2 Reis 15

1 No ano vinte e sete de Jeroboão, rei de Israel, começou a reinar Azarias, filho de Amazias, rei de Judá.

2 Tinha dezesseis anos quando começou a reinar, e reinou cinqüenta e dois anos em Jerusalém. Sua mãe chamava-se Jecolias, de Jerusalém.

3 Ele fez o que era reto aos olhos de Jeová, conforme tudo o que fizera Amazias, seu pai.

4 Contudo os altos não foram tirados; o povo ainda oferecia sacrifícios e queimava incenso nos altos.

5 Jeová feriu ao rei, de modo que ficou leproso até o dia da sua morte, e habitou numa casa separada. Jotão, filho do rei, tinha o cargo da casa, julgando o povo da terra.

6 Ora, o restante dos atos de Azarias, e tudo o que ele fez, não estão, porventura, escritos no livro das crônicas dos reis de Judá?

7 Adormeceu Azarias com seus pais, e sepultaram-no com eles na cidade de Davi. Em seu lugar reinou seu filho Jotão.

8 No ano trinta e oito de Azarias, rei de Judá, reinou Zacarias, filho de Jeroboão, sobre Israel em Samaria seis meses.

9 Ele fez o mal à vista de Jeová, como tinham feito seus pais; não se apartou dos pecados de Jeroboão, filho de Nebate, com os quais este fez pecar a Israel.

10 Salum, filho de Jabés, conspirou contra ele: feriu-o diante do povo, matou-o e reinou em seu lugar.

11 Ora, o restante dos atos de Zacarias, eis que está escrito no livro das crônicas dos reis de Israel.

12 Esta foi a palavra que Jeová falou a Jeú: Teus filhos até a quarta geração se assentarão sobre o trono de Israel. Assim sucedeu.

13 Salum, filho de Jabés, começou a reinar no ano trinta e nove de Uzias, rei de Judá, e reinou pelo espaço dum mês em Samaria.

14 Subiu de Tirza Menaém, filho de Gadi, e veio a Samaria, onde feriu a Salum, filho de Jabés, e o matou e reinou em seu lugar.

15 Ora, o restante dos atos de Salum, e a conspiração que fez, eis que estão escritos no livro das crônicas dos reis de Israel.

16 Então Menaém feriu a Tifsa com todos os que nela estavam, e a seus termos, desde Tirza. Porque não lhe abriram as portas, por isso a feriu; e rasgou pelo ventre todas as mulheres grávidas que nela estavam.

17 No ano trinta e nove de Azarias, rei de Judá, começou Menaém, filho de Gadi, a reinar sobre Israel, e reinou dez anos em Samaria.

18 Ele fez o mal à vista de Jeová; não se apartou todos os seus dias dos pecados de Jeroboão, filho de Nebate, com os quais este fez pecar a Israel.

19 Pul, rei da Assíria, veio contra a terra; e Menaém deu a Pul mil talentos de prata, para que este o socorresse, a fim de confirmar-lhe o reino na sua mão.

20 Menaém exigiu o dinheiro de todos os poderosos e ricos em Israel, cinqüenta siclos de prata por cabeça, para o dar ao rei da Assíria. Voltou o rei da Assíria, e não se demorou ali na terra.

21 Ora o restante dos atos de Menaém, e tudo o que ele fez, não estão, porventura, escritos no livro das crônicas dos reis de Israel?

22 Adormeceu Menaém com seus pais. Em seu lugar reinou seu filho Pecaías.

23 No ano cinqüenta de Azarias, rei de Judá, começou Pecaías, filho de Menaém, a reinar sobre Israel em Samaria, e reinou dois anos.

24 Ele fez o mal à vista de Jeová; não se apartou dos pecados de Jeroboão, filho de Nebate, com os quais este fez pecar a Israel.

25 Peca, seu capitão, filho de Remalias, fez uma conspiração contra ele, e feriu-o em Samaria no castelo da casa do rei, juntamente com Argobe e Arié (e com Peca estavam cinqüenta homens dos gileaditas), e matou-o, e reinou em seu lugar.

26 Ora, o restante dos atos de Pecaías, e tudo o que ele fez, eis que estão escritos no livro das crônicas dos reis de Israel.

27 No ano cinqüenta e dois de Azarias, rei de Judá, começou Peca, filho de Remalias, a reinar sobre Israel em Samaria, e reinou vinte anos.

28 Ele fez o mal à vista de Jeová; não se apartou dos pecados de Jeroboão, filho de Nebate, com os quais este fez pecar a Israel.

29 Nos dias de Peca, rei de Israel, veio Tiglate-Pileser, rei da Assíria, e tomou a Ijom, a Abel-Bete-Maaca, a Janoa, a Quedes, a Hazor, a Gileade e a Galiléia, toda a terra de Naftali; e levou os habitantes cativos para a Assíria.

30 Oséias, filho de Elá, fez uma conspiração contra Peca, filho de Remalias, e feriu-o e matou-o, e reinou no seu lugar no vigésimo ano de Jotão, filho de Uzias.

31 Ora, o restante dos atos de Peca, e tudo o que ele fez, eis que estão escritos no livro das crônicas dos reis de Israel.

32 No segundo ano de Peca, filho de Remalias, rei de Israel, começou a reinar Jotão, filho de Uzias, rei de Judá.

33 Ele tinha vinte e cinco anos quando começou a reinar, e reinou dezesseis anos em Jerusalém. Sua mãe chamava-se Jerusa, filha de Zadoque.

34 Ele fez o que era reto aos olhos de Jeová: e procedeu em tudo como tinha feito seu pai Uzias.

35 Contudo os altos não foram tirados: o povo ainda oferecia sacrifício e queimava incenso nos altos. Ele edificou a porta superior da casa de Jeová.

36 Ora, o restante dos atos de Jotão, e tudo o que ele fez, não estão, porventura, escritos no livro das crônicas dos reis de Judá?

37 Naqueles dias começou Jeová a enviar contra Judá a Rezim, rei da Síria, e a Peca, filho de Remalias.

38 Adormeceu Jotão com seus pais, e foi sepultado com eles na cidade de Davi, seu pai. Em seu lugar reinou seu filho Acaz.

Capítulos

Bíblias