, vocês que roubam dos pobres e oprimem os necessitados!

5 Não veem a hora de o sábado acabar e as festas religiosas terminarem para que voltem a fazer negócios. Usam medidas falsas para medir o trigo e enganam o comprador com balanças desonestas.

6 Misturam o trigo que vendem com palha varrida do chão. Escravizam os pobres por uma moeda de prata ou um par de sandálias.

7 O Senhor, a Glória de Israel, jurou por seu próprio nome: “Jamais esquecerei tudo que vocês fizeram!

8 A terra tremerá por causa de suas maldades, e todos que nela habitam lamentarão. A terra se levantará como o Nilo, o rio do Egito, na época das enchentes; ela se erguerá e depois afundará.

9 “Naquele dia”, diz o Senhor Soberano, “farei o sol se pôr ao meio-dia e em plena luz do dia escurecerei a terra.

10 Transformarei suas festas em tempos de lamento e seus cânticos, em canções fúnebres. Vocês se vestirão de luto e rasparão a cabeça, como se seu único filho tivesse morrido; será um dia de muita amargura!

11 “Está chegando o tempo”, diz o Senhor Soberano, “em que enviarei fome sobre a terra, não fome de pão nem sede de água, mas de ouvir as palavras do Senhor.

12 As pessoas andarão sem rumo, de mar em mar e de um extremo ao outro, em busca da palavra do Senhor, mas não a encontrarão.

13 Naquele dia, moças belas e rapazes fortes desmaiarão de sede.

14 E aqueles que juram pelos ídolos de Samaria, que fazem juramentos em nome do deus de Dã e votos em nome do deus de Berseba, todos eles cairão e nunca mais se levantarão.”

Copyright© 2017 por Editora Mundo Cristão. Todos os direitos reservados em língua portuguesa. A Nova Versão Transformadora (NVT) e seu logotipo são marcas registradas. Usados com permissão.