Maturidade cristã
11 E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores,
12 Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo;
13 Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo,
14 Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente.
Jesus advertiu seus discípulos a deixarem as crianças virem até Ele e afirmou que quem não se tornasse como elas não poderia entrar no Reino de Deus. Por outro lado, Paulo nos exorta a buscar a unidade da fé e o conhecimento do Filho de Deus, para que não nos comportemos como meninos inconstantes, facilmente impressionáveis por tudo o que ouvem e veem (Lucas 18:16,17).
Essas duas afirmações não se contradizem. Quando Jesus abre as portas de Seu Reino para as crianças, Ele ressalta a pureza e a sinceridade infantil, qualidades que também devem fazer parte da nossa vida cristã. Já Paulo enfatiza a credulidade infantil, que se deixa levar facilmente pelas aparências e não oferece resistência às falsas verdades e mentiras declaradas.
Cristo equipou Sua Igreja com dons espirituais para que ela cresça com sabedoria e maturidade: concedeu a uns a capacidade de interpretar e ensinar as Escrituras, a outros o dom profético para trazer advertências que mantêm os servos vigilantes contra o pecado que nos rodeia (Hebreus 12:1). Ele também chamou pessoas para anunciar o Evangelho, cuidar do rebanho e preservar a verdade bíblica. Assim, a Igreja possui tudo o que precisa para refletir a glória de Deus e viver de maneira madura.
Deus lhe abençoe!
“A maturidade cristã consiste em fazer o que é certo, mesmo quando ninguém mais está olhando” (Bill Gothard).
ORE: Senhor Deus, conduza-nos à maturidade, para que não andemos como meninos inconstantes, impressionados com tudo o que vemos e ouvimos. Amém.
Seguindo a Verdade em amor
Siga a Verdade em amor, defendendo-a sem perder o amor pelos irmãos. Demonstre mansidão e paz, anunciando Cristo com benignidade.
A multiforme Graça de Deus
7 Mas a graça foi dada a cada um de nós segundo a medida do dom de Cristo.
8 Por isso diz: Subindo ao alto, levou cativo o cativeiro, e deu dons aos homens.
9 Ora, isto ele subiu que é, senão que também antes tinha descido às partes mais baixas da terra?
10 Aquele que desceu é também o mesmo que subiu acima de todos os céus, para cumprir todas as coisas.
As Escrituras nos ensinam que a graça de Deus é multiforme (1 Pedro 4:10). Isso significa que ela se manifesta de diversas maneiras, por meio de dons, talentos e ministérios; e que Deus não estabeleceu, na Dispensação da Graça, um único modelo de operação. O culto no Antigo Concerto era padronizado, com regras rígidas e cerimônias pré-estabelecidas. Já no Novo Concerto, quando a Igreja se reúne, cada um pode ter um salmo, uma doutrina, uma língua, uma revelação, uma interpretação. Todas as manifestações de adoração, louvor e ensino são aceitáveis por Deus, desde que promovam a edificação do Corpo de Cristo (1 Coríntios 14:26).
Em um primeiro momento, a multiforme graça de Deus pode parecer uma licença para que andemos separados uns dos outros. Afinal, se somos diferentes em dons, talentos e ministérios, por que andaríamos juntos, correndo o risco de conflitos e discordâncias? Mas é exatamente o oposto que Deus deseja: Ele quer que estejamos unidos, suportando uns aos outros e considerando o outro superior a nós mesmos (Filipenses 2:3,4).
Ainda que na convivência cristã surjam discordâncias e conflitos, isso também faz parte do processo de Deus na unificação do seu povo. A correção, a disciplina e o debate em torno das verdades das Escrituras nos enriquecem, desenvolvendo em nós a humildade para acolher pensamentos diferentes dos nossos e despertando o zelo pela Verdade, para defendê-la daqueles que tentam corrompê-la (1 Timóteo 4:16).
Sejamos cheios da graça de Deus!
Deus lhe abençoe!
"Nada existe, a não ser a graça de Deus. Andamos sobre ela; nós a respiramos; vivemos e morremos por ela; ela forma os eixos e os encaixes do Universo” (Robert Louis Stevenson).
ORE: Deus gracioso, pedimos que a tua multiforme graça se manifeste em nós, para que frutifiquemos segundo a medida do dom de Cristo Jesus. Amém.
A unidade do Corpo de Cristo
4 Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação;
5 Um só Senhor, uma só fé, um só batismo;
6 Um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos vós.
A igreja do Senhor Jesus foi poderosamente unida pela ação do Espírito Santo de Deus. Embora, aos olhos humanos, ela pareça não ser mais do que uma associação de pessoas em torno de uma fé, um pensamento e um culto, na dimensão espiritual ela é muito mais do que isso. A unidade promovida pelo Espírito entre os seus membros a tornou um corpo indivisível e invisível que, apesar de ter muitos membros com diferentes operações, é reconhecido no céu como parte do organismo de Cristo Jesus, cuja cabeça e mantenedor da vida é Ele próprio (Romanos 12:5; Efésios 5:23; 1 Coríntios 12:12).
O texto acima apresenta os pilares que estabelecem os crentes em torno da fé em Cristo como uma só substância com Ele: um só Senhor, isto é, servimos somente ao Deus bíblico por meio de Cristo Jesus; uma só fé, ou seja, cremos somente no Deus bíblico por meio de Cristo Jesus; um só batismo: fomos selados unicamente em Cristo Jesus; um só Deus: temos sobre nós o único Deus verdadeiro; um só Pai: o Deus verdadeiro, Pai de nosso Senhor Jesus, é também Pai de todos nós; uma só cobertura: estamos todos debaixo da cobertura de um só Deus; uma só proteção: somos guardados pelo único Deus verdadeiro; e uma só comunhão: estamos todos em comunhão com o mesmo Deus por meio de Cristo Jesus.
Ainda que, por diferentes meios, pareçamos ser diferentes uns dos outros, e por diferentes dons e ministérios sirvamos a Deus de maneiras diversas, na dimensão espiritual essas diferenças não existem. Deus recebe os seus fiéis sem acepção de pessoas, amando-os igualmente.
Deus lhe abençoe!
“Batatas em uma caixa estarão unidas enquanto ali estiverem, presas às suas próprias e duras individualidades. Mas, se submetidas ao fogo, amolecerão, serão amassadas e misturadas, a ponto de não se reconhecer nenhuma delas, somente o nutritivo purê em que se transformaram” (Aureliano Jr.)
ORE: Deus Provedor, abre os nossos olhos para enxergar o Teu cuidado sobre nós, mesmo quando estamos sob intenso sofrimento. Amém.
O que é um Devocional Diário?
Um Devocional Diário é um momento especial dedicado à comunhão com Deus. É uma parte do seu dia-a-dia que você investe para ter novas e surpreendentes descobertas e seguir um caminho de desenvolvimento espiritual.
O Devocional envolve a leitura de um versículo da Bíblia, uma meditação sobre o texto em questão, reflexão sobre os ensinamentos e uma oração final.
Como fazer o seu Devocional Diário?
Listamos abaixo 5 dicas para você aproveitar da melhor maneira a leitura bíblica e a meditação diária:
- Reserve um momento do dia e um local especial para isso: Escolha um horário e um lugar tranquilos para evitar distrações e focar no seu tempo com Deus. Faz diferença.
- Leia o versículo ou trecho bíblico com foco e atenção: Comprometa-se com a leitura diária da Palavra de Deus, prestando atenção aos detalhes e significados.
- Leia a meditação diária: Reflita sobre os comentários trazidos pelo Devocional e desenvolva o seu próprio entendimento do propósito de Deus para a sua vida com aquela mensagem.
- Extrapole os pensamentos e aja! A aplicação prática do que você descobriu torna o processo ainda mais engrandecedor e gera um maravilhoso sentimento de realização.
- Divida o seu aprendizado com os outros: compartilhe com pessoas próximas e com quem você gosta o que o Senhor tem lhe presenteado através dos Devocionais.
Importância do compromisso com a Palavra de Deus
Um Devocional Diário é uma prática valiosa que pode transformar sua vida espiritual. Ao seguir essas dicas e manter um compromisso diário com a leitura e reflexão bíblica, você fortalecerá sua fé e se aproximará mais de Deus.
Mas lembre-se de que estar engajado com a Palavra de Deus é essencial para o crescimento espiritual e para desenvolver uma relação mais próxima com Ele.