Gênesis 7

1 O Senhor disse a Noé: “Entre na arca com toda a sua família, pois vejo que, de todas as pessoas na terra, apenas você é justo.

2 Leve com você sete casais, macho e fêmea, de cada espécie de animal puro, e um casal, macho e fêmea, de cada espécie de animal impuro.

3 Leve também sete casais de cada espécie de ave. Cada casal deve ter um macho e uma fêmea para garantir que todas as espécies sobreviverão na terra depois do dilúvio.

4 Daqui a sete dias, farei chover sobre a terra. Choverá por quarenta dias e quarenta noites, até que eu tenha eliminado da terra todos os seres vivos que criei”.

5 Noé fez tudo exatamente como o Senhor lhe havia ordenado.

6 Noé tinha 600 anos quando o dilúvio cobriu a terra.

7 Entrou na arca, junto com a mulher, os filhos e as mulheres deles, para escapar do dilúvio.

8 Entraram com eles animais de todas as espécies: os puros e os impuros, as aves e todos os animais que rastejam pelo chão.

9 Entraram na arca em pares, macho e fêmea, como Deus tinha ordenado a Noé.

10 Depois de sete dias, vieram as águas do dilúvio e cobriram a terra.

11 Quando Noé tinha 600 anos, no décimo sétimo dia do segundo mês, todas as fontes subterrâneas de água jorraram da terra, e a chuva caiu do céu em grandes temporais

12 e continuou sem parar por quarenta dias e quarenta noites.

13 Naquele mesmo dia, Noé tinha entrado na arca com a esposa, os filhos, Sem, Cam e Jafé, e as mulheres deles.

14 Entraram com eles na arca casais de todas as espécies de animais: animais domésticos e selvagens, grandes e pequenos, e aves de toda espécie.

15 Entraram de dois em dois na arca, representando todos os seres vivos que respiram.

16 Um macho e uma fêmea de cada espécie entraram, como Deus tinha ordenado a Noé. Então o Senhor fechou a porta.

17 Durante quarenta dias, as águas do dilúvio se tornaram cada vez mais profundas, cobriram o solo e elevaram a arca bem acima da terra.

18 Enquanto as águas subiam cada vez mais acima do solo, a arca flutuava em segurança em sua superfície.

19 Por fim, as águas cobriram até as montanhas mais altas da terra

20 e se elevaram quase sete metros acima dos picos mais altos.

21 Todos os seres vivos que havia na terra morreram: as aves, os animais domésticos, os animais selvagens, os animais que rastejavam pelo chão e todos os seres humanos.

22 Tudo que respirava e vivia em terra firme morreu.

23 Deus exterminou todos os seres vivos que havia na terra: os seres humanos, os animais domésticos, os animais que rastejavam pelo chão e as aves do céu. Todos foram destruídos. Apenas Noé e os que estavam com ele na arca sobreviveram.

24 E as águas do dilúvio cobriram a terra por 150 dias.

Copyright© 2017 por Editora Mundo Cristão. Todos os direitos reservados em língua portuguesa. A Nova Versão Transformadora (NVT) e seu logotipo são marcas registradas. Usados com permissão.