João 16

1 "Eu lhes digo estas coisas para que não desanimem da fé.

2 Pois vocês serão expulsos das sinagogas, e virá o tempo em que aqueles que os matarem pensarão que estão prestando um serviço sagrado a Deus.

3 Farão isso porque nunca conheceram nem o Pai nem a mim.

4 Sim, eu lhes digo estas coisas agora para que, quando elas acontecerem, vocês se lembrem de que os avisei. Eu não lhes disse antes porque ainda estaria com vocês mais um pouco."

5 "Agora, porém, vou para aquele que me enviou, e nenhum de vocês me pergunta para onde vou.

6 Em vez disso, entristecem-se por causa do que eu lhes disse.

7 Mas, na verdade, é melhor para vocês que eu vá, pois, se eu não for, o Encorajador não virá. Se eu for, eu o enviarei a vocês.

8 Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo.

9 Do pecado, porque o mundo se recusou a crer em mim;

10 da justiça, porque eu voltarei para o Pai e não me verão mais;

11 do juízo, porque o governante deste mundo já foi condenado.

12 "Há tanta coisa que ainda quero lhes dizer, mas vocês não podem suportar agora.

13 Quando vier o Espírito da verdade, ele os conduzirá a toda a verdade. Não falará por si mesmo, mas lhes dirá o que ouviu e lhes anunciará o que ainda está para acontecer.

14 Ele me glorificará porque lhes contará tudo que receber de mim.

15 Tudo que pertence ao Pai é meu; por isso eu disse: ‘O Espírito lhes contará tudo que receber de mim’."

16 "Mais um pouco e vocês não me verão mais; algum tempo depois, me verão novamente."

17 Alguns dos discípulos perguntaram entre si: "O que ele quer dizer com ‘Mais um pouco e vocês não me verão’ e ‘algum tempo depois, me verão novamente’ e ‘vou para o Pai’?

18 E o que ele quer dizer com ‘mais um pouco’? Não entendemos".

19 Jesus, percebendo que desejavam lhe perguntar sobre essas coisas, disse: "Vocês perguntam entre si o que eu quis dizer quando falei: ‘Mais um pouco e vocês não me verão; algum tempo depois, me verão novamente’?

20 Eu lhes digo a verdade: vocês chorarão e se lamentarão pelo que acontecerá comigo, mas o mundo se alegrará. Ficarão tristes, mas sua tristeza se transformará em alegria.

21 No trabalho de parto, a mulher sente dores, mas, quando o bebê nasce, sua angústia dá lugar à alegria, pois ela trouxe ao mundo uma criança.

22 Da mesma forma, agora vocês estão tristes, mas eu os verei novamente; então se alegrarão e ninguém lhes poderá tirar essa alegria.

23 Naquele dia, não terão necessidade de me perguntar coisa alguma. Eu lhes digo a verdade: vocês pedirão diretamente ao Pai e ele atenderá, porque pediram em meu nome.

24 Vocês nunca pediram desse modo. Peçam em meu nome e receberão, e terão alegria completa.

25 "Eu lhes falei destas coisas de maneira figurativa, mas em breve deixarei de usar esse tipo de linguagem e lhes falarei claramente a respeito do Pai.

26 Então vocês pedirão em meu nome. Não digo que pedirei ao Pai em seu favor,

27 pois o próprio Pai os ama, porque vocês me amam e creem que eu vim de Deus.

28 Sim, eu vim do Pai e entrei no mundo, e agora deixo o mundo e volto para o Pai".

29 Então os discípulos disseram: "Enfim o senhor fala claramente, e não de maneira figurativa.

30 Agora entendemos que o senhor sabe todas as coisas e não há necessidade de lhe fazer perguntas. Por isso cremos que o senhor veio de Deus".

31 Jesus disse: "Enfim vocês creem?

32 Mas se aproxima o tempo, e de fato já chegou, em que vocês serão espalhados; cada um seguirá seu caminho e me deixará sozinho. Mas não ficarei sozinho, porque o Pai está comigo.

33 Eu lhes falei tudo isso para que tenham paz em mim. Aqui no mundo vocês terão aflições, mas animem-se, pois eu venci o mundo".

Copyright© 2017 por Editora Mundo Cristão. Todos os direitos reservados em língua portuguesa. A Nova Versão Transformadora (NVT) e seu logotipo são marcas registradas. Usados com permissão.